Comissão assume erro, mas não vai alterar vitória de Buscapé no UFC FN Rio

Dirigente da entidade reguladora garantiu que não há justificativa para uma eventual "no contest" após o erro de Eduardo Herdy

Vitória de Buscapé (esq.) foi contestada devido à intervenção do árbitro Eduardo Herdy (centro). Foto: Josh Hedges/UFC

Vitória de Buscapé (esq.) foi contestada devido à intervenção do árbitro Eduardo Herdy (centro). Foto: Josh Hedges/UFC

Um erro gritante do árbitro Eduardo Herdy, que interrompeu precipitadamente o combate entre Leandro Buscapé e Drew Dober e declarou vitória por finalização do brasileiro enquanto o rival estava consciente e inclusive se livrando da guilhotina aplicada, foi um dos momentos mais marcantes do UFC Fight Night Rio, realizado no último sábado (21) na capital fluminense. Em meio a uma série de reclamações e críticas sobre o lance, a Comissão Atlética Brasileira de MMA até admitiu o equívoco do juiz central, mas garantiu que o resultado final do combate será mantido.

Veja Também

“Não é possível alterar o resultado. São três casos nos quais o resultado pode mudar: o primeiro é erro de somatório dos juízes dando resultado diferente. Segundo caso é o conluio, quando existe má fé entre os juízes, não importa qual foi o resultado, já ter um pré-definido entre os juízes. Isso é mais algo que acontece lá fora por conta de bolsas de apostas. O terceiro é falha na interpretação do árbitro que gera um resultado diferente do que era para ter sido. Tem erro de direito e de fato. Ali foi erro de fato. O erro de direito é quando existe essa falha na interpretação da lei. Não foi uma falha de interpretação da regra”, disse o diretor de operações do órgão, Cristiano Sampaio, em entrevista ao site do canal “Combate”.

PUBLICIDADE:

“Temos que rever a luta, o posicionamento do árbitro, quais os sinais corporais que o atleta teve, indicando que estava desmaiado ou bem, alguns fatores que temos a analisar. Mas não foi erro de direito, não teve a ver com interpretação de regra. Hoje, pelo protocolo padrão de comissão atlética no mundo todo, não há como mudar esse resultado. Pelo padrão internacional de comissão atlética não há como reverter esse caso. Mas temos que sentar, discutir e rever. Regra é uma coisa, a atuação dele é outra. São coisas distintas. Uma é erro de fato, outra de direito. Direito seria a regra. Mas o erro de fato foi a situação ali”, completou Cristiano.

A interrupção prematura do combate no card preliminar do UFC Fight Night Rio levou o presidente Dana White à loucura. Na coletiva de imprensa após o evento, o dirigente não poupou críticas ao árbitro Eduardo Herdy. “O que aconteceu naquela luta foi absurdo e inaceitável. Vamos pagar o bônus de vitória para Drew Dober. Ele estava na luta, não chegou perto de ser finalizado, estava por cima e podia causar muitos danos ao seu adversário. Todos nós que estamos aqui, e todos os que viram a luta no mundo inteiro sabem que o que aconteceu ali foi um absurdo. Ele não bateu e não apagou. O que o árbitro viu? Perguntem a ele. Eu não sei”, lamentou.

PUBLICIDADE:

Casos como o da intervenção de Eduardo Herdy na luta entre Leandro Buscapé e Drew Dober não são inéditos no UFC. Em 2010, no Canadá, Matt Wiman venceu Mac Danzig por finalização, também em uma guilhotina, após uma interrupção prematura do árbitro Yves Lavigne. O resultado também não foi revertido pela Comissão Atlética local e uma revanche entre os dois atletas acabou acontecendo pouco mais de um ano depois, novamente com vitória de Wiman, desta vez sem nenhuma polêmica.

[vox id=”30075″]

PUBLICIDADE:

Erro de arbitragem favoreceu Poatan? Ex-campeão causa polêmica e detona nocaute no UFC 300

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88