Há três anos, Anderson Silva se despedia do octógono do UFC após sofrer nocaute; relembre

Lenda do MMA, Spider se despediu do octógono após revés para Uriah Hall no UFC Vegas 12; ele está no Hall da Fama da organização

Anderson Silva em momento de reflexão após UFC Las Vegas 12. Foto: Reprodução/Instagram

A. Silva em momento de reflexão após UFC Las Vegas 12. Foto: Reprodução/Instagram

Há exatamente três anos, o mundo do UFC se despedia de uma das maiores lendas do esporte: Anderson Silva. O brasileiro, que dominou a categoria dos médios (até 83,9kg.) do Ultimate por quase sete anos, fez sua última aparição no octógono contra Uriah Hall, em 31 de outubro de 2020, no UFC Vegas 12.

Na ocasião, o Spider foi derrotado por nocaute técnico no quarto round, após ser derrubado por um direto de esquerda do jamaicano.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Glover Teixeira (foto) está aposentado do MMA. Foto: Reprodução/Instagram
Ankalaev Johnny Walker UFC 294 Twitter UFC

A luta marcou o fim de uma era para o brasileiro, que aos 45 anos decidiu pendurar as luvas e se aposentar do MMA. Em sua carreira, Anderson Silva acumulou 34 vitórias, 11 derrotas e um “no contest” (luta sem resultado). Ele estreou no UFC em 2006, com um nocaute impressionante sobre Chris Leben, e logo em seguida conquistou o cinturão dos médios ao derrotar Rich Franklin.

O Spider foi o campeão mais dominante da história do UFC, defendendo seu título por dez vezes consecutivas, entre 2007 e 2012. Ele venceu nomes como Dan Henderson, Chael Sonnen, Vitor Belfort, Demian Maia e Forrest Griffin, mostrando sua versatilidade e criatividade nas artes marciais. O lutador também se aventurou na categoria dos meio-pesados, onde saiu com os braços erguidos em três lutas sem perder o cinturão dos médios.

PUBLICIDADE:

Fim do reinado de Anderson Silva

O reinado de Silva terminou em 2013, quando foi nocauteado por Chris Weidman, em uma das maiores zebras da história do esporte. Na revanche, o brasileiro sofreu uma fratura na perna esquerda ao chutar o adversário, ficando afastado por mais de um ano. Ele voltou em 2015, mas foi flagrado no doping após vencer Nick Diaz. A luta foi anulada e o ícone foi suspenso por um ano; ele voltou contra Michael Bisping e perdeu por pontos.

PUBLICIDADE:

Em 2017, Anderson voltou a vencer no UFC, ao derrotar Derek Brunson por decisão unânime. Ele retornou em 2019, mas perdeu para Israel Adesanya e Jared Cannonier.

Apesar das derrotas e polêmicas, Anderson Silva é considerado por muitos como o maior lutador de MMA de todos os tempos. Ele entrou para o Hall da Fama do UFC em 2023, sendo homenageado por sua trajetória e contribuição para o esporte.

Leia Mais sobre: , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89