VÍDEO: Imagens mostram momento em que técnico instrui Petr Yan a desferir joelhada em Sterling

Em um dos episódios mais polêmicos da história do Ultimate, russo acatou orientações de um dos treinadores; ação custou o título ao então campeão, que foi desqualificado no UFC 259

A. Sterling (esq.) é anunciado o vencedor após a desqualificação de P Yan (dir.). Foto: Reprodução/Instagram

A polêmica envolvendo a disputa de cinturão do peso galo (até 61,2kg.) no UFC 259 ganhou mais um capítulo. Buscando esclarecer sobre a desqualificação de Petr Yan no confronto contra Aljamain Sterling, a ‘ESPN’ divulgou imagens que exibem um dos treinadores do então campeão orientando o russo a desferir a joelhada ilegal que custou o título do atleta. Na ocasião, o técnico sugere o golpe e o pupilo executa, quando o rival se apresentava em posição de vulnerabilidade.

Veja Também

No vídeo (veja abaixo), Daniel Cormier, que comenta lutas do Ultimate na emissora, confirma que Yan recebeu instruções claras, em russo, para que o ataque fosse efetuado. De acordo com o ex-atleta, a tradução foi feita por Khabib Nurmagomedov.

PUBLICIDADE:

“Alguém do córner grita: ‘sim, chute’. Depois, Petr Yan desfere a joelhada ilegal, que custou o cinturão do UFC”, afirmou DC.

Apesar de ter sido confirmado por Khabib que um dos treinadores pediu a ação em russo, outro técnico, em inglês, pediu que o campeão apenas socasse o adversário. O incidente aconteceu no quarto round do confronto, quando Aljamain estava na posição de três apoios.

PUBLICIDADE:

Quando aconteceu o episódio, muitas dúvidas tomaram conta do octógono no UFC Apex. Enquanto o russo buscava entender o que aconteceria, Sterling permanecia caído sobre o tablado e aparentava estar confuso, visivelmente sem condições de seguir no combate.

Ao perceber que o desafiante não poderia voltar, o árbitro do confronto, Mark Smith, optou por encerrar a disputa. No anúncio oficial, Bruce Buffer confirmou a desqualificação de Petr e, assim, coroou Aljamain como novo campeão da categoria.

PUBLICIDADE:

No momento em que foi anunciado o vencedor, Sterling não escondeu o susto. Insatisfeito com a situação, o lutador chegou a jogar o cinturão no chão do octógono.

Nunca na história do Ultimate um campeão havia perdido seu posto por desferir um golpe ilegal. Após o espetáculo do último final de semana, o presidente da empresa, Dana White, confirmou que haverá uma revanche imediata.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89