Com Sean Strickland como campeão, veja como fica o cenário do peso médio nos próximos meses

Com um novo reinado na categoria, o SUPER LUTAS fez uma projeção sobre os próximos compromissos do top-5 caso Israel Adesanya conquiste uma revanche imediata, ou não

S. Strickland recebe cinturão das mãos de D. White no UFC 293 (Foto: Twitter/@ufcfightpassbr)

A vitória de Sean Strickland sobre Israel Adesanya no UFC 293 abriu um cenário inédito e vasto de possibilidades que não era visto há muitos anos na divisão peso médio (até 83,9kg). Independente se a revanche imediata for concedida ou não ao nigeriano, as próximas rodadas da categoria que já foi liderada por Anderson Silva promete grandes confrontos e altas emoções.

Veja Também

Adesanya x Strickland fazem a luta principal do UFC 293. Foto: Reprodução/Instagram/@ufcespanolAdesanya x Strickland fazem a luta principal do UFC 293. Foto: Reprodução/Instagram/@ufcespanol
Sean Strickland é o novo campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/@ufc

Em caso de Strickland x Adesanya 2

Israel Adesanya x Sean Strickland 3. Foto:Reprodução/Twitter @ufc

I. Adesanya e S. Strickland se enfrentaram no UFC 293 (Foto: Twitter / @ufc)

PUBLICIDADE:

Na coletiva de imprensa após o UFC 293, Dana White disse que gostaria de ouvir Israel Adesanya e tentar entender o que aconteceu e os motivos da atuação apática do nigeriano diante de Strickland. Entretanto, o presidente do Ultimate deixou claro que vê com bons olhos uma revanche entre os dois lutadores e que irá trabalhar para que isso aconteça.

Caso a revanche seja confirmada, Paulo Borrachinha e Khamzat Chimaev passam a ter o provável title eliminator ameaçado. Os dois lutadores se enfrentam no UFC 294, programado para o dia 21 de outubro, e o vencedor pode ser obrigado a fazer mais uma rodada antes de lutar pelo cinturão. Ainda não existe sequer uma data planejada para o possível novo duelo entre Strickland e Adesanya.

PUBLICIDADE:

Inicialmente escalado para enfrentar Israel Adesanya no UFC 293, Dricus Du Plessis, se tornou um mistério para a organização. Na semana do evento, Dana White não escondeu o seu descontentamento com a recusa do sul-africano para o duelo com o então campeão e não garantiu que ele seja o próximo da fila pelo cinturão. O prospecto do peso médio também não divulgou detalhes de sua lesão e nem o tempo que precisará ficar afastado, o que deixou a empresa ainda mais incomodada com sua atitude.

Números dois e três do ranking, Robert Whittaker e Jared Cannonier pode entrar na ‘zona da confusão’ e se beneficiarem com o novo reinado na categoria. Com a indefinição de Dricus Du Plessis, ambos os lutadores, principalmente Cannonier que vem de duas vitórias seguidas, podem enfrentar o vencedor de Borrachinha x Chimaev ou até mesmo medirem forças em uma revanche, em caso de uma provável demora no imbróglio entre Strickland e Adesanya.

PUBLICIDADE:

Caso não haja revanche entre Strickland e Adesanya

P. Borrachinha (esq.) e K. Chimaev (dir.) se enfrentam no UFC 294. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Caso não ocorra a revanche imediata entre Sean Strickland e Israel Adesanya, o cenário não deve fugir do que todos já esperavam antes do UFC 293. O vencedor do esperado embate entre Paulo Borrachinha e Khamzat Chimaev, que se enfrentam no dia 21 de outubro, em Abu Dhabi (EAU), será o próximo desafiante da categoria e podem enfrentar o sempre ativo Strickland já nos primeiros meses de 2024.

Sem o peso de fazer uma luta valendo cinturão pela primeira vez desde fevereiro de 2019, Adesanya poderá se concentrar em colocar a casa em ordem e se preparar para o ‘acerto de contas’ com o sul-africano Dricus Du Plessis, com quem já chegou a trocar provocações até mesmo no octógono pós uma vitória do seu rival. O vencedor do embate lutaria pelo cinturão com quem triunfar no embate Strickland x Borrachinha/Chimaev.

PUBLICIDADE:

Nesse cenário, os integrantes do top-5 Whittaker e Cannonier terão que aceitar duelos de ‘alto risco e baixa recompensa’. Ambos terão que enfrentar algum atleta fora da elite da divisão para não correrem o risco de se afastarem uma nova disputa de cinturão.

A categoria seguirá andando também entre os ranqueados e prospectos, Brendan Allen (#10) enfrentará Paul Craig (#13) no dia 18 de novembro e o georgiano Roman Dolidze (#8) medirá forças contra Derek Brunson  (#7) quase um mês depois, no UFC 295.

Após um limbo causado pelo longo reinado de Adesanya, o cenário da divisão promete dar uma esquentada promete dar uma esquentada nos próximos meses. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88