Comissão Atlética proíbe o uso do TRT em lutas na Califórnia

Reposição hormonal está vetada em um dos principais estado; tratamento é usado por atletas como Dan Henderson e Vitor Belfort

V.Belfort (foto) é um dos principais atletas que fazem uso do TRT. Foto: Josh Hedges/UFC

V.Belfort (foto) é um dos principais atletas que fazem uso do TRT. Foto: Josh Hedges/UFC

O Tratamento de Reposição de Testosterona (TRT), que já foi o centro de inúmeras polêmicas e discussões no meio do MMA, foi proibido para os combates realizados no estado da Califórnia. Segundo o site Fight Opinion, o tratamento, adotado por atletas importantes (como Vitor Belfort, Dan Henderson e Frank Mir), foi vetado pela Comissão Atlética do estado após uma longa reunião na última segunda-feira (10).

Além da proibição, ficou definido que as isenções para o uso de testosterona, como a conferida para Frank Mir para o combate diante de Daniel Cormier, também serão temporariamente suspensas. A restrição ao TRT fica estabelecida no estado da Califórnia, que já recebeu 17 edições do UFC até hoje, até que uma lei definitiva sobre o assunto seja sancionada.

LEIA TAMBÉM: Pezão manda recado para Thiago Silva: ‘Se puder, vou perder peso e lutar’

O estado da costa oeste dos Estados Unidos tem um histórico de muito rigor com relação aos níveis de testosterona apresentados por lutadores. Um dos episódios mais marcantes envolveu a suspensão de Chael Sonnen após seu primeiro desafio ao título do brasileiro Anderson Silva, em agosto de 2010. Na época, Sonnen recorreu à decisão, alegando que havia pedido isenção devido a um quadro de hipogonadismo. O falastrão perdeu a disputa judicial contra a Comissão Atlética, sua suspensão foi mantida e, desde então, ele não atuou mais na Califórnia. O polêmico lutador perdeu uma batalha legal contra a comissão, na qual argumentou que havia pedido a isenção e informado sobre sua condição de hipogonadismo. Desde então, Sonnen não lutou mais no estado.

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments