Publicidade
Publicidade:

Gilbert Durinho aposta em estreia arrasadora de Marcus Buchecha no UFC Abu Dhabi: ‘Vai voar’

Publicidade
Publicidade:
Marcus Buchecha estreia no UFC Abu Dhabi. (Foto: Divulgação ONE Championship)

Marcus Buchecha estreia no UFC Abu Dhabi. (Foto: Divulgação ONE Championship)

Ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios (até 77kg.) e referência na transição do jiu-jitsu para o MMA, Gilbert Durinho não tem dúvidas sobre o futuro de Marcus Buchecha no UFC. Em entrevista ao UFC.com, o brasileiro rasgou elogios ao compatriota, que estreia no octógono neste sábado (26), em Abu Dhabi, contra o eslovaco Martin Buday.

“A impressão que eu tenho é que o Buchecha vai fazer muito barulho no UFC. Ele vai estrear contra um adversário bom, o Martin Buday, que tem um cartel de 6-1 no UFC. Eu acho que o Buchecha vai bater em pé, vai derrubar e vai conseguir uma finalização ou um nocaute. Pode esperar que ele vai voar na divisão peso pesado”, afirmou Durinho.

Publicidade

Veja Também

Antes do MMA, Buchecha construiu um dos maiores legados da história do jiu-jitsu competitivo. Com 13 títulos mundiais da IBJJF entre peso e absoluto — recorde histórico que supera lendas como Roger Gracie —, o brasileiro dominou as principais competições de grappling do mundo.

Publicidade

Entre seus feitos mais notáveis estão seis conquistas no absoluto e sete no peso pesadíssimo entre 2010 e 2019. Marcus também é bicampeão absoluto do ADCC (2013 e 2017), maior evento mundial de grappling do mundo, e campeão mundial No-Gi em 2010 e 2011, nas categorias peso e absoluto;

Na ‘arte suave’, o lutador também teve múltiplas vitórias no UAEJJF Abu Dhabi Pro entre 2012 e 2015 e mais de 138 vitórias oficiais com cerca de 72 finalizações.

Publicidade

Transição rápida e eficaz de Marcus Buchecha para o MMA

Marcus Buchecha migrou para o MMA em 2021 e logo se destacou no cenário asiático, no ONE Championship. Em seis lutas profissionais, acumulou cinco vitórias – todas no primeiro round, sendo quatro por finalização e um por nocaute técnico, além de uma derrota por decisão unânime para Oumar ‘Reug Reug’ Kane.

Após vencer Amir Aliakbari em novembro de 2024, Buchecha encerrou seu ciclo no ONE e ficou livre em julho de 2025, quando foi anunciado oficialmente na organização de Dana White. A estreia acontece neste sábado, no UFC Abu Dhabi, contra Martin Buday, 14º colocado no ranking peso pesado (até 120,2kg.).

Publicidade
Publicidade
Publicado por
Igor Ribeiro