Conheça Sean O’Malley, atleta que calou críticos e conquistou cinturão no UFC 292

Protagonista do seu próprio show, 'Sugar' passou pelo Contender Series; doping e derrota, até alcançar sonhado posto de campeão dos galos

Sean O'Malley x Aljamain Sterling UFC 292 Instagram UFC

Sean O’Malley com o cinturão dos galos (Foto: Instagram/UFC)

Contratado via Contender Series em 2017, o lutador magro, habilidoso na luta em pé com golpes versáteis e convencido de seu talento, enfim chegou ao trono de campeão do UFC. Após dez aparições nos octógonos, Sean O’Malley se tornou o novo rei da categoria peso galo (até 61,2kg.) ao derrotar Aljamain Sterling, de maneira arrasadora, no UFC 292.

Para contar um pouco sobre O’Malley, a equipe do SUPER LUTAS relembrou trajetória de sucesso do norte-americano, que hoje é considerado ícone do UFC.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Sean O'Malley é campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @sugasean
Sean O'Malley x Aljamain Sterling UFC 292 Instagram UFC

Sean O’Malley e Tim Welch em 2015. Foto: Reprodução/Instagram@timwelchmt

Conhecido pelo seu técnico Tim Welch quando tinha 16 anos, O’Malley chamou a atenção pela garra e vontade apresentada desde cedo. Dois anos após primeiro encontro entre os parceiros de treino, o técnico convidou o atleta a fazer parte de seu time. Sem hesitar, ‘Sugar’, como é conhecido, economizou US$2 mil (R$ 5 mil aproximadamente na cotação atual), consertou seu carro e viajou rumo ao início do seu grande sucesso.

PUBLICIDADE:

Segundo Tim, O’Malley já sabia que um dia chegaria no topo do MMA. Apesar de chorar após treinos e gerar baixas expectativas nos treinadores, o atleta nunca deixou de retornar no dia seguinte para a academia.

Do Contender ao mundo: bem-vindos ao ‘Sugar Show’

Escalado para se apresentar no Contender Series, evento que atletas lutam diante de Dana White e concorrem a possível contratação para ingressarem no UFC, O’Malley mostrou ao presidente desde aquele dia para o que veio. Com nocaute arrasador sobre Alfred Khashakyan, o lutador de 23 anos encantou o mandatário e entrou para o maior evento de artes marciais mistas do mundo.

PUBLICIDADE:

Mancha na carreira? O’Malley suspenso por doping

Após estrear no Ultimate e alcançar duas vitórias seguidas, Sean O’Malley foi surpreendido com suspensão imposta pela Agência de Antidoping dos Estados Unidos (USADA). Na ocasião, o atleta afirmou que foi contaminado por suplemento e teve pena reduzida após cooperar e aceitar falha nos testes. Apesar da multa resultar em seis meses de afastamento, ‘Sugar’ ficou inativo durante quase dois anos, enquanto se aventurava em eventos de luta agarrada.

Fim da invencibilidade

Marlon Vera aplica nocaute em Sean O'Malley

M. Vera aplica nocaute em Sean O’Malley no UFC 252. Foto: Reprodução/Instagram

Embalado por 12 triunfos seguidos e sem nunca ter saboreado a derrota, O’Malley foi escolhido para enfrentar o maior desafio na carreira até então: Marlon Vera. Protagonistas de grande rivalidade na organização, os atletas se enfrentaram no UFC 252 e o equatoriano impôs primeiro revés no cartel do astro do Ultimate.

PUBLICIDADE:

Prejudicado após chute recebido na panturrilha, Sean afirmou que se apresentou contundido e alegou que vitória do rival foi ‘sorte’. Desde então, o lutador sempre ressalta que mentalmente segue invicto.

Redenção e rumo ao estrelato

Apesar da dificuldade em digerir a derrota, Sean O’Malley demonstrou ter preparado para lidar com contratempos. Recuperado do nocaute sofrido, o astro da organização retornou sete meses depois e engatou primeiro passo na corrida pelo cinturão. Após dominar Thomas Almeida, ‘Sugar’ se apresentou ser sem derrotado nas próximas quatro vezes até receber sonhada chance pelo título da divisão.

Contestado por não ter enfrentado maioria da elite da categoria, o norte-americano afirma saber que teve trajeto ‘facilitado’, mas reforça que vitória sobre Petr Yan (atual primeiro colocado no ranking na época) foi fator crucial para alcançar posto de desafiante ao título.

UFC 292: o novo rei dos galos chegou

Sean O’Malley aplica nocaute em Aljamain Sterling. Foto: Reprodução/Instargam

Apontado como grande azarão para o confronto, O’Malley tinha dura missão de enfrentar Aljamain Sterling. Campeão embalado por três defesas de cinturão consecutivas e até então, com estratégia desfavorável ao estilo de Sean, ‘Funk Master’ esbanjava confiança às vésperas do duelo.

Determinado a sair vitorioso, ‘Sugar’ afirmava durante promoção da luta que iria para matar ou morrer. Com sucesso em defender as quedas do campeão, o atleta conseguiu manter luta em seu habitat natural e protagonizou nocaute emblemático diante dos milhares de fãs na arena em Boston (EUA). Seis anos após contratação, O’Malley tornou campeão indiscutível do peso galo.

Leia Mais sobre: , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89