Especial Família Gracie: ‘Ainda temos muitas pessoas a catequisar’, diz Royler

Filho de Hélio Gracie, lenda do jiu-jitsu acredita que o trabalho de difundir a arte suave ainda não acabou

Royler ao lado de seu pai, Hélio, falecido em 2009. Foto: Reprodução/Royler Gracie.com

Royler ao lado de seu pai, Hélio, falecido em 2009. Foto: Reprodução/Royler Gracie.com

Antigamente, a grande missão dos membros da família Gracie era em difundir as técnicas do jiu-jitsu pelo mundo, o que era visto através dos desafios feitos com atletas de outras artes marciais e com os primeiros eventos de Vale-Tudo, incluindo a criação do próprio UFC, em 1993.

O sucesso foi atingido: o jiu-jitsu se tornou uma arte respeitada mundo afora e se estabeleceu como item obrigatório a qualquer lutador que pretende se aventurar nas competições de MMA. Assim, qual é o grande objetivo do clã nos dias de hoje? Com a palavra, Royler Gracie, lenda viva do jiu-jitsu, filho de Hélio Gracie e irmão de lutadores como Rickson e Royce.

PUBLICIDADE:

MAIS DO ESPECIAL FAMÍLIA GRACIE:
Estádio do Maracanã foi palco histórico para o clã em 1951
Membros analisam ‘sumiço’ do MMA e projetam o futuro

Aos 48 anos de idade, Royler, que se mantém firme dos nos treinamentos de jiu-jitsu, conciliando com malhação, surfe e seminários, considera que a missão não mudou em relação às últimas décadas: “A missão continua a mesma ainda. Tem muitos lugares e muitas pessoas a catequisar”, comentou, em entrevista ao SUPER LUTAS.

PUBLICIDADE:

Mesmo assim, ele reconhece que, uma vez que o jiu-jitsu já tenha conquistado notoriedade internacional, é natural que tenha havido uma diminuição na participação de membros da família Gracie em competições de MMA. “O fato é que a gente já provou que o jiu-jitsu é eficiente e todos estão o usando no MMA. Esse era o grande motivo para participar dos eventos. Além disso, os eventos de MMA têm umas regras que restringem o tempo necessário para aplicar o jiu-jitsu”, argumenta. “[Com isso] Muitos da família estão focados em desenvolver suas próprias academias e afiliações.”

Royler também vê com naturalidade o fato de haver menos finalizações nos combates atuais de MMA. “Não e questão de [a adaptação do jiu-jitsu ao MMA] ser fácil ou difícil. Todos os lutadores agora usam o jiu-jitsu como parte do treinamento, então isso deixa a luta mais equilibrada”, opinou.

PUBLICIDADE:

Assim, motivado em continuar “catequisando” as pessoas com as técnicas de jiu-jitsu, Royler considera que o trabalho ainda é árduo, independentemente de se tratar de um membro consagrado da família que se dedicou por várias gerações à arte suave. “Ser da família Gracie sempre ajuda, é claro. Afinal, a tradição dos fundadores, do estilo e pela tradiçãoo de lutar e defender a arte dá uma força extra. Mas, no fim das contas, é o seu trabalho e atitude que contam”, concluiu.

[vox id=”26219″]

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88