Entenda o que muda no caso de Anderson Silva após novo doping e suspensão temporária

Em reunião nesta terça-feira (17) ficou definido que Spider, que teve segundo teste positivo para esteroides e ansiolíticos confirmado, ficará suspenso até a audiência disciplinar que definirá seu caso

Decisão final sobre caso do Spider (foto) acontecerá somente em março. Foto: Josh Hedges/UFC

Decisão final sobre caso do Spider (foto) acontecerá somente em março. Foto: Josh Hedges/UFC

Veja Também

Nesta terça-feira (17), o caso Anderson Silva ganhou um novo capítulo com a confirmação de que o lutador falhou em um segundo exame antidoping, desta vez após a luta contra Nick Diaz no UFC 183, e também testou positivo para novas substâncias, no caso ansiolíticos. Além disso, Anderson também foi suspenso temporariamente pela Comissão Atlética de Nevada até que seu caso seja avaliado em uma audiência disciplinar no mês de março.

Diante dos novos fatos, o SUPER LUTAS listou e esclareceu os principais tópicos levantados após a audiência preliminar em Las Vegas (EUA) e o que muda no caso do Spider depois do novo doping e da suspensão temporária do brasileiro.

PUBLICIDADE:

Caso Anderson Silva

Quantos exames Anderson Silva fez e em quantos ele foi flagrado pelo uso de substâncias ilegais? Além disso, quais eram essas substâncias?

Anderson Silva realizou três testes: dois exames surpresa fora de competição (nos dias 09/01 e 19/01) e um após a luta contra Nick Diaz no UFC 183. Ele foi flagrado pelo uso de substâncias banidas em dois destes testes, o exame surpresa do dia 09/01 e também no teste pós-luta. No teste surpresa, foram encontrados traços de dois esteroides anabolizantes no seu organismo, Drostanolona e Androsterona. Já no exame pós-luta, o lutador testou positivo para Drostanolona e dois benzodiazepínicos (ansiolíticos), Oxazepam e Temazepam.

PUBLICIDADE:

E como Anderson foi flagrado em um exame no dia 9 de janeiro e outro no dia 31, mas não no teste realizado no dia 19, entre essas duas datas?

A explicação para isso está na meia-vida das substâncias no organismo, ou o tempo em que as substâncias permanecem no sistema de quem faz uso. No exame do dia 9 de janeiro, foram encontrados traços dos dois esteroides anabolizantes, o que não aconteceu no teste do dia 19, quando as substâncias já haviam saído do organismo do lutador. Portanto, como voltou a ser flagrado em um teste no dia da luta, Anderson novamente fez uso da substância entre os dias 19 e 31 de janeiro.

PUBLICIDADE:

O que são os ansiolíticos flagrados no exame pós-luta de Anderson Silva e eles são substâncias consideradas proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA)?

Oxazepam e Temazepam são benzodiazepínicos usados principalmente em tratamentos de insônia e distúrbios do sono. As substâncias não são banidas pela WADA.

Mas por que elas se enquadraram no caso de doping do Spider?

PUBLICIDADE:

A questão neste caso foi a omissão do uso destas substâncias. Os lutadores são autorizados a fazerem uso de medicamentos como aspirina, antibióticos e descongestionantes, desde que informem a Comissão Atlética no formulário assinado antes do combate. Porém, caso forem fazer uso de drogas mais pesadas, como é o caso dos benzodiazepínicos encontrados no exame de Anderson Silva, os lutadores precisam fazer uma solicitação prévia e iniciar o consumo somente após a autorização do órgão regulamentador. Como não fez a solicitação prévia e omitiu o uso das substâncias até que o resultado viesse a público, Anderson contrariou o regulamento.

Como funciona a audiência preliminar que definiu a suspensão temporária de Anderson Silva e por que ele não compareceu?

A presença do lutador é solicitada pela Comissão Atlética, mas não é obrigatória. Além de ir pessoalmente, o indiciado também pode atender os comissários por telefone ou enviar um representante legal pessoalmente ou não. Anderson optou por ter o contato mediado por seu advogado, e isso não piora ou melhor sua situação junto à Comissão. A audiência preliminar realizada nesta terça-feira apenas definiu que o atleta seguirá suspenso até que uma decisão final sobre o caso seja tomada, em uma reunião disciplinar a ser marcada para o mês de março – quando, aí sim, Anderson será obrigado a comparecer.

Quando acontece a audiência disciplinar para o julgamento do lutador e qual é o seu procedimento até lá?

A audiência disciplinar ainda não tem data oficializada, mas espera-se que ela aconteça ainda em março. Até lá, Anderson tem 20 dias para, juntamente com seus advogados, reunir toda a papelada necessária e responder à denúncia, caso contrário estará assumindo todas as acusações e não terá mais direito de se defender.

Como esse novo exame altera a situação do brasileiro, ele pode deixar de ser réu primário por ter falhado em um segundo teste? 

A priori, Anderson Silva não deixa de ser réu primário por ter testado positivo em um segundo exame, já que a condição diz respeito a um réu que não foi condenado por uma sentença transitada em julgado (ou seja, da qual já não se pode mais recorrer). A principal alteração no caso devido a esse segundo exame deve ser em sua apreciação pela Comissão Atlética, mas isso depende de como transcorrerá o julgamento em março. Além disso, com um segundo exame positivo, diminuem ainda mais as já pequenas chances de contaminação ou erro do laboratório, levantadas após o primeiro teste do Spider.

Qual é a pena indicada para Anderson Silva pelo caso?

O procurador-geral de Nevada, Christopher Eccles, solicita que o lutador seja multado em um valor que pode chegar a US$ 250 mil (aproximadamente R$ 707 mil, pela cotação atual). Além disso, a luta contra Nick Diaz deve ter seu resultado alterado para um “No Contest” (combate sem resultado) e Anderson poderá receber uma suspensão de nove meses ou mais sem receber uma licença da Comissão Atlética. Por fim, em sua próxima luta, o brasileiro deverá apresentar um exame de urina com resultado negativo para esteroides anabolizantes logo quando for solicitar seu licenciamento.

[vox id=”29238″]

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88