Archuleta vence Mix e conquista cinturão dos galos no Bellator 246; Neiman Gracie finaliza Jon Fitch

Em uma batalha de cinco rounds, Juan Archuleta vence Patrick Mix em uma apertada decisão dos juízes; Neiman Gracie aposenta Jon Fitch com uma chave de tornozelo

Archuleta conquista cinturão do Bellator. Foto: Reprodução / Twitter @bellatormma

Um novo campeão surgiu. Juan Archuleta e Patrick Mix mostraram que não chegaram a final do Grand Prix do peso galo (61,2kg) à toa e deram show na luta principal do Bellator 246, evento realizado no sábado (12), em Conncticut, nos EUA. Melhor para Archuleta, que mostrou resiliência e fez uso da sua experiência para conquistar o cinturão da categoria, que estava vago.

Outro destaque do evento foi a grande vitória de Neiman Gracie, que honrou a tradição de sua família. O brasileiro finalizou Jon Fitch, um dos veteranos mais duros do esporte. O triunfo coloca o brasileiro bem perto de uma nova disputa pelo cinturão do peso meio-médio (77,1kg). Já o norte-americano deixou suas luvas no cage circular e anunciou sua aposentadoria

PUBLICIDADE:

Veja Também

Archuleta é o novo campeão dos galos

Nada melhor do que coroar um novo campeão em uma luta disputada. E o Bellator teve a sorte de acontecer exatamente isso. Juan Archuleta e Patchy Mix deram tudo de si no ringue. Bastante ativos, os atletas alternaram bons momentos durante 25 minutos.

Nos dois primeiros rounds, Mix impressionou. O lutador mostrou um jiu-jitsu bastante afiado, deu botes no adversário, que resistiu bravamente e por pouco não conseguiu o estrangulamento. Basicamente, não houve luta em pé nos dez primeiros minutos e sim uma luta de grappling.

PUBLICIDADE:

Contudo, passado o susto, Archuleta ganhou confiança e viu sua sorte mudar a partir do terceiro assalto. Com o combate se desenvolvendo em pé, o lutador esteve mais à vontade e acertou o adversário com mais frequência e distribuindo golpes poderosos. Recuperado, foi ele que aplicou quedas no oponente.

No quatro round, Mix, menos experiente, parece ter sentido o crescimento do adversário e não conseguiu mais levar a luta para o solo, área que domina. Ele até tentou surpreender em pé, porém Archuleta continuou sendo o agressor.

PUBLICIDADE:

Os últimos cinco minutos seguiram disputados e foram travados, basicamente, em pé, para alívio de Archuleta, que seguiu na estratégia, pontuou ao atacar mais e negou as investidas de Mix.

Ao final do combate, os árbitros premiaram Archuleta com uma decisão unânime e o tornaram o mais novo campeão do peso galo (61,2kg), que anteriormente tinha o japonês, Kyoji Horiguchi, como número um.

Neiman Gracie finaliza mais um

N. Gracie vence o veterano J. Fitch. Foto: Reprodução / Twitter @bellatormma

PUBLICIDADE:

Todos sabem da tradição que a família Gracie possui no MMA e os atletas da nova geração estão levando o legado à frente. Neiman Gracie é o nome da vez e, na edição de número 246 do Bellator, conseguiu um feito em sua carreira: finalizou o duro Jon Fitch.

Logo no início da luta, o experiente norte-americano tentou fazer uso de seu maior porte físico para ter dominância e até estava conseguindo, porém Neiman não se desesperou, reverteu a posição e por pouco não finalizou o adversário, que mostrou eficiência na defesa.

No entanto, Fitch não resistiu ao assalto seguinte. Gracie foi ainda mais incisivo nos botes no solo e não deu chance ao norte-americano, que sucumbiu a uma chave-de-calcanhar. Vale destacar que o mesmo Fitch, que foi finalizado por Neiman, foi o mesmo que resistiu a 15 minutos com Demian Maia em suas costas, quando ainda atuava no UFC.


A grande vitória do brasileiro foi importante, porque, na luta anterior, ele havia sido derrotado por Rory MacDonald, na disputa de cinturão do peso médio (83,9kg) e, se aproxima, novamente, da posição de desafiante da categoria. Já Fitch, derrotado, anunciou sua aposentadoria.

Carmouche sofre, mas vence

Assim como Cat Zingano, a veterana Liz Carmouche venceu sua estreia no Bellator. No entanto, se a primeira teve facilidade, a segunda teve trabalho para passar por Deanna Bennett, que não havia batido o peso dos moscas (56,7kg). Conhecida pelo wrestling de bom nível, Carmouche optou por manter o combate em pé no primeiro round e chegou a acertar poucos, mas bons golpes em Bennett.

No segundo assalto, o duelo ficou bastante travado e Bennett foi dominante ao ficar em posição dominante no solo, já que conseguiu ficar por cima da oponente. Com a luta empatada e com Bennet liderando na contagem de golpes, Carmouche não quis ser surpreendida. Ela foi disposta a aplicar seu wrestling, porém só conseguiu prender Bennett junto a grade. Mesmo sem tanta ação, o árbitro não separou as atletas e, no único bom momento que teve, Carmouche capitalizou. Bastou chegar às costas da adversária para o estrangulamento acontecer logo em seguida. Por mais que a estreia não tenha encantado, com o currículo que Carmouche possui, a veterana se aproxima de mais uma disputa de cinturão em sua carreira.

Diggs mantém invencibilidade

Ao exceder o limite do peso leve (70,3kg), Keoni Diggs sabia que teria que compensar a falha tendo uma boa exibição no ringue. Contudo, a pressão ficou apenas na imaginação. O lutador foi muito bem, dominou as ações contra o experiente Derek Campos, fez o adversário sangrar e, quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila, uma finalização tardia aconteceu. Diggs teve sucesso no estrangulamento que aplicou, faltando um segundo para o término do duelo. Aos 33 anos, o atleta da MMA Lab foi dominante, teve sucesso nas duas lutas que realizou no Bellator e segue invicto no MMA, com nove vitórias na carreira.

Destaque do preliminar

E quem disse que não existem bons momentos no card preliminar do Bellator? Sim, Jered Gwerder surpreendeu a audiência ao ter um bom desempenho e derrotou George Tokkos por nocaute no terceiro round. O lutador, de 25 anos, já estava melhor no combate, porém sua vitória aconteceu de forma estranha. O lutador aplicou uma sequência de golpes em Tokkos que parecia ter resistido, mas, segundos depois, tonteou, fazendo o árbitro interromper o combate. Essa foi a quinta vitória do produto da academia Xtreme Couture no MMA, sendo todas por nocaute, e a primeira dele no Bellator.

Resultados do Bellator 246

CARD PRINCIPAL

Peso galo: Juan Archuleta derrotou Patrick Mix na decisão unânime dos juízes (49-46, 48-47, 48-47) – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio: Neiman Gracie derrotou Jon Fitch por finalização a 4m47s do R2

Peso casado: Liz Carmouche derrotou DeAnna Bennett por finalização a 3m17s do R3

Peso casado: Keoni Diggs derrotou Derek Campos por finalização a 4m59s do R3

CARD PRELIMINAR

Peso médio:  Daniel Madrid derrotou Pat Casey na decisão dividida dos juízes (28-29, 30-27, 29-28)

Peso médio: Jered Gwerder derrotou George Tokkos por nocaute técnico a 1m05s do R3

Peso pesado: Davion Franklin derrotou Ras Hylton na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Erro de arbitragem favoreceu Poatan? Ex-campeão causa polêmica e detona nocaute no UFC 300

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88