Como a lesão de Jon Jones pode ter decretado a aposentadoria ‘silenciosa’ de Stipe Miocic

Aos 41 anos de idade e perto de completar três anos de inatividade, o ex-campeão dos pesados pode ter se retirado de cena, sem uma despedida ou ao menos uma homenagem por sua brilhante carreira

S. Miocic (foto) com o cinturão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter @ufc_brasil

A lesão sofrida por Jon Jones e a mudança na luta principal do UFC 295 pode ter ‘escondido’ o fim de uma das mais importantes carreiras da história do MMA. Já conhecido por ser pouco ativo no octógono, o ex-campeão dos pesados (até 120,2kg) Stipe Miocic pode acabar tendo uma despedida silenciosa do esporte que o consagrou após o cancelamento do duelo programado para o dia 11 de novembro. Entenda a história.

Veja Também

Johnny Walker se defende de investida de Magomed Ankalaev no UFC 294. Foto: Reproduçã/Instagram
Ngannou_Fury

Chegada ao UFC

S. Miocic em luta pelo UFC (Foto: Divulgação/UFC)

PUBLICIDADE:

Nascido em Ohio, Estados Unidos, Stipe Miocic chegou ao Ultimate em 2011 com a moral de quem já foi campeão Golden Gloves (campeonato de boxe amador) e da primeira divisão da NCAA no Wrestling. Com uma trocação de alto nível e excelente background na luta agarrada, Miocic venceu suas três primeiras lutas na organização, sendo duas delas por nocaute. A primeira derrota aconteceu para o gigante Stevan Struve em setembro de 2012.

Na sequência, Miocic emendou mais três vitórias consecutivas e foi parado pelo ex-campeão Junior Cigano, em uma incrível guerra de cinco rounds e que terminou com a vitória do brasileiro em uma apertada decisão unânime dos juízes. Stipe era freado novamente, mas mostrava que merecia ser respeitado como um integrante da elite dos pesados.

PUBLICIDADE:

No ano de 2015, Miocic chegou ao auge de sua carreira. As duas vitórias por nocaute sobre Mark Hunt e Andrei Arlovski garantiram ao norte-americano uma disputa de título contra o brasileiro Fabrício Werdum.

A conquista do título

Werdum (esq.) e Miocic (dir.) se enfrentaram em maio de 2016. Foto: Divulgação/UFC

PUBLICIDADE:

Em busca do cinturão dos pesados, Miocic aceitou vir ao Brasil e enfrentar o campeão Fabrício Werdum, que contava com o apoio maciço do público local. Diante de uma Arena da Baixada lotada, o norte-americano não se intimidou e nocauteou o brasileiro ainda no primeiro round, silenciando a torcida brasileira e conquistando o título mais importante do MMA mundial.

Em seu reinado, Miocic estabeleceu um recorde inédito e que ainda não foi quebrado na divisão: Se tornou o primeiro lutador a defender o cinturão com sucesso por três vezes consecutivas, batendo Alistair Overeem, Junior Cigano (revanche) e Francis Ngannou.

A rivalidade com Daniel Cormier

S. Miocic (esq.) e D. Cormier (dir.) se encaram antes do UFC 252. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Entre 2018 e 2020, Miocic viveu a sua maior rivalidade no octógono mais famoso do mundo. Diante do então campeão dos meio-pesados (até 93kg) Daniel Cormier, o bombeiro de Cleveland protagonizou uma animada trilogia, sendo nocauteado no primeiro duelo e mostrando evolução tática e inteligência para sair vitorioso nos dois embate seguintes, um deles também por nocaute.

A última luta de Miocic aconteceu em março de 2021, no UFC 260. Na ocasião, o norte-americano foi brutalmente nocauteado na revanche com o camaronês Francis Ngannou e foi destronado pela segunda vez na categoria. Outro recorde ostentado por Miocic é o de recorde de vitórias em lutas por cinturão entre os pesos pesados (cinco).

O (possível) duelo com Jones

J. Jones (esq.) pode enfrentar S. Miocic (dir.) em 2024. (Foto: Montagem SUPER LUTAS)

Após a saída de Jon Jones no UFC 295, Miocic recusou a disputa do cinturão interino contra Sergei Pavlovich e disse que só teria interesse em enfrentar o atual campeão linear. Com isso, a organização retirou os dois veteranos do card e planeja que eles se enfrentem no segundo semestre de 2024.

Entretanto, no segundo semestre do ano que vem, Miocic já estará próximo de completar 42 anos de idade e com cerca de três anos e meio de ausência do octógono. Difícil imaginar um cenário em que o ex-campeão dos pesados queira se motivar e retornar para mais um combate, mesmo que seja diante do maior nome da história do esporte.

Nos últimos anos que atuou como profissional, Stipe já ficou marcado por ser um atleta que não era muito ativo no octógono. Aos 41 anos de idade e com longo tempo de inatividade, o dia 25 de outubro de 2023 pode ficar marcado como o dia em que Stipe Miocic, talvez mesmo sem saber, tenha se aposentado do MMA profissional.

Leia Mais sobre: , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89