Retrospectiva SUPER LUTAS: Relembre os lutadores que se destacaram no ano de 2023 no MMA

Encerrado o calendário de 2023, a equipe do SUPER LUTAS se reuniu para eleger os lutadores que mais se destacaram na temporada

A temporada de 2023 do MMA chegou ao fim e diversos atletas se destacaram no cenário durante o último ano. Para eleger o top-5, a equipe do SUPER LUTAS se reuniu e escolheu os lutadores que mais empolgaram os fãs e se sobressaíram no octógono mais famoso do mundo. Confira a lista.

Veja Também

Michael Chandler espera luta contra Conor McGregor no UFC. Foto: Reprodução/Instagram @mikechandlermma

1- Sean Strickland

Sean Strickland tem cinturão afivelado no UFC 293. Foto: Reprodução/Instagram

Sean Strickland tem cinturão afivelado no UFC 293. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

O campeão peso médio (até 83,9kg) Sean Strickland começou 2023 como ‘porteiro’ da divisão e terminou com o cinturão afivelado. Nos primeiros meses doa no, o ‘Tarzan’ bateu dois prospectos da divisão, Nassourdine Imavov e Abus Magomedov e mostrou que merecia mais respeitos dos fãs e da imprensa especializada. Em setembro, no UFC 293, Strickland chocou o mundo ao dominar Israel Adesanya por cinco rounds e bater o nigeriano na decisão unânime dos juízes, conquistando o cinturão da maior organização de MMA do mundo.

2 – Islam Makhachev

Islam Makhachev UFC 294 Twitter UFC

Islam Makhachev após vitória no UFC 294. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

O campeão peso leve (até 70,3kg) Islam Makhachev fez apenas duas lutas em 2023 mas consolidou seu nome entre os grandes da história da divisão. Em fevereiro, o pupilo de Khabib Nurmagomedov entregou uma atuação gigantesca diante do dono do cinturão dos penas (até 65,7kg) Alexander Volkanovski e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.

Em outubro, Volkanovski aceitou a revanche com poucos dias de antecedência e confirmou a aguardada revanche. Porém, dentro do octógono, o reencontro foi menos equilibrado. Makhachev surpreendeu ainda no primeiro round ao acertar um incrível chute alto e nocauteou o australiano de forma brutal, defendendo o seu cinturão dos leves pela segunda vez.

PUBLICIDADE:

3 – Alexandre Pantoja

Alexandre Pantoja é o atual campeão nos moscas do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Com uma incrível história de vida e superação, o brasileiro Alexandre Pantoja coroou sua trajetória e terminou a temporada 2023 em posse do cinturão dos moscas (até 56,7kg). No UFC 290, que aconteceu no último mês de julho, o lutador de Arraial do Cabo teve uma atuação irretocável e bateu o mexicano Brandon Moreno na decisão dividida dos juízes.

No último evento do ano, no UFC 296, Pantoja consolidou o seu reinado e não tomou conhecimento do norte-americano Brandon Royval e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.

PUBLICIDADE:

4 – Leon Edwards

L. Edwards comemora conquista do cinturão do UFC (Foto: Instagram/@ufc)

Após chocar o mundo em agosto de 2022 e nocautear o nigeriano Kamaru Usman, Leon Edwards entrou em 2023 buscando consolidar o seu reinado. No UFC 286, que aconteceu em março, Edwards provou que a primeira vitória não foi obra do acaso e dominou o ex-campeão saindo vitorioso na decisão majoritária dos juízes.

Em dezembro, no UFC 296, Edwards enfrentou o polêmico Colby Covington e não teve dificuldades para bater o norte-americano na decisão unânime dos juízes e defender o seu cinturão pela segunda vez.

5 – Jon Jones

Jon Jones celebra conquista de cinturão no UFC 285. Foto: Reprodução/Instagram

Mesmo com apenas uma luta em 2023, Jon Jones provou porque o seu nome sempre está nas discussões de ‘melhor atleta de todos os tempos’. No UFC 285, realizado no mês de março, o ‘Bones’ não tomou conhecimento do francês Ciryl Gane e finalizou o ex-campeão interino com pouco mais de dois minutos de confronto e entrou para o seleto grupo de atletas que conquistaram dois cinturões de duas categorias diferentes, ao assumir o trono dos pesos pesados (até 120,2kg).

Risco para Charles do Bronx no UFC?

Leia Mais sobre: , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4 Resultados do PFL x Bellator Resultados do UFC 298 Resultados do UFC Las Vegas 86