Cinco motivos para assistir o UFC 285, com a volta de Jon Jones em disputa de cinturão dos pesados

Com 14 lutas programadas, espetáculo traz volta de lenda mais defesa de título de Valentina Shevchenko

Jon Jones (esq.) e Ciryl Gane (dir.) protagonizam o UFC 285. Foto: Reprodução/Instagram

Chegou o grande momento. Neste sábado (4), em Las Vegas (EUA), acontece o aguardado UFC 285. Com duas disputas de cinturão envolvidas, o evento promove o retorno do lendário Jon Jones após mais de três anos de inatividade. Em luta pelo trono dos pesados (até 120,2kg.), o norte-americano debuta na divisão contra Ciryl Gane.

Ícone dos meio-pesados (até 93kg.), Jones tenta ampliar seu legado no esporte no fim de semana. Na luta principal, em caso de resultado positivo, ‘Bones’ pode ser inserido na seleta lista de combatentes que somaram dois títulos em divisões simultâneas.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Além da luta principal, os espectadores acompanharão nova apresentação da campeão dos moscas (até 56,7kg.), Valentina Shevchenko. No fim de semana, a quirguistanesa mede forças com Alexa Grasso e tenta atingir a marca de oito defesas de título.

O Brasil conta com três representantes. Viviane Araújo e Amanda Ribas se enfrentam no card preliminar. Tabatha Ricci mede forças com Jessica Penne.

PUBLICIDADE:

Para entrar no clima, a equipe do SUPER LUTAS selecionou cinco motivos para assistir o UFC 285. Confira:

1) A volta de Jon Jones

J. Jones (foto) pode estrear nos pesos pesados contra Stipe Miocic Foto: Reprodução / Facebook @ufc

PUBLICIDADE:

Obviamente, o evento em si esbanja grandeza. O retorno de Jon Jones, no entanto, é a ‘cereja do bolo’ para os amantes do esporte.

Considerado por muitos como o melhor lutador de MMA de todos os tempos, ‘Bones’ retoma a carreira após mais de três anos de inatividade. No UFC 285, o atleta faz sua aguardada estreia entre os ‘gigantes’ do MMA.

Sem lutar desde fevereiro de 2020, o norte-americano superou Dominick Reyes no último desafio, defendendo mais uma vez o trono dos meio-pesados (até 93kg.), categoria que dominou por mais de 10 anos. Meses depois, o atleta abriu mão do trono e iniciou a preparação para a migração ao grupo até 120,2kg.

PUBLICIDADE:

2) O sucessor de Francis Ngannou

F. Ngannou deixou o UFC vestindo o cinturão dos pesados. Foto: Reprodução/Instagram

Além da volta de Jones, o UFC 285 apresentará aos fãs o sucessor de Francis Ngannou, antigo rei da categoria. Um dos homens mais temidos na história recente do MMA, o franco-camaronês abriu mão do cinturão no início de 2023 após não conquistar a exigida valorização salarial.

Com a saída de Ngannou, o Ultimate agiu rápido e promoveu Jon e Gane ao posto de ‘desafiantes’ ao título vago. A empresa, então, entendeu que ambos seriam os mais credenciados para assumir a coroa.

De um lado, Jon tentará ampliar seu legado e se inserir na seleta lista de atletas que vestiram dois títulos da organização em categorias diferentes. Do outro, o antigo campeão interino busca assumir o topo absoluto da categoria após ser superado por Ngannou na primeira tentativa.

3) O retorno da rainha

V. Shevchenko em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

No topo do peso mosca desde 2018, Valentina Shevchenko sobe no octógono para seu primeiro compromisso na temporada 2023. Absoluta no grupo, a lutadora pode subir mais um degrau na condição de lenda do esporte.

Neste sábado, a quirguistanesa terá nova adversária na categoria. Em bom momento na carreira, Alexa Grasso é mais uma atleta que busca chocar o mundo diante de uma das maiores lutadoras da história.

Caso vença, Shevchenko se consolida no topo absoluto do grupo. Um resultado positivo faz com que a quirguistanesa atinja a marca de oito defesas de títulos.

4) Promessas em ação

Bo Nickal é promessa para o peso médio do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Os fanáticos com MMA têm motivos para ficar de olho tanto no card principal quanto no preliminar. Na segunda metade do show, duas promessas da empresa entrarão em ação e tentarão fazer valer a aposta da empresa.

Na segunda metade do evento, Bo Nickal faz sua aguardada estreia na companhia. Depois de dar show no ‘Dana White’s Contender Series’, o ícone do wrestling realiza seu quarto compromisso como profissional no esporte e tenta impressionar contra Jamie Pickett.

Também no card principal, o candidato a ‘bicho papão’ dos meio-médios (até 77,1kg.), Shavkat Rakhmonov faz seu primeiro embate em 2023. Invicto em 16 apresentações no esporte, o lutador enfrentará o número sete no ranking, Geoff Neal. Caso vença mais uma, o lutador avançará na categoria e se aproximará do top 5.

Na primeira metade do show, Ian Garry, chamado por parte dos fãs como ‘Novo McGregor’, tem seu quarto desafio no Ultimate. Invicto em 10 apresentações, o irlandês dos meio-médios dividirá o octógono com Song Kenan.

5) Brasileiras no card

A. Ribas (foto) está fora do UFC Las Vegas 26. Foto: Reprodução/Instagram

O Brasil contará com três promessas no espetáculo. Com duas se enfrentando, as atletas estão inseridas no card preliminar.

Primeira a subir no octógono, Tabatha Ricci quer ampliar o bom momento na organização. Adversária de Jessica Penne, a paulista pode chegar ao quarto triunfo seguido e se aproximar do top 15 da categoria liderada por Weili Zhang.

Momentos depois, acontece um duelo brazuca. Em confronto confirmado no peso mosca, Viviane Araújo defende a oitava posição no grupo contra Amanda Ribas, que pode ser inserida no top 10. Quem vencer, se aproxima do grupo das cinco primeiras.

Ficha técnica do UFC 285

Data: 04 de março de 2023

Horário: A partir de 19h30 (horário de Brasília)

Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

CARD PRINCIPAL (0h, de Brasília)

Peso pesado (até 120,2kg.): Jon Jones x Ciryl Gane – Luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7kg.): Valentina Shevchenko x Alexa Grasso – Luta pelo cinturão

Peso leve (70,3kg.): Jalin Turner x Mateusz Gamrot

Peso meio-médio (até 77kg.): Geoff Neal x Shavkat Rakhmonov

Peso médio (até 83,9kg.): Bo Nickal x Jamie Pickett

CARD PRELIMINAR (19h30, de Brasília)

Peso galo (até 61,2kg.): Cody Garbrandt x Trevin Jones

Peso médio (até 83,9kg.): Derek Brunson x Dricus Du Plessis

Peso mosca (até 56,7kg.): Viviane Araújo x Amanda Ribas

Peso médio (até 83,9kg.): Julian Marquez x Marc-André Barriault

Peso meio-médio (até 77kg.): Ian Machado Garry x Song Kenan

Peso galo (61,2kg.): Mana Martinez x Cameron Saaiman

Peso palha (52,1kg.): Jessica Penne x Tabatha Ricci

Peso galo (até 61,2kg.): Farid Basharat x Da’Mon Blackshear

Peso leve (até 70,3kg.): Esteban Ribovics x Loik Radzhabov

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89