White diz que Comissão de Nevada também tem culpa em caso de doping de Sonnen

Presidente do UFC conta que não ficou chocado com episódio e diz que entidade não soube instruir atletas após fim da TRT

Dana White, presidente do UFC. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC

Dana White, presidente do UFC. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC

Dana White considera que a irregularidade no exame antidoping de Chael Sonnen é culpa tanto do lutador norte-americano quanto da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), entidade que requisitou a realização do teste. Nesta terça-feira (10), foi anunciado que Sonnen testou positivo no exame surpresa realizado no dia 24 de maio. O próprio lutador admitiu ter ingerido as substâncias proibidas, mas alegou que só o fez devido a um período de transição após o banimento da terapia de reposição de testosterona (TRT), ocorrido no início do ano.

MAIS SOBRE O CASO DE DOPING DE CHAEL SONNEN:

PUBLICIDADE:

Sonnen cai no antidoping e é retirado de luta contra Belfort

Sonnen admite doping e culpa mudança nas regras

PUBLICIDADE:

O presidente do UFC afirmou que, devido à forma como o banimento da TRT se deu, a reprovação no exame antidoping já era algo a ser esperado. “Não fiquei chocado. Esse assunto tem se prolongado há um bom tempo. A TRT estava dentro das regras, mas era algo ruim desde o começo. Queria que o comissário que a autorizou nunca tivesse deixado ninguém fazer uso da TRT. Depois, a NSAC disse que era ilegal, então haveria alguns efeitos depois de sua proibição”, comentou o dirigente, em entrevista ao programa “America’s Pregame”, da emissora norte-americana “FOX Sports”.

Para White, a NSAC não soube orientar os atletas sobre como proceder após o fim da TRT, que tinha como usuários lutadores como Vitor Belfort e Dan Henderson, além de Sonnen. “Quando [a TRT] foi proibida, eles não fizeram um bom trabalho ao instruir os atletas sobre qual era a melhor forma de abandonar a terapia”, avaliou. “Chael Sonnen chegou ao estágio de sua vida em que ele está casado e tentando ter filhos. Sua esposa está grávida. [Mas] Também acho que é culpa de Chael, porque ele deveria ter dito à comissão que precisava dessas substâncias para ter uma vida saudável.”

PUBLICIDADE:

O teste de Sonnen acusou as substâncias anastrozol e clomifeno, que estão presentes na lista de proibições da WADA, a Agência Mundial Antidoping. A primeira é considerada uma inibidora de aromatase, também aplicada após o uso de esteroides; já a segunda auxilia o aumento da produção de testosterona por parte do organismo.

Em entrevista dada pouco antes, Sonnen criticou o procedimento da NSAC. “Era algo que eu precisava para ter uma vida saudável. Então, basicamente, eles estão me dizendo que eu preciso escolher entre ser saudável ou ser um esportista. É um problema pessoal e eu não queria dividir isso com ninguém, mas eu estava tendo problemas de fertilidade”, defendeu-se.

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4