Rich Franklin entra para o Hall da Fama do UFC e será o 16º representante na classe dos ‘pioneiros’

Anúncio da homenagem ao ex-lutador aconteceu durante o UFC 236; lendário atleta foi um dos vencedores da primeira edição do TUF, em 2005

R. Franklin é nomeado ao Hall da Fama do UFC. Foto: Reprodução/YouTube @ufc

Rich Franklin tem motivos de sobra para comemorar. A direção do UFC comunicou que Franklin é mais um ex-lutador a fazer parte do seleto grupo do Hall da Fama do Ultimate. O anúncio aconteceu durante o UFC 236, no último final de semana, em Atlanta (EUA). ‘Ace’, 44, será inserido na categoria dos ‘pioneiros’ do esporte.

Veja Também

“Essa homenagem é menos pelos meus feitos e mais um resultado de tantas horas que cada treinador, parceiro de treinos e meu empresário gastaram comigo”, comentou o ex-lutador. “Geralmente as pessoas falam sobre os sacrifícios que um atleta precisa fazer para obter sucesso, mas meus amigos e família se sacrificaram muito mais pela minha carreira. Sou grato ao apoio dos meus fãs ao longo dos anos e a quem insiste nessa homenagem”, disse Franklin.

PUBLICIDADE:

A estreia de Rich no MMA aconteceu com vitória no ano de 1999. A partir daí, ele colecionou uma impressionante sequência de 14 lutas sem derrotas. Franklin estreou no Ultimate no ano de 2013. Na ocasião, venceu o compatriota Evan Tanner por nocaute no primeiro round.

O público, porém, começou a reconhecer o talento do ex-lutador no ano de 2005, quando Rich foi inserido no grupo de atletas que disputou o primeiro reality show ‘The Ultimate Fighter’ (TUF 1). No evento, Franklin se sagrou um dos campeões ao derrotar o lendário Ken Shamrock nos meio-pesados (até 93kg.).

PUBLICIDADE:

Em sua próxima luta, ‘Ace’, como é conhecido, conquistou o cinturão dos médios (até 83,9kg.) do Ultimate, quando, novamente, venceu Evan Tanner por nocaute, no UFC 53, em 2005. Rich defendeu seu cinturão em duas ocasiões. O lutador, porém, viu seu reinado acabar quando sofreu uma derrota histórica para o brasileiro Anderson Silva, em 2006.

Franklin recebeu uma oportunidade de recuperar o título dos médios em nova luta contra Silva, porém, foi novamente nocauteado pelo ídolo do Brasil. A luta aconteceu em 2007. Após essa derrota, Rich não disputou o cinturão de nenhuma categoria na companhia.

PUBLICIDADE:

O norte-americano, após a derrota para o ‘Spider’, atuou pela organização por mais nove vezes, vencendo cinco vezes e saindo derrotado quatro; a última, para o vietnamita Cung Le, em novembro de 2012, representando o último embate do ex-lutador como profissional.

O presidente do UFC, Dana White, comentou sobre a indicação de Franklin ao seleto grupo de homenageados pela companhia, demonstrando respeito e gratidão ao ex-lutador.

“Rich Franklin é uma das grandes estrelas originais do UFC. Rich nos ajudou a levar o MM a outro nível e a colocar o UFC no mapa, no início. Ele é um cara que lutaria contra qualquer um e faria o que fosse preciso para ajudar a engrandecer o esporte. Ele é uma verdadeira lenda e me sinto horando de chama-lo de amigo”, finalizou o ‘chefão’.

PUBLICIDADE:

Hoje, com 44 anos, Franklin é dono de um cartel 35 lutas, 29 vitórias, um empate e sete derrotas. O norte-americano atualmente é vice- presidente do One Championship.

 

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88