Petr Yan desfere joelhada ilegal, é desclassificado e perde cinturão para Aljamain Sterling no UFC 259

Russo levava vantagem até o quarto round, mas aplicou golpe ilegal no norte-americano, que não seguiu no combate

P. Yan dominou o combate, mas foi desclassificado após joelhada ilegal. Foto: Reprodução/Instagram

A luta pelo cinturão dos galos (até 61,2kg.) do Ultimate acabou de forma inesperada. Após desferir uma joelhada ilegal, Petr Yan foi desclassificado do combate no quarto round e perdeu o título para Aljamain Sterling. Apesar do resultado, o norte-americano ficou frustrado e chegou a chorar no octógono. O combate marcou, pela primeira vez, uma mudança de campeão por desclassificação na história da organização.

Veja Também

Com o triunfo na desclassificação, Aljamain Sterling veste, pela primeira vez, o cinturão dos galos (até 61,2kg.) do Ultimate. O novo campeão estreou na organização em 2014 e vive a sequência de seis vitórias na divisão. Agora, ele amplia o histórico para 20 resultados positivos e três negativos.

PUBLICIDADE:

Petr Yan estava invicto em sete lutas no UFC. O russo, que estreou na franquia em 2018, havia conquistado o título da categoria ao derrotar José Aldo, no UFC 251. Agora, ele conta com um cartel de 15 triunfos e dois reveses.

A LUTA

Aljamain Sterling começou o combate imprimindo um forte ritmo. Com uma envergadura maior –10cm de diferença-, o norte-americano aproveitava para manter Petr Yan distante e trabalhava em chutes na longa distância. Em uma das tentativas, o russo levantou a perna de seu adversário e conseguiu derrubar. Com a luta em pé, Sterling seguiu trabalhando seus golpes e quedou Yan, que soube sair do aperto. Porém, no boxe, o russo acertou uma ‘bomba’ de direita que chegou a derrubar seu oponente. Nos 30 segundos finais, Petr ainda teve tempo de aplicar uma queda em Aljamain.

PUBLICIDADE:

No segundo assalto, os competidores seguiam com a alta intensidade. Em um dos chutes baixos, Sterling desequilibrou e Yan aproveitou a oportunidade para aplicar ‘bombas’ na perna do rival. Metade do round, o norte-americano tentou outras duas quedas, mas não obteve sucesso. No final do segundo round, ambos partiram para a trocação franca, mas a exaustão já começava a aparecer.

O terceiro round se iniciou com a mesma trocação franca. Na curta distância, Petr Yan parecia levar vantagem, enquanto Aljamain Sterling era melhor nos chutes e jabs. Na segunda metade do assalto, uma ‘bomba’ de direita do russo entrou, para azar do norte-americano. Apesar disso, Sterling voltou a pressioná-lo na grade, mas não evoluiu seu jogo. Na reta final, Sterling já parecia desacelerar e viu Yan ‘cinturar’ e derrubar mais uma vez.

PUBLICIDADE:

Petr Yan, já mais inteiro na luta, deu uma ‘rasteira’ em Aljamain Sterling. O combate foi retomado em pé, com o russo em total domínio no boxe. Parecia, em determinado momento, questão de tempo até Sterling sucumbir ao arsenal de golpes de Yan. Em desvantagem, o norte-americano já investia nas tentativas de quedas e sequer conseguia levar perigo.

O show parecia com final perfeito para o russo. No entanto, em posição de três pontos, Aljamain Sterling não poderia ser golpeado. Porém, Petr Yan acabou desferindo uma joelhada ilegal e foi desclassificado do combate.

RESULTADOS DO UFC 259

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado: Jan Blachowicz derrotou Israel Adesanya na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-46, 49-45) – Luta por cinturão

PUBLICIDADE:

Peso pena: Amanda Nunes finalizou Megan Anderson com uma chave de braço a 2m03s do R1 – Luta por cinturão

Peso galo: Aljamain Sterling derrotou Petr Yan por desqualificação (joelhada ilegal) a 4m29s do R4 – Luta por cinturão

Peso leve: Islam Makhachev finalizou Drew Dober com um estrangulamento a 1m37s do R3

Peso meio-pesado: Aleksandar Rakic derrotou Thiago Marreta na decisão unânime dos juízes (29-28,30-27, 29-28)

CARD PRELIMINAR

Peso galo: Dominick Cruz derrotou Casey Kenney na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)

Peso galo: Kyler Phillips derrotou Song Yadong na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso mosca: Askar Askarov derrotou Joseph Benavidez na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26, 30-27)

Peso mosca: Kai Kara-France derrotou Rogério Bontorin por nocaute técnico a 4m55s do R1

Peso mosca: Tim Elliott derrotou Jordan Espinosa na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-25, 30-27)

Peso meio-pesado: Kennedy Nzechukwu derrotou Carlos Ulberg por nocaute técnico 3m19s do R2

Peso meio-médio: Sean Brady finalizou Jake Matthews com um katagatame a 3m28s do R3

Peso palha: Amanda Lemos derrotou Livinha Souza por nocaute técnico a 3m39s do R1

Peso leve: Uros Medic derrotou Aalon Cruz por nocaute técnico a 1m40s do R1

Peso galo: Trevin Jones derrotou Mario Bautista por nocaute técnico a 47s do R2

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88