Retrospectiva SUPER LUTAS: Confira os duelos mais empolgantes do primeiro semestre de 2023 no MMA

Relembre os cinco melhores confrontos da primeira parte da temporada no MMA mundial

Volkanovski (esq.) e Makhachev (dir.) no UFC 284. Foto: Reprodução/Instagram

O primeiro semestre de 2023 está chegando ao fim e também é o momento da nossa tradicional Retrospectiva SUPER LUTAS. Nesta edição, a nossa equipe selecionou as melhores e mais empolgantes lutas da primeira parte da temporada, com destaque para a histórica batalha entre Islam Makhachev e Alexander Volkanovski.

Veja Também

1 – Islam Makhachev x Alexander Volkanovski

A luta principal do UFC 284, realizado na Austrália, em fevereiro, colocou frente a frente os lutadores número um e dois do ranking peso por peso do Ultimate. Após limpar a divisão peso pena (até 65,7kg), Volkanovski resolveu buscar novos desafios e subiu para a divisão dos leves (até 70,3kg) em busca do segundo cinturão. Já Islam Makhachev defendia seu título peso leve (até 70,3kg) pela primeira vez após atropelar Charles do Bronx, em outubro de 2022, em Abu Dhabi (EUA).

PUBLICIDADE:

Dentro do octógono, os dois atletas fizeram jus as expectativas para o confronto e entregaram um dos grandes duelos dos últimos anos na organização. Ao fim de 25 minutos de uma ‘guerra’, o campeão peso leve saiu vitorioso em uma equilibrada (e controversa) decisão unânime dos juízes, que deixou margem e discussão para uma possível revanche no futuro.

2 – Justin Gaethje x Rafael Fiziev

R. Fiziev (dir.) e J. Gaethje (esq.) travaram a ‘Melhor Luta’ do UFC 286. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Protagonistas da luta co-principal do UFC 286, Justin Gaethje mostrou para Rafael Fiziev que o ‘buraco’ na divisão peso leve (até 70,3kg) é bastante fundo. O lutador do Cazaquistão vinha embalado por seis vitórias seguidas e enfrentava o ex-campeão interino, que vinha há cerca de 10 meses afastado do octógono, quando foi derrotado na disputa do cinturão peso leve para Charles do Bronx.

O confronto que foi eleito ‘Luta da Noite’ fez justiça ao prêmio recebido e após 15 minutos de uma intensa trocação franca, que levou o público de Londres (ING) à loucura, o norte-americano saiu vitorioso na decisão majoritária dos juízes, o que mostra o quão equilibrado foi o embate.

PUBLICIDADE:

3 – Shavkat Rakhomonov x Geoff Neal

Shavkat Rakhmonov encaixa finalização em Geoff Neal. Foto: Reprodução/Instagram

Considerado um dos maiores prospectos da divisão dos meio-médios (até 77,1kg) e até de todo o plantel do Ultimate, o uzbeque Shavkat Rakhmonov segue aterrorizando e atropelando os rivais que a organização coloca em seu caminho. O ‘Nômade’ foi escalado para o card principal do UFC 285, realizado no último mês de março, para enfrentar o experiente Geoff Neal.

Dentro do octógono, Rakhmonov chegou a ser surpreendido por Neal, que mostrou boa resistência e chegou a assustar em alguns momentos. Entretanto, no último round, o uzbeque mostrou porque é considerado um lutador diferenciado e encaixou um lindo estrangulamento em pé, forçou o norte-americano a bater em desistência e manteve o seu cartel invicto na carreira, agora com 17 vitórias consecutivas.

PUBLICIDADE:

4 – Kelvin Gastelum x Chris Curtis

K. Gastelum e C Curtis protagonizaram a ‘Luta da Noite’ no UFC 287 (Foto: Instagram/UFC)

Responsáveis por fechar o card preliminar do UFC 287, realizado em abril, Kelvin Gastelum e Chris Curtis surpreenderam os fãs ao entregarem um combate eletrizante e que ainda foi premiado como ‘Luta da Noite’. Mesmo com os dois lutadores atravessando momentos irregulares em sua carreira, ambos levantaram o público em Miami (EUA) com um embate dominado pela intensa trocação franca do primeiro ao último minuto e que terminou com a vitória do ex-desafiante dos médios (até 83,9kg) na decisão unânime dos juízes.

5 – Movsar Evloev x Diego Lopes

D. Lopes quase finalizou M. Evloev (Foto: Instagram/@ufc)

Imagina conseguir sua primeira oportunidade na maior organização de MMA do mundo contra um top-10 e sendo chamado de última hora? Foi o que aconteceu com o brasileiro Diego Lopes na semana do UFC 288. O peso pena (até 65,7kg) tupiniquim aceitou substituir o norte-americano Bryce Mitchell e encarar o russo e invicto Moslar Evloev.

Dentro do octógono, o brasileiro passou longe de ser uma presa fácil, chegou a assustar Evloev por diversos momentos, inclusive, quando quase conseguiu uma finalização nos segundos finais do primeiro round. Entretanto, o russo mostrou melhor preparo físico, conseguiu conter o ímpeto de Diego, passou a acertar mais golpes no atleta tupiniquim e com o domínio no solo no assalto final, conseguiu vencer a maioria dos rounds e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.

Mudança fatal? Makhachev ignora alerta e pode ter fim trágico nos meio-médios!

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89