Há três anos, Jan Blachowicz conquistava o cinturão do UFC e inaugurava ‘era do caos’ na divisão dos meio-pesados

Com o fim do reinado de Jon Jones, a categoria teve quatro campeões diferentes em três anos e dois abandonos de títulos por lesões, gerando diversas situações caóticas na divisão

J. Blachowicz vibra ao vencer D. Reyes no UFC 253. Foto: Reprodução/Instagram

No dia 26 de setembro de 2020, o polonês Jan Blachowicz nocauteava o norte-americano Dominick Reyes e conquistava o cinturão dos meio-pesados (até 93kg) no UFC 253. O que ninguém sabia naquele dia, era que a conquista do veterano europeu seria histórica não só pelo primeiro campeão inédito na categoria em nove anos, mas por inaugurar uma ‘era de caos’ no grupo que foi dominado por Jon Jones desde 2011 até então. Entenda a história.

Veja Também

A divisão que tinha um dono

J. Jones foi campeão dos meio-pesados por nove anos consecutivos. (Foto: Instagram @jonnybones)

PUBLICIDADE:

Entre 2011 e 2020, a divisão dos meio-pesados teve um rei absoluto. Considerado por muitos como o maior nome da história do esporte, Jon Jones varreu a categoria por nove anos seguidos e defendeu por 15 vezes o cinturão, recorde que até hoje jamais foi alcançado. Durante seu reinado, ‘Bones’ bateu nomes como Lyoto Machida, Vitor Belfort, Daniel Cormier e Glover Teixeira.

Desmotivado com a falta de grandes desafios,  Jones decidiu migrar para a divisão dos pesos pesados (até 120,2kg) em agosto de 2020 e deixou o cinturão vago. O que ‘Bones’ não sabia e que a sua mudança de categoria causaria o início de uma ‘era de caos’ no grupo até 93kg.

PUBLICIDADE:

O ‘primeiro campeão’

Jan Blachowicz (esq.) é ex-campeão dos meio-pesados. (Foto: Facebook @ufc )

No UFC 253, realizado em setembro de 2020, Jan Blachowicz nocauteava o então prospecto em ascensão Dominick Reyes e conquistava o cinturão dos meio-pesados. Com aproximadamente 37 anos na época, o polonês chocou os fãs ao chegar ao auge de sua carreira numa idade considerada avançada para um lutador de MMA.

PUBLICIDADE:

De forma surpreendente, Blachowicz conseguiu defender o seu título em março do ano seguinte. O campeão peso médio (até 83,9kg) subia de categoria buscando o duplo campeonato, porém, foi frustrado pelo jogo de quedas e a luta agarrada do polonês que mostrou ao nigeriano o porquê de existirem divisões de peso no esporte.

Em outubro de 2021, o reinado de Blachowicz chegava ao fim. Em sua segunda oportunidade de lutar pelo cinturão, o brasileiro Glover Teixeira finalizava o polonês no segundo round, no UFC 267 e assumia o trono da categoria aos 41 anos de idade.

O curto reinado de Glover

G. Teixeira (esq.) foi superado por J. Prochazka (dir.) no UFC 275. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

O reinado de Glover Teixeira nos meio-pesados durou ainda menos do que o de Jan Blachowicz. No UFC 275, realizado em junho de 2022, o brasileiro foi derrotado de forma frustrante pelo tcheco Jiri Prochazka. O ‘Glovão da Massa’ vencia o combate na decisão dos juízes após uma intensa guerra, porém, deixou o então desafiante pegar suas costas faltando pouco mais de 30 segundos para o fim, finalizá-lo com um mata leão e tomar o seu cinturão de forma inacreditável.

Empolgados com o duelo, a organização agiu rapidamente e casou a revanche para dezembro do mesmo ano, na luta principal do UFC 282. Entretanto, faltando poucos dias para o evento, Prochazka sofreu uma grave lesão no ombro e precisaria se afastar por tempo indeterminado das atividades. Mostrando bom senso, o lutador tcheco abriu mão do cinturão que ficou sem dono temporariamente.

Escalados para o card principal do mesmo UFC 282, em dezembro de 2022, Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev lutariam pelo então cinturão vago. Entretanto, após 25 minutos de um combate morno, os juízes decretaram empate e o título seguiria sem dono. Após o evento, Dana White se mostrou bastante irritado, criticou os dois lutadores e disse que o posto de rei da categoria seria decidido no UFC 283, no Rio de Janeiro, entre Glover Teixeira e Jamahal Hill.

Jamahal Hill toma o cinturão em solo brasileiro

G. Teixeira foi derrotado por J. Hill no UFC 283 (Foto: Instagram /UFC Español)

O UFC 283 marcava o retorno da organização ao Rio de Janeiro após mais de três anos. Na luta principal, Glover buscaria retomar o cinturão dos meio-pesados contra Jamahal Hill diante de uma Jeunesse Arena lotada. Entretanto, o que se viu foi uma surra do norte-americano, que massacrou o ‘Glovão’ por cinco rounds e chegou ao auge de sua carreira com uma atuação irretocável.

Entretanto, seguindo a ‘era do caos’, Hill não conseguiu fazer nenhuma defesa de cinturão. Pouco mais de seis meses após conquistar o título, Jamahal anunciou que sofreu uma grave lesão no tendão de aquiles e, seguindo o exemplo de Jiri Prochazka, abandonou o seu reinado para não atrapalhar o andamento da categoria.

O cinturão fica vago mais uma vez

J. Prochazka irá enfrentar A. Poatan no UFC 295 (Foto: Reprodução/Montagem SL)

Com a lesão de Jamahal Hill, o cinturão dos meio-pesados ficou vago novamente e será disputado por dois atletas especialistas na trocação. No UFC 295, programado para o dia 11 de novembro, o ex-campeão Jiri Prochazka irá enfrentar o brasileiro Alex Poatan na luta co-principal do espetáculo. O espetáculo será realizado no lendário ginásio do Madison Square Garden, em Nova York.

Será que o novo campeão conseguirá escapar da ‘maldição dos meio-pesados’?

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89