AO VIVO

Assista o UFC Las Vegas 91, com esquadrão brasileiro em ação

UFC: Mario Yamazaki analisa polêmicas de arbitragem em lutas de Daniel Miojo e Valentina Shevchenko

Em entrevista ao SUPER LUTAS, ex-árbitro do UFC comenta as decisões dos árbitros Chris Tognoni e Herb Dean nas lutas do evento realizado no Noche UFC

 

O ex-árbitro do UFC Mario Yamasaki analisou as polêmicas envolvendo as lutas de Daniel Miojo e Valentina Shevchenko no Noche UFC, evento realizado no último sábado (16/9).

PUBLICIDADE:

Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, Yamasaki deu a sua opinião sobre as decisões dos árbitros Chris Tognoni e Herb Dean, que geraram controvérsia e protestos dos lutadores.

Veja Também

VÍDEO: Nocaute brutal em 7 segundos e gesto surpreendente marcam evento de MMA nos EUA. Foto: Reprodução/Twitter
UFC - Dana White em coletiva de imprensa após o UFC 290. Foto: Reprodução/YouTube @ufc

Daniel Miojo foi finalizado com uma guilhotina em pé por Edgar Chairez no primeiro round, mas alegou que não desmaiou e que Tognoni interrompeu a luta prematuramente.

PUBLICIDADE:

O brasileiro empurrou o árbitro e reclamou da decisão. Após revisar as imagens, a Comissão Atlética do México mudou o resultado da luta para “no contest” (sem resultado), alegando que houve uma falha na interpretação do árbitro.

Yamasaki comparou a situação de Miojo com a que ele viveu em 2017, quando interrompeu a luta entre Michael Chiesa e Kevin Lee, acreditando que Chiesa havia desmaiado no mata-leão de Lee. Na época, Yamasaki foi duramente criticado por fãs, lutadores e pelo presidente do UFC Dana White.

PUBLICIDADE:

“Eu acho que ele (Tognoni) se precipitou. Até pensei na minha polêmica com o Michael Chiesa. Se pega alguém no mata-leão, o lutador está se defendendo e, de repente, cai a mão, o que você pensa? ele amoleceu. Mas o Daniel Miojo foi diferente, ele estava em pé. Poderia ter deixado cair, como foi do Jon Jones contra o Lyoto Machida. Por experiência, eu deixaria. Mas ele deu uma titubeada, quis parar antes e deu no que deu”, disse Yamasaki.

Yamazaki comenta joelhadas ilegais em Valentina

Valentina Shevchenko tentou recuperar o cinturão dos pesos moscas (até 56,7kg.) diante de Alexa Grasso, mas saiu com um empate e perdeu a nova chance de voltar ao topo. A desafiante, no entanto, reclamou de algumas joelhadas ilegais na cabeça quando ela estava com três apoios no chão. Herb Dean não interveio na ação e deixou a luta continuar. Yamasaki comentou sobre as joelhadas ilegais da quirguiz e disse que é uma controvérsia difícil de julgar.

“Cada estado é diferente nas regras. Se você vê a sequência de joelhadas, umas pegaram na nuca e outras pegaram do lado. Algumas pegaram em diferentes locais. A mão de Valentina sobe e desce, não está totalmente no chão. Umas joelhadas devem ter pegado. A minha visão foi de uma câmera só. Mas você, como árbitro, como vai tirar um ponto de uma luta que vale o cinturão a não ser que fosse um trauma que ela tivesse caído ou um knockdown. Foi muito rápido. O Herb, na hora, deixou passar. Mas você tinha argumento para você parar”, afirmou Yamasaki.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88