Maior russo na história do UFC, Khabib Nurmagomedov tem forte ligação com a Ucrânia e tentou cidadania no passado

Com família muito ligada à Ucrânia, ex-campeão dos leves já foi anunciado como representante do país no início da carreira

K. Nurmagomedov e seu tio ucraniano (Foto: Instagram)

Ex-campeão dos leves (até 70,3 kg) do UFC e considerado um dos grandes nomes da história da organização, Khabib Nurmagomedov levou o nome e a bandeira da Rússia ao topo do mundo do MMA por muitos anos e chegou a construir boa relação com o presidente Vladimir Putin. Por pouco, no entanto, a história não foi diferente e a bandeira carregada pelo lutador não foi outra: justamente a da Ucrânia, país que sofre com a invasão russa iniciada na última semana.

Veja Também

Em entrevista concedida em 2018 ao jornal ucraniano “Sport-Express”, Alex Nurmagomedov, tio do ex-campeão, revelou que a família tentou diversas vezes obter cidadania ucraniana para Khabib, mas sem sucesso.

PUBLICIDADE:

“Demos nosso máximo para obter a cidadania ucraniana para Khabib. Nós valorizamos, amamos e respeitamos a Ucrânia e seu povo. Não existe nação melhor. Eles dizem que lar é onde você nasceu, mas para mim é onde eu me sinto bem. Planejamos que Khabib competisse pela Ucrânia, mas não conseguimos. Khabib ficou ofendido pela recusa. Ele me perguntava por que não deram o passaporte e eu disse que não sabia a razão e não podia fazer nada a respeito”, revelou o tio de Khabib.

Berço na Rússia, raízes na Ucrânia

Pai e mentor de Khabib, A. Nurmagomedov representou as cores da Ucrânia (Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE:

Nascido em Makhachkala, capital da República do Daguestão, no sudoeste da Rússia, Khabib Nurmagomedov possui ligação íntima com a Ucrânia. Para entender melhor esta relação, é necessário destrinchar um pouco a árvore genealógica do lutador.

Pai e mentor do ex-campeão, Abdulmanap Nurmagomedov terminou os estudos em Poltava, cidade ucraniana e iniciou a carreira nas artes marciais representando o país, onde foi campeão no judô e no sambo.

PUBLICIDADE:

Tios de Khabib, os dois irmãos de Abdulmanap, Alex Nurmagomedov e Nurmagomedov Nurmagomedov vivem na Ucrânia desde o início dos anos 80. O segundo, inclusive, também foi campeão de sambo e judô treinado por Abdulmanap e representando a seleção ucraniana.

Bad Boy ucraniano?

K. Nurmagomedov iniciou sua trajetória no MMA na Ucrânia (Foto: Reprodução)

O início de trajetória de Khabib Nurmagomedov no MMA também teve a Ucrânia como palco. A estreia profissional do lutador, realizada em setembro de 2008, aconteceu na cidade de Poltava e foi promovida pela Federação de Combat Sambo da Ucrânia. Na ocasião, Khabib superou Vusal Vayramov por finalização no primeiro round.

PUBLICIDADE:

Em um vídeo publicado por um usuário do “Reddit”, é possível ver Khabib Nurmagomedov sendo apresentado como representante da Ucrânia em uma luta antiga. Embora o vídeo não deixe claro de qual luta se trata, é possível identificar que ela aconteceu no evento russo “ProFC”, onde Khabib disputou seis combates em 2011, antes de assinar com o UFC. Outra curiosidade revelada por vídeo fica pelo conta do apelido de “Bad Boy” usado pelo atleta na época e posteriormente substituído por “The Eagle” (A Águia).

Khabib "Bad Boy" Nurmagomedov .. from Ukraine from ufc

Khabib Nurmagomedov conquistou o respeito e o reconhecimento a nível mundial representando as cores da Rússia. Por outro lado, possui raízes e familiares em solo ucraniano. Talvez por isso o lutador ainda não tenha se manifestado publicamente em relação ao recente conflito entre os países.

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88