Nova luta no boxe ou volta ao MMA? Ngannou vive incerteza sobre futuro no esporte

Com duas derrotas em duas lutas, ex-campeão do UFC tem alternativas para redenção e reviravolta em sua trajetória

Francis Ngannou tem duas derrotas no boxe. Foto: Reprodução/Twitter/@francisngannou

Francis Ngannou tem duas derrotas no boxe. Foto: Reprodução/Twitter/@francisngannou

Francis Ngannou enfrentou uma dura realidade no ringue do boxe. O nocaute brutal aplicado por Anthony Joshua no segundo round ecoou como um alerta: o caminho para a glória é difícil, e os desafios são implacáveis.

Aos 37 anos, o franco-camaronês já havia travado batalhas épicas no octógono do UFC, mas sua incursão no mundo do boxe trouxe novos desafios. A derrota para Joshua por nocaute deixou marcas, e agora ele se vê diante de um dilema: como reverter o destino e conquistar o sucesso na nobre arte?

PUBLICIDADE:

Veja Também

Francis Ngannou em sua segunda apresentação no boxe. Foto: Reprodução/Twitter/@francisngannou

Ele perdeu para Anthony Joshua de forma brutal no boxe ao ser nocauteado no segundo round. Aos 37 anos, o franco-camaronês já havia perdido para Tyson Fury nos pontos e tem um cartel de nenhum triunfo e dois reveses na modalidade.

É verdade que ele já enfrentou dois dos maiores nomes dos pesos pesados na atualidade, mas também os dois mais midiáticos. Tanto que fez um belo dinheiro, estimado em R$ 351 milhões na soma das lutas, muito além do que pensou em fazer em seus tempos de UFC.

PUBLICIDADE:

Contudo, apesar de estar ranqueado no boxe, é possível que o cerco tenha se fechado para ele na modalidade. Ao menos contra os grandes personagens. E, então, existem quatro alternativas que possam fazer com que haja uma redenção e ele, enfim, tenha sucesso na modalidade.

PUBLICIDADE:

Nomes menos badalados do boxe

Com a escolha de ficar frente a frente com dois lutadores com mais alto nível no boxe, Ngannou correu riscos e pagou por isso. Foram duas derrotas. A primeira numa decisão dividida e boa impressão, a segunda muito pior.

O que ele pode fazer agora? Dar um passo atrás e buscar enfrentar nomes menores, que não necessariamente tragam um resultado financeiro expressivo, mas que possam fazer com que ele tenha uma experiência maior e consiga vencer, adquirir vivência na modalidade.

O que conta a seu favor, nesta opção, é o tempo. Caso opte por fazer um caminho mais longo, pode não conseguir voltar ao topo.

PUBLICIDADE:

Seguir no boxe competitivo

Se o caminho por revanche contra os dois algozes no boxe no atual cenário é improvável, Francis Ngannou ainda segue ranqueado na WBC (Conselho Mundial de Boxe).

Apesar de perder para Tyson Fury, o campeão, e Anthony Joshua, o segundo no ranking, ele pode optar por ainda tentar lutas contra grandes nomes, como Deontay Wilder, Arslanbek Makhmudov, por exemplo, e tentar nova chance de vencê-los para chegar ao topo. As opções são, por sua fama, viáveis.

Lutas midiáticas

O outro cenário é o que tem sido uma tendência nos últimos tempos: lutas contra influenciadores, youtubers ou lendas da modalidade. Com influência de Jake Paul, por exemplo, Francis Ngannou pode largar o competitivo e focar apenas em lutar com personalidades do mundo do boxe, que já fizeram história ou estão dispostas a se desafiar.

É um enredo distinto do que ele havia planejado, mas que pode se tornar fiel ao seu objetivo, caso ele tenha sido mudado de “campeão mundial” para “ex-campeão do UFC que quer ganhar mais dinheiro”

Volta de Ngannou ao MMA

Com contrato fechado pela PFL, Francis também tem a alternativa de simplesmente deixar momentaneamente o boxe e voltar às origens, no MMA. E já tem um potencial rival: o brasileiro Renan Problema, que nocauteou rapidamente Ryan Bader e é o atual campeão da divisão dos pesos pesados.

Para isso, Ngannou teria que entender que as suas chances competitivas na nobre arte poderiam ser deixadas de lado para, enfim, voltar às artes marciais e buscar escrever ainda mais história como um dos maiores pesos pesados de todos os tempos.

Leia Mais sobre: , , , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88