Novo campeão dos leves do Rizin, Roberto Satoshi fala sobre o reconhecimento do público brasileiro

Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, o brasileiro contou sobre a conquista do cinturão, a diferença de atuar nos eventos asiáticos e mais outros assuntos

Novo campeão dos leves do Rizin, Roberto Satoshi ainda é desconhecido de grande parte do público brasileiro. Porém, após a conquista do cinturão, o brasileiro quer mudar esse cenário. Em bate papo exclusivo com o SUPER LUTAS, o atleta tupiniquim falou sobre o reconhecimento em seu país, a diferença de regras dos eventos asiáticos e sobre os lutadores saindo do Ultimate para outras organizações. Confira esse e outros trechos da entrevista.

Veja Também

Mais reconhecimento do publico brasileiro?

“Eu acho que o cinturão muda tudo. Você pode ganhar 10 lutas mas a partir do momento em que você ganha o cinturão e se torna o campeão do evento, a galera passa a te respeitar mais. Eles tinham o reconhecimento mas enquanto eu não pudesse falar que era o campeão, a galera ainda ficava com o ‘pé atrás’. A partir de agora que eu acho que vai mudar bastante.

PUBLICIDADE:

O que mudou depois da conquista do cinturão?

“O meu cartel é bom mas as pessoas duvidavam e diziam que eu nunca tinha enfrentado um cara ‘top’. O lutador que eu finalizei, antes de me enfrentar, era ranqueado como décimo segundo dos pesos leves numa classificação que tinha lutadores do UFC, Bellator e outras organizações. O que me deu destaque foi que ele era muito favorito. A maioria das enquetes davam 90% de favoritismo para ele. Eu fui lá e o finalizei com 1m12s, sem ter tomado um soco. Isso foi o que mais me deu destaque.

Outra organização? Não, obrigado!

“Eu gosto do Rizin, financeiramente eu me sinto muito bem aqui. Mas eu não tenho aquela vontade de disputar o cinturão da PFL ou do Bellator. Principalmente porque eu tenho aqui no Rizin o reconhecimento do meu trabalho. Eu já fui campeão mundial de jiu-jítsu, já ganhei medalha em muitos campeonatos e não tenho esse reconhecimento que eu tenho aqui.

PUBLICIDADE:

Diferença de regras pros eventos asiático

“No primeiro evento que eu lutei, o Real Fight, só não podia usar os cotovelos, mas ‘tiro de meta’, pisão na cabeça, sempre teve. Depois que eu fui pro Rizin, aí passou a valer tudo. Eu nunca tomei nenhum desses golpes de forma que me prejudicasse na luta e na academia também a gente sempre treina isso. Desde a primeira organização que eu lutei, sempre foram permitidos esses golpes ‘traumáticos’.

Top-3 dos pesos leves no mundo?

“Para mim, o cara mais perigoso e que vem sendo dominante a muito tempo é o Patrício Pitbull. Eu acho que ele é o numero um. O Charles (Do Bronx) também vem sendo dominante a muito tempo, porém, não tinha o cinturão. O número três para mim seria o Natan (Schulte) mas ele não vem em uma fase boa, não foi bem nessa temporada. Então a terceira posição eu vou deixar em aberto.

PUBLICIDADE:

Algum adversário que gostaria de enfrentar?

“Seria o Charles mas ele é muito meu amigo. O Jorge Patino Macaco, que é treinador dele, me ajudou muito nessa última luta. O Patrício e o Patricky (Pitbull) já vieram ao Japão e nós ficamos no mesmo vestiário. Acho que com os atletas do top-3 do UFC, eu lutaria para me testar. Eu ainda não mostrei o meu jogo de trocação para a galera ver, mas eu lutaria com um (Conor) McGregor ou um (Dustin) Poirier.

Já idealizou um possível confronto contra alguém do seu top-3?

“Então, o Bellator e o Rizin tem um contrato né? Já vimos lutadores das duas organizações se enfrentando. Já me perguntaram como eu reagiria se o Patrício ou o Patricky viessem lutar no Rizin e eu respondi que sou funcionário da organização, luto com quem eles mandaram. Mas confesso que seria um confronto muito difícil. O tempo de entrada e de trocação dos dois (irmãos Pitbull) seria algo muito complicado de encarar. Seria até mais difícil de que enfrentar o Charles (Do Bronx).

Atletas saindo do UFC para outras organizações

“Eu acho super bom. Antes, o UFC tinha o monopólio então ele pagava o quanto ele queria. Ver os outros eventos crescendo e pagando mais, essa galera do youtube chegando para lutar boxe e ganhando milhões, isso é perfeito. Monopólio para nós lutadores é horrível, quanto mais eventos tiverem por ai, é bom para a gente”. 

PUBLICIDADE:

Histórico de Roberto Satoshi

Com um cartel de 12 vitórias e uma derrota, Satoshi se tornou campeão dos leves do Rizin ao finalizar Tofiq Musayev no primeiro round no último dia 13 de junho. O atleta tupiniquim vem embalado por uma sequência de três vitórias seguidas. Sua última derrota foi em outubro de 2019 quando foi nocauteado por Johnny Case.

FOGO NO PARQUINHO! Lenda do UFC critica Poatan e questiona status de campeão: ‘Difícil apoiar’

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88