
Moicano focado antes de lutar no UFC. Foto: Reprodução/Facebook/UFC
Renato Moicano abriu o jogo. O brasileiro falou sobre o que chamou de efeito dominó deixado por Arman Tsarukyan após sua saída da disputa pelo cinturão dos leves (até 70,3 kg) contra Islam Makhachev no UFC 311, em janeiro. Para ele, a desistência de Arman repercute até na disputa de título interino entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett.
Moicano foi o cara que pegou a missão de última hora, aceitando encarar o até então campeão Islam Makhachev com só 24 horas no relógio. Ele fez o que podia, mas, na visão dele, a rachadura que veio antes da luta era evitável. E, segundo o brasileiro, custou caro para todo mundo da categoria.
Em entrevista para o programa “Standemup”, conduzido por Emiel Sardarean, Renato Moicano descarregou.
“Não acho justo. Quem ele derrotou na categoria? Quando lutei contra Makhachev, o Arman deveria disputar o título e acabou com a divisão. Se o Arman tivesse lutado naquela noite, a divisão continuaria, mas agora temos o Topuria se divorciando e não quer lutar… Eles têm Gaethje x Pimblett, para mim, esse vai ser um título de fachada. Não faz sentido ter um cinturão interino porque o Topuria seria o campeão de qualquer forma”, disse o brasileiro.
A saber, Tsarukyan sofreu uma lesão nas costas na véspera do UFC 311, durante o corte de peso, em janeiro, o que obrigou a organização a cancelar sua tão aguardada disputa de título. Para Moicano, se Arman tivesse subido o degrau do octógono, o roteiro da divisão seguiria intacto, campeão contra desafiante e a fila andando.
A consequência mais barulhenta dessa história veio depois. Makhachev optou por deixar o trono dos leves para perseguir novo ouro nos meio-médios (até 77 kg), enfrentando Jack Della Maddalena no UFC 322, em novembro.
O movimento abriu passagem para outra mudança improvável: Ilia Topuria, que vinha do peso pena (até 65,7 kg), subiu e nocauteou Charles do Bronx no UFC 317, em junho, ficando com o cinturão vago dos leves e se tornando o décimo atleta na história a conquistar títulos em duas divisões da empresa.
Só que não deu tempo de a poeira assentar. No fim de novembro, Topuria anunciou uma pausa no primeiro trimestre de 2026 por questões pessoais, ligadas ao divórcio e à rotina com seus filhos.
Com o topo dos leves momentaneamente indisponível, o UFC marcou o combate pelo cinturão interino da divisão no UFC 324, em 24 de janeiro, entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett. Foi aí que o debate ferveu e Renato Moicano não ficou calado, chamando a disputa de “título de fachada”.
O UFC 324 será o primeiro evento da temporada 2026, no dia 24 de janeiro. Nesta última quinta-feira (27), Dana White, presidente do UFC, anunciou o card. Principal luta da noite, Justin Gaethje e Paddy Pimblett disputam o título interino dos leves.
Neste mesmo evento, a brasileira Amanda Nunes volta de aposentadoria para enfrentar Kayla Harrison pelo cinturão peso galo (até 61,2 kg). O card ainda conta com os brasileiros Deiveson Figueiredo e Jean Silva. Confira o card abaixo [sujeito a mudanças]:
Peso leve: Justin Gaethje x Paddy Pimblett – Luta pelo cinturão
Peso galo: Kayla Harrison x Amanda Nunes – Luta pelo cinturão
Peso galo: Sean O’Malley x Song Yadong
Peso galo: Umar Nurmagomedov x Deiveson Figueiredo
Peso pesado: Waldo Cortes Acosta x Derrick Lewis
Peso pena: Arnold Allen x Jean Silva
Peso mosca: Alexa Grasso x Rose Namajunas
Peso médio: Ateba Gautier x Andrey Pulyaev
Peso meio-pesado: Nikita Krylov x Modestas Bukauskas