UFC anuncia mudanças no procedimento das pesagens

A partir de julho, organização colocará um limite de peso no ‘check in’, originalmente realizado quatro dias antes das lutas

Lineker (foto) tem histórico conturbado com a balança do UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

Lineker (foto) tem histórico conturbado com a balança do UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

O UFC colocará em vigor, a partir de julho, novos procedimentos para suas pesagens a fim de evitar a desidratação intensa e poupar os seus atletas na semana dos combates.

Veja Também

Comissão da Califórnia proíbe desidratação antes das pesagens
Lutador de 21 anos morre durante corte de peso em evento de MMA na Ásia

Os lutadores deverão se apresentar para o check in, primeira pesagem de checagem da semana que normalmente acontecem quatro dias antes das lutas, sem estar mais que 8% acima do peso limite de suas categorias.

Ou seja, um lutador que for competir na categoria dos meio-pesados (até 93 kg) deverá bater, no máximo, 100 kg no check in. Caso este peso seja extrapolado, o atleta será monitorado de perto pela organização, e, se houver sinais de desidratação até o dia da pesagem oficial, na véspera do evento, a luta será cancelada.

A medida tem o objetivo de evitar que os atletas deixem para última hora a perda de peso e sofram, assim, uma desidratação severa. Existem casos de lutadores que chegam a perder mais de 10 kg na véspera da pesagem, o que pode trazer sérios riscos ao organismo em longo prazo. No ano passado, um lutador do evento asiático ONE FC morreu devido à desidratação intensa.

O primeiro evento que contará com esta prática será o UFC 200, no dia 9 de julho. A luta principal da atração será entre Jon Jones e Daniel Cormier, válida pelo cinturão dos meio-pesados

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments