Cormier bate Gustafsson em lutaça e mantém cinturão no UFC 192

Lutadores travaram verdadeira batalha em Houston e campeão leva a melhor na decisão dividida dos juízes

Cormier (foto) fez defesa de cinturão contra Gustafsson em lutaça. Foto: Josh Hedges/UFC

Cormier (foto) fez defesa de cinturão contra Gustafsson em lutaça. Foto: Josh Hedges/UFC

Daniel Cormier obteve com sucesso sua primeira defesa do título dos meio-pesados no UFC 192, evento realizado neste sábado (3) em Houston, nos Estados Unidos. Contudo, o campeão não teve vida fácil diante de Alexander Gustafsson, que proporcionou uma verdadeira lutaça ao público presente e vendeu caro a derrota, que veio na decisão dividida dos juízes.

Veja Também

Logo no começo, parecia que Cormier não teria grandes dificuldades. O campeão conseguiu encurtar a distância e aplicar uma queda cinematográfica no desafiante. Porém, depois que o sueco conseguiu se levantar, a luta mudou de figura.

PUBLICIDADE:

Gustafsson passou a defender com sucesso as tentativas de queda de Cormier, inclusive levando o campeão ao solo em mais de uma vez. Foi quando “DC” mudou a estratégia e passou a apostar no dirty boxing, ou seja, em golpes na curtíssima distância a partir do clinche.

Ali, Cormier passou a levar vantagem e castigar o rosto de Gustafsson. No terceiro round, porém, o sueco respondeu no clinche e acertou uma belíssima joelhada no campeão, que chegou a sentir o golpe e cair. Em seguida, Cormier se recompôs e voltou a aplicar sua estratégia, aceitando a trocação, enquanto que Gustafsson tentava continuar usando seu excelente jogo de pernas.

PUBLICIDADE:

No round final, com ambos visivelmente cansados e cientes do equilíbrio do combate até então, Cormier voltou a levar a melhor em pé. O norte-americano acertou melhores golpes e voltou a abusar do dirty boxing, o que acabou sendo decisivo para o resultado final.

Dois dos juízes deram vitória ao campeão (48 a 47 e 49 a 46), contra um em favor de Gustafsson (48 a 47). Assim, Cormier se manteve campeão dos meio-pesados do UFC na decisão dividida dos jurados.

PUBLICIDADE:

“Agora vou deixar a promoção da luta de lado e ser eu mesmo. Alex, muito obrigado por lutar comigo nesta noite! Você fez com que eu me tornasse uma pessoa melhor e um lutador melhor! Sei que eu falo muito e é meu trabalho vender lutas, mas eu esperava exatamente esse Alexander Gustafsson”, disse Cormier, já com seu cinturão em no corpo.

O sueco também mostrou respeito ao campeão. “DC é um monstro. Ele provou que sabe trocar, que sabe lutar boxe. Ele é um campeão de verdade”, disse Gustafsson, também ovacionado pela torcida.

Bader supera Rashad e se aproxima do cinturão

PUBLICIDADE:
Bader (foto) venceu Evans na decisão unânime dos juízes. Foto: Divulgação/UFC

Bader (foto) venceu Evans na decisão unânime dos juízes. Foto: Divulgação/UFC

Não foi aquela atuação de encher os olhos, mas Ryan Bader anotou sua quinta vitória consecutiva no UFC e ficou ainda mais próximo da tão sonhada disputa do cinturão dos meio-pesados.

A luta com Rashad Evans como um todo foi bastante morna. Apesar de se tratar de dois wrestlers, o combate se desenvolveu praticamente todo em pé. No geral, Evans caminhou mais para frente, mas Bader fez melhor uso da distância e conseguiu conectar mais golpes, sendo chutes no corpo como jabs – que acabaram causando um grande inchaço no olho direito do oponente.

Isso, aliado a quedas em momentos importantes, foram suficientes para dar a Bader a vitória na decisão unânime dos juízes. Ele vinha de vitória sobre Anthony Perosh, Rafael Feijão, Ovince St. Preux e Phil Davis. Evans, por sua vez, sofre sua terceira derrota nas últimas cinco lutas, voltando com um resultado ruim depois de um longo tempo de inatividade.

Campeã do TUF vence e desafia Ronda

J. Peña (foto) venceu mais uma no UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

J. Peña (foto) venceu mais uma no UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

Na abertura do card principal da noite, Julianna Peña conquistou uma importante vitória diante de Jessica Eye. A campeã do TUF 18 dominou as ações em uma luta movimentada, levando a melhor na decisão dos juízes.

Porém, a luta não foi inteiramente tranquila para Peña. No segundo round, Eye obteve uma posição de domínio no chão e por pouco não conseguiu encaixar um katagatame. Contudo, ela desferiu uma joelhada ilegal no chão, e acabou perdendo um ponto.

No período final, Peña voltou a dominar e também chegou perto da finalização, desta vez com um mata-leão. O combate, no entanto, acabou ficando nas mãos dos juízes, que deram, em unanimidade, a vitória à “Megera Venezuelana”.

Após a luta, Peña mandou um recado bem direto à atual campeã da categoria, Ronda Rousey. “O UFC diz que ela é o Mike Tyson do MMA… Mas quero avisar que eu sou o Evander Holyfield”, disse a lutadora, referindo-se aos pugilistas que se enfrentaram por duas vezes na década de 90, com duas vitórias de Holyfield.

Benavidez leva a melhor em duelo de ex-desafiantes

Benavidez quer nova chance de disputar o cinturão dos moscas. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC

Benavidez também venceu no UFC 192. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC

Outra luta interessante do card principal foi entre os antigos desafiantes pelo cinturão dos moscas, Joseph Benavidez e Ali Bagautinov. E o norte-americano mostrou que pode ser considerado o segundo melhor atleta do peso ao sair com a vitória.

A luta, porém, foi bastante equilibrada. Os dois mostraram bastante respeito mútuo em pé, com muitos momentos de estudo. Benavidez tomou mais iniciativa e combinou mais golpes, embora Bagautinov tenha incomodado com alguns socos (que abriram um corte no supercílio do rival) e tentativas de queda.

Ao longo de 15 minutos de ação, Benavidez mostrou maior eficiência e acabou com a vitória na decisão unânime dos juízes. Foi a quarta vitória seguida do norte-americano desde que perdeu para o campeão, Demetrious Johnson, em dezembro de 2013; o russo sofreu sua segunda derrota em sequência, já que foi batido pelo mesmo Johnson em seu combate mais recente, em junho do ano passado.

Resultados do UFC 192:

CARD PRINCIPAL

Daniel Cormier derrotou Alexander Gustafsson na decisão dividida dos juízes

Ryan Bader derrotou Rashad Evans na decisão unânime dos juízes;

Ruslan Magomedov derrotou Shawn Jordan na decisão unânime dos juízes;

Joseph Benavidez derrotou Ali Bagautinov na decisão unânime dos juízes;

Julianna Peña derrotou Jessica Eye na decisão unânime dos juízes;

CARD PRELIMINAR

Yair Rodriguez derrotou Dan Hooker na decisão unânime dos juízes;

Albert Tumenov derrotou Alan Jouban por nocaute (chute e socos) aos 2min55s do R1;

Adriano Martins derrotou Islam Makhachev por nocaute (soco) a 1min46s do R1;

Rose Namajunas derrotou Angela Hill por finalização (mata-leão) aos 2min47s do R1;

Sage Northcutt derrotou Francisco Trevino por nocaute técnico (cotoveladas) aos 57s no R1;

Sergio Pettis derrotou Chris Cariaso na decisão unânime dos juízes;

Derrick Lewis derrotou Viktor Pesta por nocaute técnico (socos) a 1min15s do R3

Leia Mais sobre: , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88