Com a chegada do Bellator 300, relembre momentos que marcaram a história da maior concorrente do UFC

Criada em 2008, companhia presidida por Scott Coker atinge marca emblemática dentro do MMA

Cinturão do Bellator

Bellator é a maior concorrente do UFC no MMA. Foto: Reprodução/Instagram

Criada em 2008, a maior concorrente do UFC faz história neste sábado (7). Em San Diego (EUA), acontece o Bellator 300, evento que presenteia os fãs com três disputas de cinturão em show com 16 confrontos programados. Campeões na companhia, Usman Nurmagomedov, Cris Cyborg e Liz Carmouche defendem seus títulos em espetáculo que marca época no MMA.

Veja Também

Cris Cyborg Bellator 300

Cimentado no mundo dos esportes como uma das maiores promotoras de desafios nas artes marciais mistas em todos os tempos, o Bellator já agraciou os espectadores com momentos marcantes no esporte. Para valorizar o acontecimento expressivo, o SUPER LUTAS reuniu episódios que ampliaram o legado da organização e permanecem no imaginário dos apaixonados pela modalidade.

PUBLICIDADE:

1 ) Encontro de lendas no cage

Royce (esq.) e Ken (dir.) se enfrentaram no Bellator. Foto: Divulgação

1.1)  Um dos grandes responsáveis pela inserção da modalidade para os fãs, Royce Gracie, vencedor da primeira edição do UFC, quando a empresa apresentava cards em forma de torneios, calçou as luvas da empresa. Em 2016, perto dos seus 50 anos, a lenda brasileira retornou ao MMA para uma superluta.

PUBLICIDADE:

No Bellator 149, o ícone do jiu-jitsu teve reencontro com Ken Shamrock, seu grande rival dos anos 1990. À época, a disputa entre os veteranos contava com um triunfo para o tupiniquim e um empate. Na nova luta, Gracie levou a melhor, superando o adversário por nocaute ainda no primeiro round.

1.2) Wanderlei Silva x Chael Sonnen

Fenômeno do Pride nos anos 2000, Wanderlei Silva foi outra estrela a calçar as luvas do Bellator. Após passagem apagada pelo UFC, o ‘Cachorro Louco’ decidiu mudar de ares e, em 2017, topou o desafio de ‘acertar as contas’ com Chael Sonnen, rival com quem teve briga ‘à vera’ nos bastidores do TUF (The Ultimate Fighter) Brasil 3.

Como a aguardada luta entre os atletas não aconteceu no UFC, Scott Coker e sua equipe decidiram ‘comprar a ideia’ e escalou os veteranos para um embate. No Bellator 180, o norte-americano acabou levando a melhor diante do ícone brasileiro, e venceu o curitibano na decisão unânime dos juízes.

1.3) Wanderlei Silva x Rampage Jackson 4

O desafio contra Sonnen não foi o único ‘acerto de contas’ de Wanderlei Silva promovido pelo Bellator. Na temporada 2018, o brasileiro assinou o contrato para travar sua quarta luta diante de Quinton ‘Rampage’ Jackson, um dos grandes adversários nos tempos do Pride e protagonista, junto ao curitibano, de uma das maiores rivalidades na história do MMA.

No quarto encontro, o cenário era desfavorável ao brasileiro. Com Jackson em visível vantagem física, Wand acabou vítima dos punhos afiados do oponente e foi a nocaute no segundo round.

O desafio, que empatou o desafio entre as lendas, representou a última apresentação de Silva nas artes marciais mistas.

1.4) Kimbo Slice x Dada 5000

Embora não se trate de duas referências para a história no MMA, Kimbo Slice e Dada 5000 podem ser adicionados à lista. Famosos por promoverem confrontos e também se apresentarem em duelos nos quintais dos subúrbios dos Estados Unidos nos anos 2000, os ‘lutadores de rua’ protagonizaram um evento do Bellator.

Para o embate, o clima era de tensão total, já que o estilo agressivo e de pavio curto de ambos favorecia o ambiente de animosidade. Inimigos públicos, os protagonistas do Bellator 149 sequer foram autorizados a comparecerem à coletiva de imprensa promocional para o show.

Para evitar uma possível confusão, os lutadores ficaram frente a frente apenas no momento da luta, que, apesar da grande expectativa, decepcionou. Logo nos segundos iniciais, tanto Kimbo quanto Dada deram sinais de cansaço, o que chocou os espectadores que aguardavam uma ‘guerra’.

Inicialmente, o embate acabou via nocaute, favorecendo Slice. No entanto, o norte-americano acabou flagrado em exame antidoping e o resultado foi revertido para ‘no contest’.

O desafio, no entanto, ganhou tons de tragédia após o anúncio oficial. Superado inicialmente, Dana foi conduzido diretamente ao hospital e, no caminho, teve uma parada cardíaca. O atleta foi reanimado, mas passou semanas internado.

Antigo representante do UFC, Kimbo assustaria os fãs meses depois. Após se apresentar em fevereiro, em junho, o atleta faleceu devido a complicações cardíacas.

2) A rivalidade entre Patrício Pitbull e AJ McKee

P. Pitbull (esq.) derrotou A. McKee (dir.) no Bellator 277. Foto: Reprodução/Instagram

Considerado o maior nome na história do Bellator, Patrício Pitbull conquistou uma trajetória brilhante na organização. Primeiro atleta a conquistar dois cinturões da empresa (penas e leves), o lutador, no entanto, conheceu um dos grandes rivais de sua carreira nos últimos anos.

Em 2021, o potiguar reinava absoluto na divisão até 65,7kg. e ostentava série invicta de sete apresentações. No dia 31 de julho daquele ano, porém, o tupiniquim foi escalado para encarar o maior nome já revelado pela companhia presidida por Scott Coker: AJ McKee.

Alto e forte para a categoria, o norte-americano esbanjava confiança e gritava a ‘todos os ventos’ que bateria a estrela brasileira. Após promessa, o lutador acabou cumprindo a afirmação ao finalizar o então campeão no primeiro round e afivelou o cinturão dos penas.

Cerca de nove meses depois, Patrício chegava à sua merecida revanche imediata. No novo encontro, Pitbull levou a melhor sobre o adversário e, atuando de forma estratégica, bateu o rival na decisão unânime dos juízes, reassumindo o topo da categoria.

Uma terceira luta chegou a ser ventilada pela empresa. AJ, no entanto, se mostrou reticente à possibilidade, já que admitia publicamente problemas para bater o limite exigido para o peso pena.

Hoje, McKee compete entre os leves. Pitbull, por sua vez, segue ‘intocável’ no topo da divisão até 65,7kg.

3) Aposentadoria de Fedor Emelianenko

Ryan Bader (esq.) derrotou Fedor Emelianenko (dir.) em luta disputada em 2019. Foto: Reprodução/Instagram

Famosa por respeitar o legado de ícones do MMA, o Bellator foi palco para a aposentadoria de um dos melhores lutadores de todos os tempos. Referência na modalidade, Fedor Emelianenko atravessou gerações no esporte e conquistou o respeito de fãs ao redor do mundo.

Profissional no MMA desde 2000, a lenda russa foi presenteada com uma disputa de cinturão em seu último compromisso no esporte. Aos 46 anos, o combatente subiu no cage pela última vez e mediu forças com Ryan Bader, detentor do título dos pesados (até 120,2kg.).

Longe do seu auge, Fedor não conseguiu repetir as boas atuações que o tornaram mundialmente conhecido. Lento e com reflexos abaixo do esperado, o astro sucumbiu via nocaute ainda no primeiro round.

Mesmo com tropeço na despedida, Emelianenko deixou o esporte com um currículo de respeito. Entre as vítimas conquistadas ao longo de mais de 20 anos de competição, constam nomes como Rodrigo Minotauro, Mark Coleman, Kevin Randleman, Mirko Cro Cop e Quinton Jackson.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89