Lutador de 21 anos morre durante corte de peso em evento de MMA na Ásia

Chinês Yang Jian Bing havia sido retirado do card devido a problemas graves antes da pesagem e não resistiu

Bing (foto) tinha apenas 21 anos e seis lutas profissionais no MMA. Foto: Divulgação

Bing (foto) tinha apenas 21 anos e seis lutas profissionais no MMA. Foto: Divulgação

O severo processo de corte de peso ao qual os lutadores profissionais são submetidos, em praticamente todas as modalidades, é alvo constante de críticas e volta e meia seus riscos viram tema de ampla discussão na comunidade das artes marciais. Mais uma uma vez, entretanto, de forma trágica, a prática de perda de peso radical antes de um combate faz outra vítima. O chinês Yang Jian Bing acabou falecendo durante sua preparação para o evento ONE FC, maior organização de MMA da Ásia.

Veja Também

UFC FN 80: Namajunas massacra VanZant e finaliza ‘queridinha do Ultimate’
Vídeo: Lutador que imitou McGregor nos treinos de Aldo analisa o UFC 194
Vídeo: Antes do UFC 194, confira três curiosidades sobre José Aldo
Vídeo: Antes do UFC 194, confira três curiosidades sobre Conor McGregor

Yang já vinha apresentando problemas em seu corte de peso e sequer chegou a participar da pesagem oficial do ONE FC 35, realizada na última quinta-feira (10). Segundo o atleta que seria seu adversário no evento, Geje Eustaquio, por meio de publicação nas redes sociais, o chinês havia sido levado às pressas para o hospital, com sintomas de desidratação grave e insolação.

O falecimento do jovem lutador foi confirmado pelo presidente do ONE FC, Victor Cui. “Não há nada mais profundamente trágico e triste do que quando um membro da família ONE FC, atual ou do passado, falece. Nossos pensamentos e orações estão com a família e aqueles que amavam Yan Jian Bing. Nós estamos trabalhando junto com a família e oferecendo todo o apoio que eles precisem de forma a lidar com este momento tão difícil. Yang faleceu nesta tarde. As causas da morte ainda estão sendo determinadas”, escreveu o dirigente, em nota oficial divulgada nas redes sociais.

Posteriormente, o próprio ONE FC divulgou uma nota na qual confirmou que o falecimento do atleta, mas sem citar o corte de peso. “A família ONE FC sofreu uma trágica perda quando o peso galo chinês Yang Jian Bing faleceu no dia 11 de dezembro, às 12h06m devido a uma parada cardiorrespiratória. Yang foi hospitalizado no Hospital San Juan de Dios em Pasay, nas Filipinas, após sofrer um colapso na manhã de 10 de dezembro. No hospital, ele recebeu o melhor tratamento médico possível e oficiais do ONE FC atualizaram a família continuamente”, diz um trecho da declaração.

A organização do ONE FC ainda não se realização ou não do evento nas Filipinas mesmo após a trágica morte de Yang Jian Bing.

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments