Sonnen defende Wand em caso de fuga de exame antidoping: ‘Ele tinha o direito de dizer não’

De forma surpreendente, norte-americano sai em defesa de seu desafeto e critica procedimento adotado pela Comissão de Nevada na época

C. Sonnen (foto) saiu em defesa de Wanderlei. Foto: Josh Hedges/UFC

C. Sonnen (foto) saiu em defesa de Wanderlei. Foto: Josh Hedges/UFC

Chael Sonnen defendeu Wanderlei Silva e afirmou que o rival tinha razão em se recusar a fazer o fatídico exame antidoping surpresa em 2014, o que chegou a custar ao brasileiro um banimento vitalício do esporte.

Veja Também

Sonnen e Wanderlei se enfrentariam no UFC 175, em maio de 2014. Poucos meses antes, a Comissão Atlética de Nevada, entidade que inspeciona os eventos em Las Vegas (EUA), iniciou a política de realizar testes antidoping fora do período de competição nos lutadores. Wand, na ocasião, se recusou a prestar o exame, o que o fez ser severamente punido pela Comissão em julgamento posterior.

PUBLICIDADE:

Em entrevista ao podcast “Joe Rogan Experience”, Sonnen afirmou que o brasileiro tinha motivos muito válidos para não querer ceder suas amostras, especialmente pelo procedimento pouco transparente adotado na ocasião.

“Deixe eu dar o outro lado da história, porque Wanderlei nunca disse. Se ele dissesse, as pessoas ficariam do seu lado. Eu fui o primeiro cara a ser testado nessa nova política de exames. Na época, ninguém sabia o que era isso. Fui o primeiro e Wanderlei seria o segundo. Analisando agora, eu também não deveria ter feito o exame. Eu nem sabia se eles tinham o direito de me testar, e isso é relevante. O cara [coletor do exame] aparecia e não mostrava identificação, e isso é um problema. Depois, ele queria me levar em uma salinha onde eu deveria tirar minha roupa e mostrar meu pênis – porque eles precisam me ver urinando. Isso é uma coisa muito privada. Até hoje não sei porque fiz o exame. Eu recuei e aceitei sua autoridade, mas não sei se deveria. Tive que assinar um monte de papel sem saber direito o que era. E eu falo inglês. Com Wanderlei, além de todos esses fatores, também havia o fato de que ele não o compreendia totalmente. Wanderlei nunca contou totalmente seu lado da história, mas é um ponto de vista completamente justo. Ele tinha o direito de dizer não. E depois o baniram pela vida toda!”, indignou-se o desafeto do brasileiro.

PUBLICIDADE:

Devido a toda controvérsia, a luta entre Sonnen e Wanderlei nunca saiu do papel. O brasileiro recorreu da decisão e conseguiu reduzir sua punição, que, assim, acaba em maio do ano que vem.

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88