Teia de Aranha fatal: relembre as vitórias mais impressionantes de Anderson Silva no MMA

Após anunciar a aposentadoria do MMA, equipe do SUPER LUTAS lista os melhores momentos da carreira lenda do esporte

O momento atual de Anderson Silva pode ser triste e o nocaute sofrido diante de Uriah Hall ampliou a má fase, porém é inegável a sua importância no MMA, principalmente, no UFC. A lenda brasileira foi um dos ícones da organização, defendeu o cinturão do peso médio (83,9kg) durante anos, brindou os fãs do esporte com uma variedade de lances plásticos e, não à toa, foi elevado ao status de um dos maiores lutadores de todos os tempos.

Veja Também

De acordo com o próprio ‘Spider’, a participação no UFC Las Vegas 12 foi a última luta de sua carreira e, sabendo disso, a equipe do SUPER LUTAS escolheu as vitórias mais marcantes de Anderson Silva no MMA. Na lista abaixo, podemos relembrar os lances mais impressionantes e outros subestimados, protagonizados pelo lendário atleta.

PUBLICIDADE:

1) Perfeição contra Forrest Griffin

A. Silva aniquila F. Griffin. Foto: Divulgação/UFC

Para muitos, o que aconteceu no dia 8 de agosto de 2009, foi, simplesmente, a melhor atuação individual de um lutador na história do MMA. No UFC 101, Anderson Silva resolveu se aventurar, mais uma vez nos meio-pesados (93kg), contra Forrest Griffin e humilhou o ex-campeão da categoria.

PUBLICIDADE:

Em pouco mais de três minutos de luta, o número um dos médios brilhou ao misturar técnica, provocação, esquivas, agilidade, precisão e aplicou três knockdowns no oponente. O golpe derradeiro foi um jab, andando para trás, que desmontou e não só fez Forrest desistir do embate, como o fez sair correndo do octógono, envergonhado. A performance ficou conhecida como ‘Anderson Enter the Matrix’ e rendeu ao brasileiro os bônus de luta e nocaute da noite. Após ser destruído no octógono, Griffin ainda caiu no doping.

2) Superação contra Chael Sonnen

O mundo ficou assustado com o que ocorreu no dia 7 de agosto de 2010. Tudo levava a crer que Chael Sonnen, depois de muito provocar e afirmar que seria o primeiro a bater Anderson no UFC, de fato, cumpriria a promessa e o norte-americano quase conseguiu. Durante 23 dos 25 minutos disponíveis, o campeão dos médios sofreu nas mãos do desafiante, inclusive, tomou susto até em pé. No entanto, não se pode bobear contra um atleta fora de série e o UFC 117 foi palco de uma das maiores reviravoltas vistas na organização.

Mesmo sofrendo um tremendo castigo e sabendo que não teria mais como vencer a luta por pontos, já que havia perdido todos os rounds, só o nocaute ou a finalização salvaria o reinado de Anderson e foi exatamente isso que aconteceu. O brasileiro teve que se superar e mostrou oportunismo ao aproveitar a deficiência de Sonnen no jiu-jitsu, conseguindo finalizar o rival com uma chave-de-braço no triângulo. A batalha lhe rendeu os bônus de melhor luta e finalização do evento e, mais tarde, o ‘American Gangster’ caiu no doping.

3) Ponteira contra Vitor Belfort

Anderson venceu Belfort com chute cinematográfico. Foto: Divulgação

A carreira de Anderson não é composta apenas de highlights em cima de adversários estrangeiros. Vitor Belfort, outra lenda do esporte e um ícone no Brasil, também foi vítima da imprevisibilidade e arsenal do campeão dos médios. O combate foi realizado no dia 5 de fevereiro de 2011, no UFC 126, e foi um divisor de águas para a consolidação do MMA no país. O Brasil parou, a encarada foi tensa, já que Vitor chamou Anderson de mascarado e o mesmo se pesou de máscara, ou seja, se a luta já era grande, ficou ainda maior.

Como se não bastasse o clima pesado, houve muito estudo no octógono e, quando tímidas vaias começaram a ser ouvidas, devido a pouca ação, o momento aconteceu. Ainda no primeiro round, Anderson acertou uma ponteira no queixo de Vitor, que caiu, e liquidou a fatura ao aplicar socos com o compatriota no chão. O nocaute rendeu mais um bônus para Anderson e, para a infelicidade de Vitor, viralizou e virou meme na internet.

4) Joelhadas mortais contra Rich Franklin

Não se enganem. O que Anderson Silva fez com Rich Franklin pode fazer muitos fãs pensarem que o norte-americano não era isso tudo, porém ele era, simplesmente, o campeão dos médios quando se encontraram pela primeira vez e se esperava que fosse dominante. Contudo, não combinaram isso com o brasileiro para o duelo válido pelo UFC 64, em 14 de outubro de 2006.

Em sua segunda luta pela organização, ‘Spider’ não tomou conhecimento de ‘Ace’. O brasileiro deu uma aula de muay thai, usou e abusou do clinch para massacrar o até então número um e aplicou uma chuva de joelhadas. Anderson faturou mais um bônus de nocaute da noite, o cinturão da categoria e deu início a um dos reinados mais assustadores vistos no MMA.

5) Sufocamento contra Dan Henderson

Anderson Silva possui muitas lendas em seu cartel e, com certeza, um dos nomes mais imponentes é Dan Henderson. A dupla se encontrou no dia primeiro de março de 2008, no UFC 82, e colocava frente a frente o campeão dos médios da organização contra o do Pride.

Em pé, Anderson levava perigo, porém definiu a peleja no chão. No segundo round, ‘Spider’ foi para as costas de ‘Hendo’, aplicou socos e não deu chance para o temido adversário, que, desesperado, teve que dar os famosos três tapinhas de desistência, ao ser pego em um mata-leão. O duelo foi eleito o melhor da noite e a finalização rendeu outro bônus, dessa vez, o de finalização para Anderson.

Menções Honrosas:

A carreira de Anderson é extensa e o brasileiro possui muitas vitórias importantes também fora do UFC. Uma das mais incríveis foi diante de Tony Friklund, em 22 de abril de 2006. Na ocasião, ‘Spider’ defendeu o cinturão dos médios do Cage Rage ao aplicar uma rara cotovelada invertida. Até hoje, Friklund não entendeu o que aconteceu, muito menos sabe da onde veio o golpe que o vitimou.

Anderson impressiona em sua estreia no UFC ao nocautear C. Leben. Foto: Divulgação/UFC

Muitos atletas não costumam lutar tudo que sabem e podem ao estrearem no UFC, já que a pressão de estar na maior organização de MMA do mundo é enorme, mas Anderson tirou isso de letra. O brasileiro foi recepcionado em junho de 2006, pelo duro Chris Leben, que estava invicto na organização, e tirou o norte-americano para nada.

Essa foi uma clássica demonstração de técnica de um lutador contra a grosseria do outro. ‘Spider’ precisou de apenas 49 segundos para definir o confronto, com uma joelhada, mas, antes, mostrou que estava em um nível bem diferente, ao punir o adversário, aplicando alguns knockdowns. Anderson conquistou o bônus de nocaute da noite, foi o primeiro a vencer Leben pela via rápida e a atuação foi tão impressionante, que o tornou desafiante dos médios.

Anderson acaba com C. Sonnen na revanche. Foto: Reproduão/Youtube UFC

Se o primeiro encontro com Chael Sonnen foi dramático, a revanche nem tanto. O pior aconteceu no pré-luta, com ataques ainda mais pesados feitos pelo norte-americano e as declarações tiraram o campeão dos médios do sério. ‘Spider’ estava disposto a calar o desafeto de uma vez por todas e mostrou isso tanto nas respostas, quanto na própria pesagem, quando chegou a dar uma ombrada no queixo do adversário.

No confronto realizado no dia 7 de julho de 2012, no UFC 148, Anderson tomou um susto no primeiro round, quando foi derrubado, porém se mostrou muito mais rápido e com vontade de lutar. Conhecido pelo wrestling de alto nível, não se sabe o que passou na cabeça de Sonnen ao querer dar uma cotovelada rodada no brasileiro, porém ele falhou miseravelmente e caiu junto a grade. No chão, o ‘American Gangster’ foi acertado por uma perigosa joelhada, conseguiu levantar, mas voltou a cair ao receber os ataques do brasileiro e não resistiu. O nocaute rendeu a Anderson mais um bônus e colocou um ponto final na rivalidade.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4