Netto BJJ vence interminável Clay Guida em batalha de veteranos no UFC Austin

Brasileiro vive ‘guerra’ parelha com ícone da organização e vence duelo na decisão unânime dos juízes

Netto BJJ vence no Ultimate

Netto BJJ em vitória no UFC Austin. Foto: Reprodução/Instagram

No confronto entre veteranos do Ultimate, melhor para o Brasil. Em luta de destaque no UFC Austin, realizado neste sábado (2), nos Estados Unidos, Netto BJJ viveu verdadeira batalha contra Clay Guida. Em confronto marcado pelo equilíbrio, o tupiniquim levou a melhor, faturando o triunfo na decisão unânime dos juízes.

O resultado positivo faz com que o brasileiro respire aliviado na organização. Antes de encarar  Guida, Netto acumulava três reveses nos últimos cinco embates.

PUBLICIDADE:

Ícone do UFC, Guida continua sem encontrar a estabilidade na empresa. Representante da organização desde 2006, o membro do ‘Hall da Fama’ de 41 anos somou o segundo tropeço consecutivo, algo que não acontecia desde 2020.

Batalha de veteranos

A luta começou com Guida tomando a iniciativa com um chute baixo seguido de um direto. O brasileiro economizava nos ataques e aguardava o melhor momento para golpear. Os lutadores encontravam dificuldades com a distância e lançavam ataques no vazio. Enquanto Clay apostava nas combinações, Netto era contido. Perto do minuto final, BJJ conectou um upper limpo no queido de Guida, que dobrou os joelhos acabou castigado com ataques na cabeça. O norte-americano conseguiu ficar de pé, mas Netto continuou pressionando. O round acabou com vantagem do tupiniquim.

PUBLICIDADE:

No segundo round, BJJ tinha postura cautelosa, e apostava nos contragolpes. Ainda no primeiro minuto, Clay arriscou uma queda, mas acabou caindo em posição de desvantagem. Por cima, o brasileiro magoava o rival no ground and pound. Guida conseguiu ficar de pé e descontou com um direto. Quase na metade da etapa, Clay entrou em queda, mas deixou o pescoço exposto. BJJ arriscou uma guilhotina, mas o norte-americano acabou conseguindo escapar da posição justa. O confronto voltou a ser disputado de pé e Guida pressionava o brasileiro contra as grades. Na reta final, Clay conseguiu derrubar Netto, mas o tupiniquim se levantou na sequência. Perto de acabar o round, o norte-americano continuava pressionando e não dava espaço para o adversário.

O último assalto começou com Guida lançando chutes e jabs no corpo do brasileiro. Netto atacava na longa distância e caminhava para trás. O norte-americano tomava a iniciativa do embate. Com quase dois minutos passados, BJJ surpreendeu com um chute alto limpo na cabeça do oponente, mas Clay não acusou o ataque. Perto do minuto final, Netto buscou o pescoço de Guida, mas a experiência do norte-americano falou mais alto. No minuto final, os lutadores alternavam tentativas de quedas. No fim do embate, BJJ tentou encaixar uma guilhotina, mas Guida conseguiu se defender bem. A etapa acabou com os atletas trocando ataques próximos às grades.

PUBLICIDADE:

Kelvin Gastelum é finalizado em retorno aos meio-médios

Kelvin Gastelum foi superado no UFC Austin. Foto: Reprodução/Instagram

De volta à divisão dos meio-médios (até 77,1kg.) após oito anos, Kelvin Gastelum teve apresentação frustrante no retorno. Adversário de Sean Brady no card principal, o ex-desafiante ao cinturão interino dos médios (até 83,9kg.) foi anulado pelo rival e sucumbiu no terceiro round. O campeão do TUF (The Ultimate Fighter) foi superado via finalização (kimura).

O revés devolve Gastelum à zona de risco. O atleta, que, em caso de vitória, poderia ocupar lugar no top 10 dos meio-médios, agora soma seis tropeços nas últimas oito apresentações.

PUBLICIDADE:

Destaque na categoria liderada por Leon Edwards, Brady voltou a vencer. O triunfo diante de Kelvin acontece pouco mais de um ano depois da derrota contra Belal Muhammad, que representou o primeiro revés como profissional no MMA.

Dustin Stoltzfus finaliza e respira aliviado no UFC

Dustin Stoltzfus finalizou Punahele Soriano no UFC Austin. Foto: Reprodução/Twitter @UFCNews

Com trajetória irregular no UFC, Dustin Stoltzfus ganhou sobrevida na organização. Adversário de Punahele Soriano, o peso médio (até 83,9kg.) teve performance convincente e levantou o público com uma vitória na via rápida. Com finalização (mata-leão), o atleta chegou ao triunfo no segundo round.

O resultado positivo alivia a situação de Stoltzfus no Ultimate. Antes da vitória, o lutador acumulava quatro tropeços em cinco compromissos na empresa.

Superado no UFC Austin, Soriano se complicou. O combatente, agora, soma quatro reveses nos últimos cinco desafios.

Resultados do UFC Austin

CARD PRINCIPAL 

Peso leve (até 70,3kg): Arman Tsarukyan derrotou Beneil Dariush por nocaute a 1m04s do R1

Peso leve (até 70,3kg): Jalin Turner derrotou Bobby Green por nocaute a 2m49s do R1

Peso galo (até 61,2kg): Deiveson Figueiredo derrotou Rob Font na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso meio-médio (até 77,1kg): Sean Brady finalizou Kelvin Gastelum com uma kimura a 1m43s do R3

Peso leve (até 70,3kg): Netto BJJ derrotou Clay Guida na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg): Dustin Stoltzfus finalizou Punahele Soriano com um mata-leão a 4m10s do R2

CARD PRELIMINAR 

Peso galo (até 61,2kg): Miesha Tate finalizou Julia Avila com um mata-leão a 1m15s do R3

Peso médio (até 83,9kg): Cody Brundage derrotou Zachary Reese por nocaute a 1m49s do R1

Peso leve (até 70,3kg): Drakkar Klose derrotou Joe Solecki por nocaute a 1m41s do R1

Peso meio-pesado (até 93kg): Rodolfo Bellato derrotou Ihor Potieria por nocaute técnico a 4m17s do R2

Peso meio-médio (até 77,1kg): Jared Gooden derrotou Wellington Turman por finalização (mata-leão) a 1min11s do R2

Peso mosca (até 56,7kg): Veronica Hardy derrotou Jamey-Lyn Horth na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Estatísticas do UFC Austin

Quer ganhar uma luva autografada por Charles do Bronx?

O SUPER LUTAS e a Roobet fazem um sorteio e você não precisa gastar nada para participar.

Clique aqui para acessar o link, preencha seus dados, leia o regulamento e boa sorte.

Risco para Charles do Bronx no UFC?

Leia Mais sobre: , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4 Resultados do PFL x Bellator Resultados do UFC 298 Resultados do UFC Las Vegas 86