Caso Johnny Walker: relembre lutas no UFC que tiveram resultados influenciados por joelhadas ilegais

Vítima de ação polêmica de Magomed Ankalaev, brasileiro vivenciou situação decepcionante no UFC 294; relembre outros episódios

P. Yan (dir.) e A. Sterling (esq.) tocam luvas antes de luta no UFC 259. Foto: Reprodução/Instagram

Inserido em uma das lutas mais importantes do UFC 294, Johnny Walker viveu episódio decepcionante no maior desafio de sua carreira como profissional no MMA. Vítima de joelhada ilegal logo no início do confronto contra Magomed Ankalaev, o brasileiro viu o sonho de disputar o cinturão dos meio-pesados (até 93kg.) se distanciar após ‘lambança’ da equipe médica. Depois de interrupção polêmica e precipitada, o embate acabou em ‘no contest’.

Veja Também

O caso envolvendo Walker não é isolado dentro do Ultimate. O SUPER LUTAS, então, relembra momentos em que desafios tiveram seus desfechos influenciados por joelhadas ilegais.

PUBLICIDADE:

1) Petr Yan contra Aljamain Sterling

A. Sterling (esq.) é anunciado o vencedor após a desqualificação de P Yan (dir.). Foto: Reprodução/Instagram

Provavelmente, o episódio envolvendo o cinturão dos galos (até 61,2kg.) seja o caso mais emblemático no que diz respeito a tal infração. O ano era 2021 e o então campeão russo buscava defesa de título contra o norte-americano.

PUBLICIDADE:

Tudo caminhava bem para que o detentor do título mantivesse o trono, até o momento trágico para Yan e seus fãs. No quarto round, após controlar grande parte do embate, o russo acabou atingindo o adversário com joelhada ilegal limpa na cabeça. Imediatamente, Sterling acusou a ação.

Considerando o golpe como intencional, Petr acabou desclassificado e teve seu cinturão retirado.

2) Michel Pereira contra Diego Sanchez

D. Sanchez (esq.) após vitória sobre M. Pereira (dir.). Foto: Reprodução/Instagram @diegonightmaresanchezufc

Em 2020, Michel Pereira buscava se recuperar da primeira derrota sofrida desde sua estreia no UFC. Pela frente, o ‘Paraense Voador’ tinha o veteraníssimo Diego Sanchez. Com performance segura e agressiva, o brasileiro não tomava conhecimento do oponente e encaminhava uma vitória fácil na carreira.

No último round, no entanto, o tupiniquim acabou lançando uma joelhada ilegal, que forçou a paralização temporária do embate. Sem condições de seguir no embate, Sanchez fez valer a regra e desistiu do compromisso, sendo declarado vencedor por desqualificação do oponente.

3) Greg Hardy  contra Allen Crowder

G. Hardy era promessa para o peso pesado do UFC. Foto: Reprodução/Intagram @greghardyjr

Cercado de expectativas e polêmicas, Greg Hardy causou logo em sua estreia no UFC. Antiga promessa do peso pesado (até 120,2kg.), o ex-NFL chegava ao Ultimate com histórico de violência doméstica e tentava limpar sua imagem junto aos fãs de esportes.

No debute ocorrido em 2019, porém, o atleta acabou sendo punido no confronto contra Allen Crowder. Com uma joelhada ilegal, o norte-americano levou o rival a ‘nocaute’ e acabou desqualificado na sequência.

4) Luiz Cané x James Irvin

Luiz Cané em atuação no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Assim como Hardy, o brasileiro Luiz Cané viveu estreia anticlimática no UFC. Em 2007, o atleta debutou na companhia contra James Irvin.

O desafio, no entanto, acabou durando menos de dois minutos. No primeiro round, o tupiniquim acabou atingindo o oponente com uma joelhada ilegal e acabou desclassificado.

5) Rodrigo Kazula contra  Brok Weaver

Rodrigo Vargas em apresentação no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Em 2020, Rodrigo Kazula cumpria seu segundo desafio com as luvas do Ultimate e buscava o primeiro triunfo na empresa. O lutador, no entanto, teve o resultado positivo adiado após contundir o adversário com uma joelhada ilegal no fim do assalto inicial.

Com a ação, o mexicano acabou desqualificado.

6) Maximo Blanco contra Akira Corassani

Maximo Blanco (esq.) em luta no UFC. Foto: Divulgação/UFC

Na temporada 2013, Maximo Blanco cometeu a infração que levou Akira Corassani direto ao hospital. Com apenas 25 segundos de confronto, o combatente atingiu o oponente com joelhada ilegal e recebeu a desqualificação.

Em atendimento a Corassani, foi constatado que o atleta sofreu cinco fraturas na região nasal.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89