Aldo e McGregor adotam ‘clima zen’ em primeiro encontro na semana do UFC 194

Aldo e McGregor deixaram para trás o clima agressivo pouco o antes do UFC 194. Foto: Reprodução

Aldo e McGregor deixaram para trás o clima agressivo pouco o antes do UFC 194. Foto: Reprodução

José Aldo e Conor McGregor ficaram frente a frente pela primeira vez na semana do tão aguardado combate que irá encabeçar o UFC 194, evento que será realizado neste sábado (12), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, os lutadores participaram da coletiva de imprensa para promover a atração, e o clima entre eles foi menos hostil do que se esperava.

Publicidade

Veja Também

McGregor, autor das principais provocações nos últimos meses, chegou à coletiva em um “modo zen”, como ele mesmo definiu. Com um tom de voz calmo, o irlandês evitou fazer provocações gratuitas a Aldo, mas aproveitou a ocasião para expressar toda sua confiança na vitória.

“Essa luta vai ser um espetáculo, uma atuação de classe. Vai ser a passada do bastão, o começo de uma nova era. Tenho algo a provar, e todos que tem algo a provar são perigosos. Mas estou calmo. Sinto que sou o favorito e venho me portado como o favorito, como um campeão”, disse o irlandês, detentor do cinturão interino da categoria até 66 kg. “Antes, quando era mais agressivo, eu estava sendo honesto com o que eu vinha sentindo, mas agora a situação é outra. A guerra está chegando. Estou calmo, focado, impiedoso para despachar o corpo que está em minha frente”, continuou.

Publicidade

Ao ser perguntado sobre uma previsão para a luta, McGregor disse: “Me vejo entrando na luta imprevisível. Vou pressioná-lo e vou atingi-lo em toda a parte, com o joelho, tornozelo, mãos, cotovelo. Vou ser um fantasma – ele vai pensar que eu estou em um lugar, mas não estou. Vai ser uma obra de arte. Isso vai mostrar o que venho dizendo, que sou o número um. Sinto que José está travado em seus hábitos, em seus padrões. Eles lutam da mesma forma, batem em manopla da mesma forma. É repetição. Sinto que isso fecha sua mente e o torna previsível”, acrescentou o irlandês.

Aldo, por sua vez, se manteve com o mesmo discurso habitual, minimizando o clima hostil com McGregor e reforçando seu foco no combate. “Minha vantagem é o treinamento. Estou muito bem treinado, preparado para tudo. Se for em pé eu vou acabar com a luta, se for para o chão eu vou acabar. Onde essa luta acontecer, eu vou levar. [A postura provocativa de McGregor] Faz parte. É um show. Estou pronto para lutar, então nada do que acontece fora fica na minha cabeça. Confio nos meus treinadores, em mim e sei do meu potencial”, disse o brasileiro.

Publicidade

Ao fim da coletiva, os dois ficaram frente a frente para a tradicional encarada. O clima, novamente, não foi hostil: ambos se encararam seriamente, mas sem agressividade, com Conor adotando uma postura pouco ortodoxa para a foto.

Outros astros ficam em segundo plano

A coletiva também contou com atletas que farão outros combates importantes ao longo da semana, como Chad Mendes e Frankie Edgar, que se enfrentam na sexta, e Chris Weidman e Luke Rockhold, que disputam o cinturão dos médios pouco antes de Aldo x McGregor. E, como já era de se esperar, os atletas ficaram em segundo plano, já que boa parte das perguntas foi destinada aos astros da semana.

Publicidade

Mendes, único atleta a ter enfrentado tanto Aldo quanto McGregor, foi perguntado a respeito de uma previsão para a luta. Ele evitou tomar partido de algum deles. “Sinto que ambos têm condições de causar problemas um ao outro. Conor é longo, canhoto e usa bem a pressão, enquanto que Aldo é explosivo. Aldo é melhor no jogo de solo, então vamos ver o que acontece mentalmente. Estou ansioso para ver isso”, palpitou.

Weidman e Rockhold mostraram respeito mútuo com algumas brincadeiras, mas ambos declararam estar focados para o combate. “Sinto que tenho algo a provar para mim mesmo, para eu mostrar para mim mesmo o quão bom eu sou”, disse o campeão dos médios. “Me sinto pronto, seja técnica, mental e fisicamente. Vou mostrar que sou o melhor”, rebateu o desafiante.

Publicado por
Bruno Ferreira