Chris Leben anuncia aposentadoria do MMA: ‘É hora de procurar outra coisa’

Norte-americano participou da primeira temporada do TUF e enfrentou nomes como Anderson e Wanderlei Silva

Leben (foto) anunciou sua aposentadoria do MMA. Foto: Divulgação/UFC

Leben (foto) anunciou sua aposentadoria do MMA. Foto: Divulgação/UFC

Chris Leben, veterano lutador do UFC e participante da histórica primeira temporada do reality show The Ultimate Fighter, anunciou que se aposentou do MMA após sua última luta.

No UFC 168, em dezembro de 2013, Leben desistiu do combate contra Uriah Hall ao término do primeiro round. Acumulando sua quinta derrota nas últimas seis lutas, “The Crippler”, como é conhecido, disse que não voltará ao octógono como lutador.

PUBLICIDADE:

“No que diz respeito a lutar no UFC, acho que já chega. Tive uma jornada fantástica, com muitos altos e baixos, mas estou percebendo que chegou a hora de fazer a transição para outras coisas”, disse, em entrevista ao programa The MMA Hour, do site norte-americano MMA Fighting.

Mesmo que ainda seja relativamente jovem, aos 33 anos de idade, Leben afirmou que não tinha mais condições de acompanhar a evolução técnica do esporte. “Eu comecei a lutar com 21 anos e mesmo assim cheguei ao UFC. Caras como Uriah Hall são a nova geração de lutadores. O jogo evolui muito rapidamente. Eu nunca havia perdido duas lutas seguidas na minha carreira, mas agora estou com quatro derrotas seguidas. Então, é hora de procurar outra coisa”, continuou.

PUBLICIDADE:

“Tenho 33 anos, o que é relativamente pouco, mas não se trata de idade, mas sim de tempo de estrada. E estou fazendo isso há muito tempo. Quero treinar pessoas, ajudar lutadores a irem até o fim, ensinando a ‘maneira Chris Leben’ de lutar”, encerrou.

Desde que apareceu pela primeira vez no The Ultimate Fighter, Leben já era considerado uma figura polêmica. Falastrão e provocador, ele causou diversas confusões dentro da casa e foi eliminado nas quartas-de-final, perdendo para Josh Koscheck na decisão dos juízes.

PUBLICIDADE:

Porém, uma lesão no tornozelo de Nate Quarry o fez voltar à disputa. Na semifinal, perdeu novamente, desta vez para Kenny Florian, por nocaute técnico causado por um corte.

Mesmo que não tenha sido campeão do programa, Leben foi convidado para integrar o rol de lutadores do UFC. Foi ele quem deu as boas-vindas a Anderson Silva ao octógono, em 2006,mas foi nocauteado logo no primeiro minuto de disputa. Anos mais tarde, em 2011, contra outro lendário lutador brasileiro, no entanto, a história foi diferente.

Enfrentando Wanderlei Silva, desta vez foi Leben quem conseguiu o nocaute nos segundos iniciais. Esta luta, disse, é “a cereja do bolo” de sua carreira.

PUBLICIDADE:

Assim, mais um lutador da primeira temporada do TUF anuncia aposentadoria. Forrest Griffin, Stephan Bonnar e Kenny Florian são alguns dos nomes de destaque daquela edição que já penduraram as luvas.

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88