Sucesso ou fracasso? Como Deiveson Figueiredo, relembre ex-campeões do UFC que mudaram de categoria

De sucesso a fracasso: relembre como se saíram outros ex-campeões do UFC em suas primeiras lutas nas novas categorias

Deiveson Figueiredo está perto de estreia nos pesos galos. Foto: Reprodução/Instagram

Deiveson Figueiredo está perto de estreia nos pesos galos. Foto: Reprodução/Instagram

Mudar de categoria é um desafio para qualquer lutador de MMA, mas para os ex-campeões do UFC, a pressão é ainda maior. Eles precisam provar que ainda têm condições de brilhar no octógono, enfrentando adversários de alto nível e adaptando-se a novas realidades de peso e altura. O próximo a fazer um grande desafio em sua trajetória é Deiveson Figueiredo.

Veja Também

O brasileiro, que é ex-campeão peso mosca (até 56,7kg.), faz estreia nos pesos galos (até 61,2kg.) diante de Rob Font no UFC Austin do próximo sábado (2/11).

PUBLICIDADE:

Neste especial, o SUPER LUTAS relembra como foram os debutes de alguns ex-campeões do UFC em novas categorias e quais foram os resultados.

José Aldo

Com sete defesas de título bem-sucedidas, José Aldo se consagrou como o maior campeão da história do peso pena (65,7kg.). Em 2019, contudo, o manauara resolveu descer para o peso galo (61,2kg.), em busca de uma nova chance de conquistar o cinturão.

PUBLICIDADE:

Sua estreia foi contra o compatriota Marlon Moraes, em dezembro de 2019, no UFC 245. Aldo fez uma luta equilibrada, mas acabou perdendo por decisão dividida dos juízes, em um resultado polêmico. Muitos analistas e fãs consideraram que o ex-campeão venceu o combate.

PUBLICIDADE:

Kamaru Usman

O mais recente da lista é Kamaru Usman, que assumiu a responsabilidade de substituir Paulo Borrachinha no UFC 294 e enfrentou o invicto Khamzat Chimaev em sua estreia nos pesos médios depois de perder o cinturão – e a revanche – dos meio-médios para Leon Edwards.

O nigeriano, que teve marcou época na divisão até 77kg. sofreu no primeiro round, mas mostrou equilíbrio no decorrer da luta, sendo derrotado apenas na decisão unânime dos juízes.

PUBLICIDADE:

Jon Jones

Jon Jones foi o campeão mais jovem da história do UFC, conquistando o cinturão dos meio-pesados (93kg.) aos 23 anos. Ele defendeu o título oito vezes, até ser destituído por problemas fora do octógono. Depois de retornar e recuperar o cinturão, o Bones o abdicou em 2020, em meio a uma disputa salarial com a organização.

Jon anunciou sua subida para o peso-pesado (120,2kg.), onde esperava enfrentar o campeão Francis Ngannou. No entanto, o UFC não aceitou suas exigências financeiras e escalou Ciryl Gane para a disputa do título. Jones, então, fez sua estreia na nova categoria contra o francês no UFC 285, em março de 2023. Ele usou sua envergadura e sua movimentação para evitar os golpes de Gane e finalizar com uma guilhotina ainda no primeiro round.

BJ Penn

Um dos lutadores mais brilhantes e explosivos da história dos pesos leves (até 70,3kg.), BJ Penn se tornou, também, campeão dos meio-médios (até 77kg.) em sua época de auge. Porém, após anos de bagagem e quilometragem, com três derrotas seguidas, o havaiano decidiu cortar duas categorias para competir nos pesos penas (até 65,7kg.).

A experiência não foi boa. Diante de Yair Rodriguez, o lutador acabou superado por nocaute técnico no segundo round. O duelo aconteceu em janeiro de 2017.

Frankie Edgar

Conhecido por sua garra, sua resistência e sua capacidade de se recuperar de situações adversas, Frankie Edgar foi o campeão dos leves (até 70,3kg.) do UFC, tendo vencido nomes como BJ Penn e Gray Maynard. Ele, inclusive, era um dos lutadores mais populares entre os fãs.

Sua estreia nos penas (65,7kg.) foi contra José Aldo, em fevereiro de 2013, no UFC 156. Edgar desceu de categoria após perder o cinturão dos leves para Benson Henderson e tentou conquistar títulos em duas divisões do UFC. No entanto, ele não conseguiu superar o brasileiro e perdeu por decisão unânime.

https://twitter.com/i/status/1254426256373932032

Lyoto Machida

O primeiro lutador a ter um estilo baseado no caratê, que lhe rendeu o apelido de “O Dragão”, foi Lyoto Machida. Ele foi o campeão dos meio-pesados do UFC, sendo o primeiro lutador a derrotar lendas como Rashad Evans, Mauricio Shogun e Randy Couture. O brasileiro era famoso por sua defesa impecável e seus contra-ataques precisos.

Machida desceu de categoria após intercalar entre vitórias e derrotas, incluindo um revés para Jon Jones. Ele impressionou em sua estreia, nocauteando Muñoz com um chute na cabeça no primeiro round.

Outros lutadores que também fizeram caminhos parecidos foram Mauricio Shogun, Miesha Tate, Jéssica Bate-Estaca, Johnny Hendricks e Rose Namajunas.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88