VÍDEO: Há nove anos, Anderson Silva e Nick Diaz se desafiavam na ‘luta que ninguém venceu’

Anderson Silva Silva (dir.) venceu N. Diaz (esq.) em decisão unânime dos juízes no UFC 183. Foto: Reprodução/Instagram/UFC

A. Silva (dir.) venceu N. Diaz (esq.) em decisão unânime dos juízes no UFC 183. Foto: Reprodução/Instagram/UFC

Há nove anos, o mundo do MMA assistiu ao retorno de um dos maiores ídolos do esporte: Anderson Silva. O brasileiro, que havia sofrido uma grave fratura na perna em sua última luta, enfrentou o norte-americano Nick Diaz, conhecido por seu estilo provocador e agressivo, no UFC 183, em Las Vegas (EUA). O duelo, que prometia ser eletrizante, acabou sendo marcado por polêmicas e controvérsias.

Publicidade

O Spider dominou a maior parte da luta, mostrando sua superioridade técnica e calma diante das constantes provocações de Diaz, que chegou a deitar no chão e a baixar o short durante o combate.

Veja Também

O brasileiro acertou mais golpes e controlou a distância, enquanto o americano tentava pressionar e encurralar o adversário. Ao final dos cinco rounds, os três juízes deram a vitória por decisão unânime para o Spider, que se emocionou e agradeceu ao público e à sua equipe.

Publicidade

A polêmica do doping em Anderson Silva x Nick Diaz

No entanto, a alegria de Anderson Silva durou pouco. Poucos dias após a luta, foi divulgado que tanto ele quanto Diaz haviam sido flagrados no exame antidoping.

O brasileiro testou positivo para dois tipos de esteroides anabolizantes, enquanto o norte-americano acusou o uso de maconha. Ambos negaram as acusações e alegaram inocência, mas foram suspensos pela Comissão Atlética de Nevada. A luta, então, foi declarada sem resultado, e o triunfo de Anderson Silva foi anulado.

Publicidade

O que aconteceu com eles?

Desde então, Anderson Silva fez mais seis lutas no UFC, vencendo apenas uma e perdendo cinco. Sua última aparição no octógono foi em outubro de 2020, quando foi derrotado por Uriah Hall.

Em novembro do mesmo ano, ele foi dispensado pela organização, encerrando sua trajetória na maior organização de MMA do mundo. Atualmente, o Spider se dedica ao boxe, tendo feito três lutas, sendo duas vitórias contra Julio Cesar Chavez Jr. e Tito Ortiz, além de uma derrota para Jake Paul.

Publicidade

Nick Diaz, por sua vez, passou por um hiato de seis anos e voltou a competir apenas em setembro de 2021. Em revanche contra Robbie Lawler, o irmão de Nate não se encontrou e acabou perdendo por desistência no terceiro round.

Publicado por
Igor Ribeiro