Anderson Silva completa 40 anos de idade em momento conturbado; relembre sua carreira

Campeão dos médios do UFC entre 2006 e 2013, ‘Spider’ vive fase difícil em meio a polêmicas envolvendo exames antidoping

A. Silva (foto) completou 40 anos de idade. Foto: Josh Hedges/UFC

A. Silva (foto) completou 40 anos de idade. Foto: Josh Hedges/UFC

Campeão mais dominante da história do UFC e um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos, Anderson Silva completa 40 anos de idade nesta terça-feira (14). Apesar de ter desfrutado o sucesso em boa parte de sua carreira no mundo das lutas, “Spider”, como é conhecido, passa por um momento conturbado, o que põe em xeque inclusive a sua continuidade no esporte.

Veja Também

Atleta profissional desde 1997, Anderson fez sua estreia no esporte no cenário nacional, lutando em eventos em Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Seu primeiro título de destaque mundial foi em 2001, quando bateu Hayato Sakurai no Japão para conquistar o cinturão do Shooto.

PUBLICIDADE:

Assim, se tornou questão de tempo para que Silva estreasse no PRIDE, o maior evento do planeta da época. Nocautes sobre Alex Stiebling e Carlos Newton chamaram a atenção, mas o brasileiro não conseguiu deslanchar como se esperava após sofrer derrotas para os discretos Daiju Takase e Ryo Chonan.

Em seguida, desanimado em meio a pensamentos sobre aposentadoria, Anderson buscou se reinventar em sua carreira na Inglaterra, competindo na organização Cage Rage, a maior da Europa na época. Lá, teve retrospecto perfeito, conquistando o cinturão dos médios, o que acabou lhe servindo de ingresso ao UFC.

PUBLICIDADE:

No octógono, Anderson mudou todos os padrões de excelência ao não somente conquistar o título, mas também dominar seus adversários. Em suas primeiras 16 lutas no UFC, “Spider” obteve 16 vitórias, sendo apenas duas na decisão dos juízes – de resto, só nocautes e finalizações. O primeiro revés (e a perda do título) vieram contra Chris Weidman, em julho de 2013, em luta na qual foi intensamente criticado por exagerar nas brincadeiras.

A revanche veio alguns meses depois, e novamente se tornaria um grande trauma para o lutador. No segundo round do combate, Anderson desferiu um chute baixo em Weidman, que bloqueou o golpe com o joelho – como resultado, a perna de Anderson se partiu no meio de forma chocante, encerrando a luta com uma fratura que entrou para a história do MMA.

PUBLICIDADE:

Após meses de intensa fisioterapia, Anderson retornou às lutas contra Nick Diaz, em janeiro deste ano. A vitória veio na decisão dos juízes, em resultado que levou o brasileiro às lágrimas em pleno octógono. Porém, o grande golpe veio pouco depois, quando “Spider” foi flagrado em dois exames antidoping com anabolizantes e ansiolíticos. O julgamento do caso será realizado em breve, e poderá mudar os rumos da carreira de um dos maiores lutadores da história.

Confira abaixo os principais momentos de Anderson Silva no UFC:

[vox id=”25995″]

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88