Aquecimento UFC 300: Relembre as aposentadorias mais marcantes da história da organização

No aquecimento para o histórico evento, relembre os principais atletas que se despediram do MMA após anos de carreira vitoriosa

Amanda Nunes se aposentou do MMA no UFC 289 (Foto: Instagram/UFC)

Fundado em 1993, o Ultimate já presenciou o nascimento e o fim da carreira das maiores estrelas do MMA mundial nos últimos 30 anos. Esquentando as turbinas para o aguardado UFC 300, que acontece no próximo sábado (13), o SUPER LUTAS relembra as aposentadorias mais marcantes da história da organização.

Veja Também

T-MOBILE Arena UFC 300
Alex-Poatan-máquina-de-soco-UFC

1 – Amanda Nunes

Campeã peso galo e peso pena, Amanda Nunes praticamente dizimou suas principais concorrentes em duas das três categorias femininas do UFC. Sem grandes adversárias e sem nenhuma rivalidade interessante, a ‘Leoa’ decidiu penduras as luvas após vencer a mexicana Irene Aldana na decisão unânime dos juízes no UFC 289, realizado em junho de 2023. A cena da lutadora brasileira ajoelhada entre os seus dois cinturões se tornou uma das mais marcantes da história da organização.

PUBLICIDADE:

2 – Donald Cerrone

Ex-desafiante ao cinturão peso leve, Donald Cerrone ficou marcado como um dos atletas mais empolgantes da organização. Popularmente conhecido como ‘Funcionário Padrão’ por aceitar lutas em cima da hora e pela sua alta frequência no octógono, o ‘Cowboy’ protagonizou 38 lutas no Ultimate, conquistando 23 vitórias, oito derrotas e um no-contest. Sua última aparição profissional foi um revés por finalização para Jim Miller no UFC 276, em fevereiro de 2022.

3 – Mauricio Shogun

M. Shogun foi nocauteado por I. Potieria no UFC 283. (Foto: Reprodução/Instagram)

PUBLICIDADE:

Lenda do Pride e ex-campeão dos meio-pesados, Mauricio Shogun não teve boas lembranças da sua última luta profissional. Responsável por encerrar o card preliminar do UFC 283, realizado no Rio de Janeiro, o brasileiro foi nocauteado no primeiro round pelo ucraniano Ihor Potieria e anunciou que penduraria as luvas ainda no octógono. Então com 39 anos de idade, Shogun se despediu do esporte com um cartel de 27 triunfos, 14 reveses e um no-contest.

4 – Robbie Lawler

PUBLICIDADE:

Antigo dono do cinturão dos meio-médios, Robbie Lawler se aposentou do esporte de forma apoteótica. Diante de Niko Price no UFC 290, realizado em julho de 2023, o ‘Ruthless’ aplicou um nocaute brutal no seu rival ainda no primeiro round, emocionou o público na arena e saiu ovacionado pelos fãs em sua última luta como profissional. O norte-americano deixou o MMA com um cartel de 30 vitórias e 16 derrotas.

5 – Zumbi Coreano

Com uma história incrível de superação e resiliência, Zumbi Coreno foi mais um atleta a ter uma despedida marcante na organização. O ex-desafiante ao cinturão peso pena atuou pela última vez em agosto de 2023, quando foi nocauteado por Max Holloway. O lutador asiático se despediu do esporte com um cartel de 17 vitórias e oito derrotas sofridas.

6 – Glover Teixeira

G. Teixeira foi superado por J. Hill no UFC 283. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Um dos grandes nomes da história do MMA brasileiro, Glover Teixeira também não tem boas lembranças da sua última luta como profissional. Diante de uma arena lotada no Rio de Janeiro, o mineiro de Sobrália foi amplamente dominado durante cinco rounds pelo norte-americano Jamahal Hill e viu o seu rival se tornar o novo campeão dos meio-pesados em ‘território hostil’. O mentor de Alex Poatan pendurou as luvas com um cartel de 33 vitórias e apenas nove derrotas.

7 – Anderson Silva

U. Hall mostra total respeito a A. Silva após bater o brasileiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Acostumado a lotar arenas ao redor do mundo durante o seu reinado no peso médio, Anderson Silva fez sua última luta profissional no ‘silencioso’ Apex, casa da organização em Las Vegas (EUA), em outubro de 2020. Longe do auge em que se tornou o maior nome da história da divisão, o ‘Spider’ foi nocauteado pelo norte-americano Uriah Hall no quarto round e pendurou as luvas com um cartel de 34 triunfos e 11 reveses no MMA.

8 – Frankie Edgar

Ex-campeão peso médio e um dos lutadores mais empolgantes que já pisaram no octógono, Frankie Edgar também teve uma despedida melancólica do esporte. No card do UFC 281, realizado em novembro de 2021, ‘The Answer’ foi brutalmente nocauteado por Chris Gutierrez no primeiro round e se aposentou do esporte com um retrospecto de 24 vitórias e 11 derrotas.

9 – Daniel Cormier

Antigo duplo-campeão e atual comentarista da organização, Daniel Cormier deixou o esporte após sofrer a segunda derrota consecutiva para Stipe Miocic, em duelo válido pelo cinturão dos pesos pesados. Eterno rival de Jon Jones, ‘DC’ pendurou as luvas com um cartel de 22 resultados positivos e apenas três negativos.

10 – Khabib Nurmagomedov

K. Nurmagomedov em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução / Twitter @ufc

Um dos maiores nomes da história da divisão dos leves, Khabib Nurmagomedov pode dizer, como poucos, como é se aposentar por cima do MMA. Após finalizar Justin Gaethje no UFC 254, realizado em outubro de 2020, o russo anunciou ainda no octógono que estava se despedindo dos esporte com apenas 32 anos e um cartel invicto de 29 vitórias consecutivas.

Leia Mais sobre:


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89