Em luta eletrizante, Cruz desbanca Dillashaw e reconquista cinturão dos galos

Ex-campeão fez combate histórico contra Dillashaw e garantiu o título que não havia perdido no octógono em decisão dividida

D. Cruz (foto) voltou a ser o campeão dos galos. Foto: Josh Hedges/UFC

D. Cruz (foto) voltou a ser o campeão dos galos. Foto: Josh Hedges/UFC

Foram quase cinco anos de calvário. Com problemas graves devido a sucessivas lesões e a perda do cinturão dos galos, Dominick Cruz está oficialmente de volta e como o campeão da categoria até 61,2 kg do UFC. O triunfo de Cruz veio com a vitória por decisão dividida em um combate alucinante no UFC Fight Night 81, nas primeiras horas desta segunda-feira (18) em Boston (EUA), marcado por um show de técnica de ambos os lutadores e muita velocidade.

Veja Também

Após o combate, Cruz comentou sua trajetória de superação dentro e fora do octógono. “Honestamente, ninguém vai me aposentar! A grande surpresa é que eu ainda tenho o que mostrar para mim mesmo. Eu já vi caras que mexem bem no octógono, mas ele é o melhor. O Faber, apesar de um não gostar dele, se mexe bem, mas o TJ me levou a outro nível. Eu não descanso e não vou descansar enquanto ainda tiver o que trabalhar duro”, disse o novo campeão.

PUBLICIDADE:

Já Dillashaw, lamentou o resultado, mas elogiou o rival pela atuação vitoriosa. “Eu fiquei muito desapontado, achei que tivesse vencido e ditado o ritmo. Mas é culpa minha, eu poderia ter feito mais na luta. Eu achei que tivesse ganhado os últimos três rounds, mas eu sabia que tinha sido uma luta apertada. Eu queria parabenizar o Cruz pela volta. Eu nunca fui um fã dele, mas ele está de parabéns”, garantiu.

Agora, Dominick Cruz tem um cartel profissional de 21 vitórias e apenas uma derrota. Já TJ Dillashaw possui um retrospecto de 12 triunfos e três revezes.

PUBLICIDADE:

A luta

Cruz e Dillashaw começaram com a guarda baixa e com um estilo bem semelhante. O desafiante foi o primeiro a conectar os golpes no rosto, mas o campeão tentou responder com um chute alto, prontamente bloqueado. A movimentação de Cruz seguiu dificultando que Dillashaw o tocasse, mas a parcial ainda teve alguns momentos de trocação.

No segundo round, houve mais equilíbrio entre os adversários, mas Dillashaw conseguiu pela primeira vez conectar golpes sucessivos. Porém, bastou que o campeão esboçasse uma reação e Cruz conseguiu duas quedas consecutivas para passar à frente no assalto.

PUBLICIDADE:

A vantagem de Cruz se ampliou na terceira parcial, com Dillashaw tendo ainda mais dificuldades em encontrá-lo no octógono e mais uma vez sendo quedado. No fim do round, o desafiante ainda teve um bom momento e acertou uma boa sequência no campeão, inclusive abalando-o com um overhead no segundo final.

No penúltimo round, Dillashaw equilibrou as ações e conseguiu ter bons momentos, também na trocação, mas principalmente no jogo de grade. O campeão se aproveitou de um erro do desafiante e quase pegou as costas, mas Cruz se defendeu e a luta acabou na grande, onde TJ dominou e atacou o rival. Apesar disso, porém, Cruz ainda conseguiu abrir um corte no supercílio do adversário.

Na parcial decisiva, finalmente, Dominick começou a apresentar sinais de cansaço e o combate seguiu equilibrado. Com bons momentos para ambos os lados, nenhum dos atletas conseguiu uma queda e o duelo ficou marcado por momentos de trocação franca.

PUBLICIDADE:

Ao término do combate, Dominick Cruz foi declarado

Confira abaixo os resultados do UFC Fight Night 81:

CARD PRINCIPAL 

Galos: TJ Dillashaw x Dominick Cruz

Leves: Eddie Alvarez venceu Anthony Pettis em decisão dividida dos juízes (29 x 28, 28 x 29 e 29 x 28);

Pesados: Travis Browne nocauteou (socos e cotoveladas) Matt Mitrione aos 4m09s do R3;

Leves: Francisco Massaranduba venceu Ross Pearson em decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27 e 29 x 28)

CARD PRELIMINAR

Meio-médios: Patrick Cote nocauteou (socos) Ben Saunders a 1m15s do R3;

Meio-pesados: Ed Herman nocauteou (joelhada e socos) Tim Boetsch a 1m39s do R2;

Leves: Chris Wade finalizou (mata-leão) Mehdi Baghdad 4m30s aos do R1;

Penas: Luke Sanders finalizou Maximo Blanco aos 3m36s do R1;

Leves: Paul Felder finalizou (mata-leão) Daron Cruickshank aos 3m56 do R3

Meio-pesados: Ilir Latifi nocauteou (overhead) Sean O’Connell aos 30s do R1;

Penas: Charles Rosa venceu Kyle Bochniak em decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28 e 29×28);

Galos: Rob Font nocauteou (socos) Joey Gomez aos 4m13 do R2;

Meio-pesados: Francimar Bodão venceu Elvis Mutapcic em decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28 e 30×27).

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88