UFC 169: Únicos campeões brasileiros, Aldo e Barão defendem seus cinturões em noite histórica

Pela primeira vez na história evento pré-Super Bowl acontece a poucos minutos do local da partida

Aldo (esq.) e Barão (dir.) são os únicos campeões brasileiros do UFC atualmente. Foto: Produção MMA Press (Divulgação/UFC)

Aldo (esq.) e Barão (dir.) são os únicos campeões brasileiros do UFC atualmente. Foto: Produção MMA Press (Divulgação/UFC)

Nos últimos anos, o UFC tem sempre promovido um evento no dia anterior ao Super Bowl (final do futebol americano). Neste sábado (01), porém, a organização se prepara para dar um importante passo na integração da sua noite de lutas com o maior evento esportivo dos Estados Unidos. Sediado a pouco mais de 15 minutos do local da partida, em Newark, o UFC 169 abraça de vez a condição de card pré-Super Bowl. Para o Brasil, a noite não é menos importante, já que os únicos campeões remanescentes do país, Renan Barão e José Aldo, põem seus cinturões em jogo nas lutas principais.

Companheiros de treinos na academia Kimura Nova União, José Aldo e Renan Barão detêm, respectivamente, o título dos penas e dos galos. Na luta principal do evento, Barão ostentará pela primeira vez a condição de campeão linear da categoria até 61,2 kg. Isso porque ele enfrentaria Dominck Cruz na noite, em luta válida pela unificação do título da divisão, mas uma lesão tirou o adversário do confronto e o garantiu como campeão definitivo. Para o lugar de Cruz, foi chamado Urijah Faber, justamente o oponente do brasileiro na disputa pelo cinturão interino. Já Aldo está bem mais acostumado a colocar seu título em jogo. Na luta co-principal do UFC 169, o manauara faz sua oitava defesa de cinturão, considerando as cinco no Ultimate e outras duas pelo extinto WEC. Seu adversário no combate será o norte-americano Ricardo Lamas.

PUBLICIDADE:

Apesar das duas disputas de cinturões, engana-se quem acha que o UFC 169 desperta interesse somente nas lutas principais. No card principal da noite, os pesos pesados Frank Mir e Alistair Overeem, que juntos somam cinco derrotas em suas últimas cinco lutas, lutam por sua sobrevivência na organização, já que o presidente Dana White revelou que as chances do derrotado ser demitido são grandes. Quem também faz uma luta que pode definir o seu futuro no Ultimate é John Lineker. Após perder o peso pela quarta vez em seis lutas, o brasileiro precisa de um bom resultado e uma apresentação convincente para manter o seu emprego. O outro atleta do Brasil a pisar no octógono montado no Prudential Center é Alan Patrick. O atleta da X-Gym encara o canadense John Makdessi no combate que encerra o card preliminar do evento.

Confira abaixo o card completo do UFC 169, que acontece neste sábado (01), no Prudential Center, em Newark (EUA):

PUBLICIDADE:

CARD PRINCIPAL:

Peso galo (até 61,2 kg): Renan Barão vs Urijah Faber;

PUBLICIDADE:

Peso pena (até 66 kg): José Aldo vs Ricardo Lamas;

Peso pesado (até 120 kg): Frank Mir vs Alistair Overeem;

Peso mosca (até 57 kg): John Lineker vs Ali Bagautinov;

PUBLICIDADE:

Peso leve (até 70 kg):  Jamie Varner vs  Abel Trujillo.

CARD PRELIMINAR:

Peso leve (até 70 kg): John Makdessi vs Alan Nuguette;

Peso mosca (até 57 kg): Chris Cariaso vs Danny Martinez;

Peso médio (até 84 kg): Nick Catone vs Tom Watson;

Peso leve (até 70 kg): Al Iaquinta vs Kevin Lee;

Peso médio (até 84 kg): Clint Hester vs Andy Enz;

Peso leve (até 70 kg): Tony Martin vs Rashid Magomedov;

Peso meio-médio (até 77 kg): Neil Magny vs Gasan Umalatov.

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88