Shooto Brasil 56: Amilcar Alves vence Rafael Viana e conquista cinturão até 93kg

Atleta da Nova União escapa de finalizações e destrona campeão ao levar a melhor durante os três rounds

A. Alves faturou o cinturão do Shooto Brasil

A. Alves faturou o cinturão do Shooto Brasil

A edição 56 do Shooto Brasil levantou o público presente ao Clube Hebraica Rio, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na luta principal da noite, o ex-UFC Amilcar Alves se sagrou o mais novo campeão da categoria até 93kg ao destronar o gaúcho Rafael Viana após um duelo muito equilibrado e repleto de reviravoltas.

Amilcar defende finalizações e leva título

Veja Também

O público que compareceu ao Clube Hebraica Rio foi presenteado com um grande combate na luta principal do Shooto Brasil. Rafael Viana e Amilcar Alves começaram o duelo se estudando muito, com o carioca movimentando o tempo todo, sem deixar o gaúcho encurralá-lo na grade. A luta se manteve em pé e com bons socos e maior contundência em seus golpes, Viana levou uma ligeira vantagem ao término dos cinco minutos iniciais. No segundo round, Amilcar começou melhor e chegou a balançar o rival com uma sequência de jabs e diretos que levantou o público.

PUBLICIDADE:

No final do assalto, depois de quase encaixar diversos katagatames, bem defendidos pelo atleta da Nova União, Viana parecia que iria terminar o duelo com uma chave de braço bem ajustada, mas Amilcar surpreendeu e com um belo movimento escapou da finalização caindo por cima do oponente. Os minutos finais pressionando Viana lhe garantiram a vantagem, empatando o duelo.

No último e derradeiro round, Viana começou derrubando, mas uma raspada providencial fez Amilcar inverter a posição, ficando por cima novamente e trabalhando bem os golpes até soar o gongo. No final, vitória por decisão unânime dos juízes laterais para o atleta de 35 anos e a conquista do cinturão da divisão até 93kg. “Essa sensação é maravilhosa. Passei por momentos difíceis na vida pessoal e profissional e consegui retomar meu caminho de sucesso”, emocionou-se o novo campeão, que somou a 16ª vitória na carreira.

PUBLICIDADE:

“Eu conheço o Rafael há bastante tempo, vi ele começar na luta e sabia que não podia ficar parado na frente dele ou iria ser nocauteado. Procurei me movimentar muito e ter paciência para soltar meu jogo. Na hora que ele encaixou o arm-lock eu sabia que teria um tempo para sair e consegui inverter a posição com um movimento preciso na hora certa. Eu não podia sair daqui derrotado com toda a família Nova União me apoiando, meus alunos todos aqui. Essa vitória dedico para eles e para o meu filho. O cinturão vai ficar em casa e quem quiser vai ter que vir aqui buscar”, festejou Amilcar.

Nocautes levantam o público

As duas lutas que antecederam o duelo principal da noite terminaram de forma muito semelhante. O paulista Mario Soldado precisou de apenas 54 segundos para derrotar o amazonense Fábio Saci após uma incrível sequência de cotoveladas que apagaram o adversário. Esta foi a 11ª vitória de Soldado na carreira. Seu companheiro de Nova União, a revelação Kaue Fernandes, foi ainda mais rápido e despachou Luiz Felipe Jones em assustadores 26 segundos. Após começar partindo com tudo para cima, Kaue emendou uma sequência de socos que levaram o adversário à lona, forçando o arbitro central a interromper o combate.

PUBLICIDADE:

Outros dois lutadores da academia do campeão peso-pena do UFC José Aldo se destacaram na noite desta sexta-feira. Jafel Filho e Mauricio Buda despacharam Ricardo Dias e Julio Cesar Splinter, respectivamente, e fizeram a festa da torcida presente. Enquanto Jafel precisou de apenas dois minutos para derrubar e encaixar um belo mata-leão para sair vencedor, Buda nocauteou seu oponente com um minuto do primeiro round e vibrou muito com o triunfo.

Também membro da Nova União, Renato King fez valer o fator casa e nocauteou Eduardo Guelinho no segundo assalto. Nas lutas iniciais da noite, Emanuel de Oliveira e Maicon Teophillo foram melhores durante os três rounds e derrotaram Fabiano Hollyfield e Rafael Palhares por decisão unânime dos juízes laterais.

Felipe Olivieri passa mal e sai do card

Antes do show começar, o card de Shooto Brasil sofreu uma importante baixa. Felipe Olivieri, que faria a co-luta principal da noite diante de Julian Jabba, passou mal pela manhã e foi encaminhado a um hospital, onde exames detectaram uma gastroenterite no atleta da Nova União, que foi imediatamente retirado do combate após o veto médico. Apesar do susto, Felipe já foi liberado e passa bem.

PUBLICIDADE:

Shotoo Brasil 56 – Resultados oficiais

Até 93kg: Amilcar Alves (Nova União) venceu Rafael Viana (Synergy Fight) por decisão unânime dos juízes – disputa de cinturão
Até 77,1kg: Mario Soldado (Nova União) venceu Fábio Saci (Orley Lobato Team) por nocaute aos 54seg do primeiro round
Até 68kg*: Kaue Fernandes (Nova União) venceu Luiz Felipe Jones (DTM) por nocaute técnico aos 26seg do primeiro round
Até 56,7kg: Jafel Filho (Nova União) finalizou Ricardo Dias (DTM) com um mata-leão aos 2min e 2seg do primeiro round
Até 88kg*: Renato King (Nova União) venceu Eduardo Guelinho (Crazy Fight Team) por nocaute técnico a 1min e 11seg do segundo round
Até 66,2kg: Maicon Theophillo (BPT) venceu Rafael Palhares (Nova União) por decisão unânime dos juízes
Até 61,2kg: Maurício Buda (Nova União) venceu Julio Cesar Splinter (BPT) por nocaute técnico a 1min e 4seg do primeiro round
Até 70,3kg: Emanuel de Oliveira (Nova União) venceu Fabiano Hollyfield (Crazy Fight Team) por decisão unânime dos juizes

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88