Aquecimento UFC 300: relembre 10 das maiores rivalidades na história da organização

Com brasileiros na lista, SUPER LUTAS escala lista de desafetos que resolveram pendências no octógono

K. Nurmagomedov e C. McGregor se enfrentaram no UFC 229. Foto: Reprodução/Instagram @ufceurope

O SUPER LUTAS segue a todo vapor na produção de materiais especiais que celebram a realização do UFC 300, que acontece neste sábado (13). Desta vez, nosso time listou 10 das maiores rivalidades já vistas ao longo dos 30 anos da companhia. No apanhado, dois brasileiros se destacam com acertos de contas emblemáticos realizados no octógono.

Abaixo, a lista de 10 grandes rivalidades que marcaram o livro de histórias do Ultimate.

PUBLICIDADE:

10) Ronda Rousey x Miesha Tate

R. Rousey e M. Tate se enfrentaram duas vezes (Foto: Reprodução/Instagram)

Duas grandes responsáveis pelo avanço do MMA feminino para o mundo, Ronda Rousey e Miesha Tate levaram para o UFC uma inimizade construída nos tempos de Strikeforce. De um lado, a medalhista olímpica no judô, que buscava construir uma história de sucesso nas artes marciais mistas. Do outro, uma representante do wrestling.

PUBLICIDADE:

As lutadoras protagonizaram uma das edições do ‘The Ultimate Fighter’ (TUF) e o clima de animosidade ficou evidente nas gravações. Ronda, que já havia vencido a concorrente anos atrás, repetiu o feito no UFC, finalizando a rival de forma relâmpago em

9) Kamaru Usman x Colby Covington

K. Usman (esq.) e C. Covington (dir.) fazem revanche histórica no UFC 268. Foto: Reprodução/Instagram

Falta de limites e até acusação de racismo. A rivalidade de Kamaru Usman e Colby Covington ficou marcada pela falta de espírito esportivo por parte do norte-americano, desafiante ao cinturão dos meio-médios (até 77,1kg.) na época.

A primeira luta entre o atletas, ocorrida em 2019, ganhou tons de apreensão, visto que, por meses, as provocações marcaram a promoção do confronto. No desafio, melhor para o nigeriano, que nocauteou o rival e defendeu o trono. Em revanche, novamente Usman levou a melhor, superando o adversário na decisão dos juízes.

8) Cody Garbrandt x TJ Dillashaw

T. Dillashaw (esq.) e C. Garbrandt (dir) fazem a luta principal. (Foto: Divulgação UFC)

De antigos companheiros de treino a grandes rivais no UFC. A história de Cody Garbrandt e TJ Dillashaw reúne elementos que traduzem uma grande história para os fãs.

Após relação de amizade, a separação culminou em luta pelo cinturão dos galos, à época em posse de Garbrandt. No entanto, Cody acabou massacrado tanto na defesa de título, quanto na revanche imediata, dando início a fase dramática em sua carreira no MMA.

7) Conor McGregor x Nate Diaz

N. Diaz (esq.) e C. McGregor (dir.) após segunda luta, em 2016. Foto: Reprodução/Instagram @thenotoriousmma

Antigo duplo campeão do UFC, Conor McGregor será figura carimbada nesta lista. Com coleção de desafetos, o irlandês teve grande rivalidade com Nate Diaz em desafio que bateu recordes de audiência em 2016.

No primeiro confronto entre ambos, Nate chocou o mundo ao finalizar Conor em seu auge, quando o ‘Notório’ ainda ostentava o cinturão dos leves (até 70,3kg.). Na revanche marcada pelo equilíbrio, McGregor levou a melhor.

6) Royce Gracie x Ken Shamrock

R. Gracie (esq.) e K. Shamrock (dir.) em luta pelo Ultimate em 1995. Foto: Reprodução/YouTube UFC

Dois pioneiros do que, hoje, se entende por MMA, Royce Gracie e Ken Shamrock estiveram presentes na primeira edição do UFC. Quando a empresa promovia lutas com regras limitadas e sem divisão de categorias, o brasileiro e o norte-americano travaram grande rivalidade.

Ambos se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias para o ícone da ‘arte suave’.

5) Tito Ortiz x Chuck Liddell

Lidell (esq;) encara Oritz (dir.) no duelo de veteranos. Foto: DIvulgação

Lendas do MMA, Tito Ortiz e Chuck Liddell travaram grande rivalidade no UFC nos anos 2000. Com trajetórias de sucesso no MMA, os norte-americanos dividiram o octógono em duas oportunidades.

Em relação marcada por trocas de farpas, Liddell levou a melhor nos dois desafios.

4) Conor McGregor x José Aldo

José Aldo x McGregor tiveram uma das maiores rivalidades da história do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/ufc

José Aldo x McGregor tiveram uma das maiores rivalidades da história do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/ufc

Em 2015, um certo irlandês impressionava o mundo com atuações primorosas e grande capacidade de gerar engajamento em seus compromissos. Conor McGregor despontava como possível fenômeno da organização e tais conquistas o levaram a enfrentar o então campeão linear dos penas (até 65,7kg.), José Aldo, em 2015.

O confronto ficou marcado na história como um dos maiores anticlímax para a torcida brasileira. Depois de ser provocado por meses, Aldo acabou nocauteado em 13 segundos, tendo o fim de seu reinado imposto de forma trágica.

3) Jon Jones x Daniel Cormier

D. Cormier (esq.) e J. Jones (dir.) em encarada para luta em 2016.
Foto: Reprodução/YouTube ufc

Dois dos melhores representantes dos meio-pesados (até 93kg.) de todos os tempos, Jon Jones e Daniel Cormier levaram a sério o assunto ‘rivalidade’. Ícones da categoria, os atletas se enfrentaram em duas oportunidades, e a desavença chegou a tomar proporções maiores, com agressão fora do octógono.

Na disputa, Jon Jones venceu no primeiro embate, e, inicialmente, teria vencido o segundo. O atleta, porém, teve o triunfo revertido para ‘no contest’, depois de falhar em exame antidoping.

2) Anderson Silva x Chael Sonnen

Anderson Silva finaliza Chael Sonnen no UFC 117. Foto: Reprodução/Twitter @UFC_Brasil

Lenda do MMA brasileiro, Anderson Silva reinou absoluto no peso médio (até 83,9kg.) do UFC entre 2006 e 2013. Enquanto liderou a categoria, um lutador foi capaz de apresentar ao mundo um novo estilo de promover confrontos: Chael Sonnen.

Mesmo longe da qualidade técnica exibida por ‘Spider’, Sonnen, por meio das provocações, foi capaz de realizar duas lutas contra o então campeão. O norte-americano, apesar de chegar perto da vitória no primeiro embate, acabou superado nos dois desafios.

1) Conor McGregor x Khabib Nurmagomedov

C. Mcgregor (esq) e K. Nurmagomedov (dir). Foto:Reprodução/Twitter UFC

Fenômenos de popularidade no MMA, Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov protagonizaram uma das grandes rivalidades na história da empresa. Em 2018, as provocações, que ultrapassaram os limites do esporte, foram traduzidas em desafio pelo cinturão dos leves (até 70,3kg.).

Na ocasião, o astro russo, que ostentava o título na época, levou a melhor, finalizando o irlandês no quarto round. Após o feito, o ‘Águia’ deu início a confusão generalizada ao saltar a grade de contenção para agredir Dillon Danis, membro da equipe do desafeto.

Até hoje, o evento protagonizado por Conor e Khabib representa a maior audiência na história do UFC.

Ficha técnica do UFC 300

Data: 13 de abril de 2024

Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)

Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado (até 93 kg): Alex Poatan x Jamahal Hill – luta pelo cinturão

Peso palha (até 52,1 kg): Weili Zhang x Yan Xiaonan – luta pelo cinturão

Peso leve (até 70,3 kg): Justin Gaethje x Max Holloway – luta pelo cinturão BMF

Peso leve (até 70,3 kg): Charles do Bronx x Arman Tsarukyan

Peso médio (até 83,9kg): Bo Nickal x Cody Brundage

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado (até 93 kg): Jiri Prochazka x Aleksandr Rakic

Peso pena (até 65,7 kg): Calvin Kattar x Aljamain Sterling

Peso galo (até 61,2 kg): Holly Holm x Kayla Harrison

Peso pena (até 65,7 kg): Sodiq Yusuff x Diego Lopes

Peso leve (até 70,3 kg) Jalin Turner x Renato Moicano

Peso palha (até 52,1 kg): Jéssica Bate-Estaca x Marina Rodriguez

Peso leve (até 70,3 kg): Bobby Green x Jim Miller

Peso galo (até 61,2 kg): Deiveson Figueiredo x Cody Garbrandt

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89