Após longa espera, Velasquez e Werdum decidem futuro dos pesos pesados no UFC 188

Combate entre campeão linear e campeão interino era aguardado pelos fãs há quase dois anos, e finalmente acontecerá no México

Werdum (esq.) x Velasquez (dir.): a luta finalmente a. Foto: Jeff Bottari/UFC

Werdum (esq.) x Velasquez (dir.): a luta finalmente vai acontecer. Foto: Jeff Bottari/UFC

A espera foi longa, mas o dia finalmente chegou. Cain Velasquez e Fabrício Werdum finalmente resolverão, dentro do octógono, quem será o campeão definitivo dos pesos pesados do UFC. O combate acontece na noite deste sábado (13), na Cidade do México, na atração principal do UFC 188.

AO VIVO: Acompanhe o UFC 188 em tempo real

PUBLICIDADE:

Pode-se dizer que a expectativa para a luta durou dois anos. Desde que derrotou Rodrigo Minotauro, na final do TUF Brasil 2, em junho de 2013, Werdum já estava credenciado para disputar o cinturão, contra o vencedor da luta entre Velasquez e Júnior Cigano, que se enfrentaram em outubro do mesmo ano.

Velasquez venceu Cigano pela segunda, mas suas lesões começaram a atrapalhar os planos do UFC. Assim, Werdum foi escalado para enfrentar Travis Browne, em abril do ano passado, em luta cujo vencedor teria a chance de disputar o cinturão.

PUBLICIDADE:

Veja Também

O brasileiro dominou o combate e, além da luta pelo título, também foi selecionado para treinar a temporada de lançamento do TUF América Latina, ao lado do próprio Velasquez. A luta entre os dois estava agendada para novembro de 2014, mas novamente uma contusão alterou tudo.

A somente três semanas para o evento, que também marcaria a estreia do octógono em solo mexicano, Velasquez se lesionou e foi substituído por Mark Hunt, em combate que colocaria em jogo o cinturão interino. Werdum venceu com um belo nocaute, e se colocou novamente em rota de colisão com Velasquez.

PUBLICIDADE:

O tira-teima foi novamente agendado para acontecer no México. E, com o campeão afastado de atividade por mais de um ano e meio, os fãs de MMA estão cada vez mais intrigados para descobrir o desfecho da luta.

Velasquez possui condicionamento físico e ritmo incomuns para pesos pesados, capaz de manter a mesma intensidade por 25 minutos de combate. O tempo parado, no entanto, não joga a seu favor – como aconteceu em sua única derrota na carreira, para Cigano, quando sentiu a falta de ritmo ao ficar um ano e um mês parado.

Porém, o campeão linear é membro da American Kickboxing Academy, conhecida por seus treinos espartanos e com material humano farto, como Daniel Cormier, campeão dos meio-pesados, e Luke Rockhold, desafiante pelo cinturão dos médios.

PUBLICIDADE:

Werdum, em contrapartida, chega ao combate em estado de graça. O gaúcho, que vem confirmando luta após luta a versatilidade de seu jogo, com um muay thai cada vez mais afiado, garante que possui todas as armas para surpreender Velasquez, seja em pé, seja no chão, onde é especialista.

UFC 188 colocará ponto final em longa rivalidade

Melendez (esq.) e Alvarez (dir.) já ostentaram cinturões dos leves fora do Ultimate. Foto: Divulgação

Melendez (esq.) e Alvarez (dir.) já ostentaram cinturões dos leves fora do Ultimate. Foto: Divulgação

Se a luta entre Velasquez e Werdum demorou dois anos para acontecer, o segundo combate mais importante do UFC 188 levou ainda mais tempo. Gilbert Melendez e Eddie Alvarez finalmente resolverão suas diferenças depois de cinco anos trocando farpas e provocações pela imprensa.

A rivalidade entre os dois surgiu antes mesmo de assinarem com o UFC. Melendez era destaque do Strikeforce, enquanto que Alvarez brilhava no Bellator. Assim, tanto os fãs como os próprios lutadores tinham a curiosidade de ver qual deles era o melhor peso leve fora do Ultimate.

Ironicamente, o combate somente será realizado depois de ambos assinarem com a maior organização de MMA do planeta. Melendez sofreu duas derrotas em três lutas no octógono, incluindo uma finalização contra Anthony Pettis em combate válido pelo cinturão; Alvarez também perdeu em sua estreia no UFC, para Donald Cerrone.

Além do choque de pesos leves, também chama a atenção no evento a situação de Kelvin Gastelum, campeão do TUF 17. Depois de perder sua invencibilidade no MMA, contra Tyron Woodley, no começo do ano, o lutador voltará à divisão dos médios diante do veterano Nate Marquardt.

Confira abaixo a ficha técnica do UFC 188:

DATA E HORÁRIO: 13/06/2015, a partir das 20 horas (horário de Brasília)
LOCAL: Arena Ciudad de México, Cidade do México, México
TRANSMISSÃO: Canal Combate

CARD PRINCIPAL

Pesados: Cain Velasquez x Fabrício Werdum;
Leves: Gilbert Melendez x Eddie Alvarez;
Médios: Kevin Gastelum x Nate Marquardt;
Penas: Yair Rodriguez x Charles Rosa;
Palhas: Tecia Torres x Angela Hill;

CARD PRELIMINAR

Moscas: Chico Camus x Henry Cejudo;
Leves: Efrain Escudero x Drew Dober;
Galos: Alejandro Pérez x Patrick Williams;
Leves: Francisco Trevino x Johnny Case;
Meio-médios: Augusto Montaño x Cathal Pendred;
Penas: Gabriel Benitez x Clay Collard

Erro de arbitragem favoreceu Poatan? Ex-campeão causa polêmica e detona nocaute no UFC 300

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88