Como as provocações de Tom Aspinall podem ser o combustível que Jon Jones precisa para seguir no MMA

Após abandonar o jeito bom moço e atacar o campeão linear, o dono do cinturão interino pode ser a 'fagulha' que Jones precisava para seguir com sua vitoriosa carreira após enfrentar Stipe Miocic

T. Aspinall e J. Jones são os atuais campeões dos pesados (Foto: Montagem/SUPER LUTAS)

Desde que venceu Ciryl Gane no UFC 285 e conquistou o cinturão dos pesados (até 120,2kg), Jon Jones deixou claro que só tinha mais um grande objetivo antes de se aposentar do esporte: bater Stipe Miocic, maior nome da história da divisão no Ultimate. Entretanto, as recentes provocações de Tom Aspinall, campeão interino da categoria, podem fazer a lenda do MMA esticar a sua carreira por mais alguns anos.

Veja Também

Ultimate promoveu o UFC Rio no Cristo Redentor (Foto: Instagram/UFC)

Em agosto de 2023, em entrevista ao podcast ‘Overdogs’, Jones elogiou Tom AspinallSergei Pavlovich e outros jovens da divisão, mas afirmou que um possível duelo com a ‘nova geração’ acrescentaria pouco ou quase nada ao seu cartel, que possui nomes como Lyoto Machida, Daniel Cormier, Vitor Belfort e outras lendas do esporte.

PUBLICIDADE:

“No que diz respeito a lutadores mais jovens, eu olho para caras como Aspinall e Pavlovich. Não me interpretem mal, eles são incríveis, estão detonando os adversários no primeiro round, mas, à medida que envelheço, tenho de olhar para isso como um negócio e não apenas falar por orgulho. Tenho de falar do meu legado e como uma empresa. Se os fãs hardcore sabem quem são esses caras, ótimo, mas, no final das contas, preciso lutar contra atletas que deixarão o grande público animado, porque sempre haverá esse novo desafio, que será alguém mais jovem que você e todos vão querer ver se você consegue fazer isso mais uma vez”, disse Jones.

Entretanto, o cenário pode mudar radicalmente nos próximos meses. Jones sofreu grave lesão no ombro, viu o duelo com Stipe Miocic no UFC 295 ser cancelado, e de quebra, assistou Aspinall nocautear Pavlovich em pouco mais de um minuto, conquistar o cinturão interino e abandonar o jeito bom moço para começar a atacá-lo.

PUBLICIDADE:

“Eu acho que ele deveria ser destituído do cinturão, para ser honesto. Assim como todos que se lesionam. Penso que eu deveria ser o campeão linear agora. Sei que ele está fora agora, mas para que preciso esperar uma luta apenas de legado entre Jon Jones e Stipe Miocic? Vou lutar com Stipe e vou lutar com Jon Jones. Se Jones precisa parar, eu enfrento Stipe”, disse Aspinall.

As provocações de Aspinall mudaram de tom e cresceram de forma absurda desde a conquista do cinturão interino. Se antes o inglês praticamente pedia ‘por favor’ para lutar com Jones, agora, Tom exige que a lenda do MMA perca o seu título linear já que a sua recuperação será longa e pediu para enfrentar Miocic em sua próxima rodada. Jones, que ficou quieto por muito tempo, bateu firme na mesa e ‘pediu calma’ ao novato em longo texto publicado em suas redes sociais.

PUBLICIDADE:

“Eu enfrentei absolutamente a competição mais dura que esse mundo tem a oferecer por 15 anos agora. Durante o camp de treinamento para uma defesa de título eu sofri uma grande lesão que precisou de cirurgia pela primeira vez na minha carreira. Agora eu tenho novatos pedindo para eu ter meu cinturão retirado. Zero vitória sobre lendas, zero defesa de título e já pensando que você pode dar ordens a Dana White. É hilário. Em meus 15 anos de carreira eu vi muitos caras que eram para ser a próxima grande coisa, mas só existiu um Jon Jones, nunca esqueçam disso”, escreveu Jones.

Após a resposta agressiva de Jones, Aspinall tentou colocar panos quentes e mandou um simples e surpreendente pedido de desculpas. Apesar de te perdido a oportunidade de incendiar ainda mais a rivalidade e continuar cavando uma luta com o maior de todos os tempos, Tom pode, mesmo sem querer, ser a ‘fagulha’ que irá fazer Jon Jones continuar no esporte.

Jones tem apenas 36 anos, idade considerada ainda ‘normal’ para a divisão dos meio-pesados e possui totais condições de ter mais três ou quatro anos de alto nível dentro da categoria. ‘Bones’ poderia abandonar a ideia de aposentadoria, encarar Stipe Miocic como último rival da velha geração e começar a ver até onde consegue ir contra os garotos que estão chegando com sangue nos olhos.

PUBLICIDADE:

Pavlovich, Aspinall, Blaydes, Malhadinho e outros podem ser o futuro da divisão. Mas alguém ainda acha Jon Jones zebra contra qualquer um desses ou ainda é capaz de duvidar do maior de todos os tempos?

Vitor Belfort promete surra em em Popó após luta contra Bambam

Leia Mais sobre: , , , ,


Resultados do Fight Music Show 4 Resultados do PFL x Bellator Resultados do UFC 298 Resultados do UFC Las Vegas 86 Resultados do UFC 297