Campeão interino, Yair Rodriguez tem escrita histórica dos pesos pena a seu favor no UFC 290; entenda

Rival de Volkanovski, o mexicano quer seguir o caminho de todos os três campeões interinos da categoria que se tornaram campeões lineares na sequência

Yair Rodriguez conquistou o cinturão interino dos pesos penas no UFC 284. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Yair Rodriguez tem um duro desafio na luta principal do UFC 290 contra Alexander Volkanovski, campeão linear dos penas desde dezembro de 2019, mas um dado histórico pode servir de incentivo para o mexicano. Antes dele, todos os três campeões interinos da história da categoria se tornaram campeões lineares. Entenda a história:

Veja Também

A divisão peso pena no UFC

Aldo recebe o cinturão do UFC pela primeira vez: (Divulgação/UFC)

PUBLICIDADE:

Criada em 2011 após a compra do antigo WEC (World Extreme Championship) pelo UFC, a divisão peso pena teve o seu primeiro campeão peso pena antes mesmo de sua primeira luta na nova organização. O brasileiro José Aldo, então dono do cinturão no extinto evento, foi declarado também como ‘Rei’ na nova casa.

O brasileiro defendeu o cinturão peso pena por seis vezes e foi escalado para enfrentar o então prospecto peso pena Conor McGregor, um irlandês falastrão e talentoso, que vinha enfileirando adversários e provocando Aldo a cada entrevista realizada. O duelo foi marcado inicialmente para o UFC 189, em julho de 2015. Entretanto, o atleta tupiniquim sofreu uma lesão às vésperas do evento e precisou ser substituído pelo norte-americano Chad Mendes, o que forçou o Ultimate a criar o cinturão interino pela primeira vez na categoria.

PUBLICIDADE:

O primeiro título interino

McGregor e Mendes se enfrentaram em julho de 2015. Foto: Divulgação

No UFC 189, em julho de 2015, McGregor encarou seu adversário mais difícil, até então, mas foi ‘ajudado’ pelo cansaço de Chad Mendes, que não teve uma preparação adequada, e nocauteou o norte-americano no segundo round. O irlandês se tornava campeão interino e se prontificava a lutar na unificação dos títulos. O duelo com Aldo foi adiado, mas não iria demorar muito para acontecer.

PUBLICIDADE:

12 de dezembro de 2015. Aldo e McGregor finalmente subiam ao octógono mas o duelo acabou mais rápido do que o tempo que Bruce Buffer levou para anunciar os dois atletas. Em apenas 13 segundos, Conor nocauteava o ‘Rei do Rio’, entrava para a história do esporte e se tornava campeão linear do peso pena.

Aldo de novo como campeão (interino)

Aldo conquistou o cinturão interino no UFC 200 (Foto: Divulgação/UFC)

Em julho de 2016, ainda sonhando com uma revanche com McGregor, Aldo enfrentou pela segunda vez o veterano Frankie Edgar, agora valendo o cinturão interino, e venceu na decisão unânime dos juízes, o que o tornou o segundo campeão ‘temporário’ da história da divisão até 56,7kg.

PUBLICIDADE:

Entretanto, em novembro do mesmo ano, McGregor foi em busca de desafios maiores. O irlandês bateu o então campeão dos leves (até 70,3kg) Eddie Alvarez no histórico UFC 205, primeiro da companhia realizado em Nova York (EUA) e entrou para o seleto grupo de lutadores que ostentaram dois cinturões do Ultimate de forma simultânea.

Apenas duas semanas depois da ‘glória eterna’, McGregor abandonou o cinturão peso pena e Aldo foi efetivado como campeão linear da categoria.

Sangue (e campeão interino) novo na categoria

M. Holloway foi campeão interino em dezembro de 2016 (Foto: Reprodução/UFC)

Ainda em 2016, o então prospecto havaiano Max Holloway vivia grande momento na categoria e vinha embalado por nove vitórias consecutivas. Após muita troca de farpas com José Aldo, o duelo com o brasileiro não saiu e o ‘Abençoado’ enfrentou o ex-campeão dos leves (até 70,3kg) Anthony Pettis na disputa do cinturão interino no UFC 206.

No octógono, o havaiano se impôs sobre o ícone do MMA, nocauteou Pettis no terceiro round e conquistou o cinturão interino dos penas, oficializando o seu duelo com José Aldo.

E o esperado encontro entre os campeões interino e linear aconteceu no UFC 212, em junho de 2017. O havaiano mostrou coragem e veio lutar pelo título linear contra o então maior nome da história da categoria, na cidade natal de Aldo, no Rio de Janeiro. Dentro do octógono, Holloway se sentiu no quintal de casa e nocauteou o brasileiro no terceiro round, conquistando o cinturão absoluto da divisão.

A vez de Yair?

Yair Rodriguez é campeão interino do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Após finalizar o experiente Josh Emmett no último mês de fevereiro, Yair conquistou o cinturão peso pena e se garantiu como próximo rival de Alexander Volkanovski, campeão linear da categoria há quase quatro anos. O mexicano terá a dura missão de não quebrar a ‘tradição’ dos campeões interinos da divisão. Os dois atletas encabeçarão o UFC 290, que será realizado no próximo sábado (08), em Las Vegas (EUA).

Leia Mais sobre: , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89