Além de Charles do Bronx, relembre lutadores que desfalcaram disputas de cinturão no UFC

Antes de Charles do Bronx, nomes como José Aldo, Jon Jones e Amanda Nunes já desfalcaram eventos do Ultimate

Na última semana, a comunidade do MMA foi impactada com a notícia da saída de Charles do Bronx do card do UFC 294, no qual enfrentaria Islam Makhachev pelo cinturão dos leves (até 70,3kg), por conta de um corte no supercílio sofrido na última sessão de sparring antes do embarque para Abu Dhabi, onde ocorre o evento. Com a lesão sofrida restando apenas 11 dias de antecedência, o brasileiro acabou substituído por Alexander Volkanovski.

Desfalques em disputas de cinturão às vésperas de um evento não é, no entanto, algo inédito se tratando de UFC. Por isso, o SUPER LUTAS relembra dez vezes em que lutas por título foram canceladas ou adiadas em cima da hora.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Paulo Borrachinha exibe braço enfaixado após cirurgia. Foto: Reprodução/Instagram

Dan Henderson x Jon Jones (UFC 151: 01/09/2012)

Lesão de Dan Henderson culminou no cancelamento de evento do UFC (Foto: Divulgação)

O primeiro caso da lista é o que teve a consequência mais severa. Semanas antes do aguardado UFC 151, Dan Henderson, que enfrentaria Jon Jones pelo cinturão dos meio-pesados (até 93kg) sofreu uma lesão no joelho e precisou deixar o card. Chael Sonnen foi chamado às pressas para substituir ‘Hendo’, mas Jones não aceitou a mudança de adversário e o evento acabou cancelado por Dana White.

PUBLICIDADE:

José Aldo x Frankie Edgar (UFC 153: 13/10/2012)

José Aldo em encarada com Frankie Edgar antes do UFC 156 (Foto: UFC)

No mês seguinte ao cancelamento do UFC 151, foi a vez do UFC 153 sofrer um duro golpe. José Aldo, que defenderia o título dos penas (até 65,7kg) contra Frankie Edgar no terceiro evento no Rio de Janeiro, sofreu um acidente de moto semanas antes da luta. Com isso, o ‘Campeão do Povo’ desfalcou o card e a disputa de cinturão com Edgar foi transferida para o UFC 156, cerca de quatro meses depois, em Las Vegas.

PUBLICIDADE:

Renan Barão x TJ Dillashaw (UFC 177: 30/08/2014)

Encarada entre TJ Dillashaw e Renan Barão. Foto: Divulgação

Três meses após perder o cinturão naquela que à época foi considerada uma das maiores ‘zebras’ da história contra TJ Dillashaw, Renan Barão estava pronto para enfrentar o rival em revanche imediata no UFC 177. Na véspera do evento, no entanto, o potiguar passou mal durante o corte de peso e precisou deixar o card. O Ultimate agiu rápido e escalou Joe Soto, que faria a luta de abertura do evento, para substituir o ex-campeão e lutar pelo título.

José Aldo x Conor McGregor (UFC 189: 11/07/2015)

J. Aldo (esq.) terminou derrotado por C. McGregor (dir.) no confronto em 2015. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

O incidente antes do UFC 153 não foi o único envolvendo José Aldo e lutas pelo título. O mais famoso deles, inclusive, ocorreu na preparação para a tão aguardada luta contra Conor McGregor, no UFC 189, quando o brasileiro acabou lesionando a costela em um treino restando, assim como no caso de Charles do Bronx, 11 dias para o combate. Com a lesão do então campeão, Conor McGregor duelou com Chad Mendes pelo título interino e conquistou seu primeiro cinturão.

Rafael dos Anjos x Conor McGregor (UFC 196: 05/03/2016)

R. Dos Anjos (esq.) e C. McGregor (dir.) se enfrentariam no UFC 196. Foto: Reprodução/Instagram

No ano seguinte, o já campeão linear dos penas Conor McGregor enfrentaria outro brasileiro pelo cinturão dos leves (até 70,3kg): Rafael dos Anjos. Novamente restando 11 dias para o combate, assim como foi com Charles do Bronx e José Aldo, o campeão dos leves sofreu uma fratura no pé e precisou deixar o card do UFC 196. Com isso, o Ultimate escalou Nate Diaz para enfrentar e derrotar McGregor em duelo nos meio-médios (até 77,1kg).

Chris Weidman x Luke Rockhold (UFC 199: 04/06/2016)

Weidman e Rockhold fariam revanche no UFC 199. Foto: Reprodução

Também em 2016, o ex-campeão dos médios (até 83,9kg) Chris Weidman enfrentaria Luke Rockhold em revanche pelo cinturão da categoria no UFC 199, mas sofreu uma lesão no pescoço semanas antes do evento. O escolhido para substituí-lo foi Michael Bisping, que derrotou Rockhold protagonizando uma das grandes zebras da história da organização.

Jon Jones x Daniel Cormier (UFC 200: 09/07/2016)

Revanche esperada para o UFC 200 não aconteceu (Reprodução Faebook Daniel Cormier)

A bruxa estava solta no ano de 2016. Nem o histórico UFC 200 escapou. A icônica edição teria como luta principal a revanche entre Jon Jones e Daniel Cormier pelo título dos meio-pesados (até 93kg). Restando apenas três dias para o card, no entanto, Dana White anunciou que ‘Bones’ havia falhado em um exame antidoping e retirado do card. Anderson Silva substituiu Jones e acabou derrotado por Cormier em luta não válida pelo cinturão.

Amanda Nunes x Valentina Shevchenko (UFC 213: 08/07/2017)

A. Nunes derrotou V. Shevchenko em duas oportunidades. (Foto: Reprodução/Facebook UFC)

O MMA feminino também já foi afetado por cancelamentos repentinos. Em 2017, Amanda Nunes defenderia o título do peso galo (até 61,2kg) contra Valentina Shevchenko no UFC 213, mas passou mal durante o processo de corte de peso e a luta precisou ser adiada para o UFC 215, dois meses depois.

Tony Ferguson x Khabib Nurmagomedov (UFC 223: 07/04/2018)

K. Nurmagomedov (esq.) e T. Ferguson (dir.) fazem encarada em 2018. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Protagonistas de uma das maiores rivalidades mesmo sem nunca terem se enfrentado no octógono, Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson tiveram cinco duelos cancelados, mas um deles se destaca. Restando seis dias para o UFC 223, já na quarta tentativa de se enfrentarem, Tony Ferguson tropeçou em um cabo dentro de um estúdio de TV, rompeu ligamentos do joelho e precisou ser substituído por Max Holloway.

Max Holloway x Khabib Nurmagomedov (UFC 223: 07/04/2018)

Holloway (esq.) entraria no lugar do lesionado Ferguson e encara Khabib (dir.) no UFC 223.. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Problema resolvido? Nada disso. Substituto de Tony Ferguson, Max Holloway acabou tendo a participação no evento vetada pela Comissão Atlética de Nova York, que julgou perigoso o processo de corte de peso em pouco tempo pelo qual o havaiano passaria. Com isso, Al Iaquinta acabou escalado para enfrentar Khabib Nurmagomedov, que venceu o duelo e conquistou o cinturão dos leves (até 70,3kg).

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88