Lenda do kickboxing, Andy Souwer anuncia aposentadoria do esporte aos 38 anos

Bicampeão do K-1 World Max, o holandês competia profissionalmente desde 1998

A. Souwer se aposentou do kickboxing profissional (Foto: Reprodução/Instagram ONE Championship)

Um dos grandes nomes da história do kickboxing pendurou as luvas. Na manhã desta sexta-feira (15), após derrota para Marat Grigorian no ONE Championship: First Strike, Andy Souwer anunciou aposentadoria da modalidade. Aos 38 anos, o holandês competia profissionalmente desde 1998.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Em sua despedida do esporte, Andy Souwer foi derrotado por nocaute técnico no segundo round após uma lesão na perna o impedir de continuar lutando. Após o combate, o holandês fez seu discurso de aposentadoria.

“Eu contei a vocês algo sobre minha história, já são 24 anos como profissional, uau. 24 anos como profissional. Lutei muito durante toda minha vida, mas isso é bem difícil. Especialmente sabendo que minha esposa e meus filhos estão assistindo. Eu perdi novamente. Nos últimos anos tive uma caminhada bem difícil na vida privada e no mundo do esporte, das artes marciais. Graças às artes marciais, me levantei. Isso me ajudou muito durante a vida. Me trouxe muita fortuna, não na forma de dinheiro, mas também muita dedicação, respeito espiritual e me tornou um bom ser humano. Foi isso que meus treinadores me deram e quero agradecer a todos. Estou muito emocionado agora para agradecer a todo mundo, mas o que é realmente importante agora é que o futuro parece ótimo com Marat (Grigorian) no top 4. Existem vários grandes lutadores, quase todos eles são ex-oponentes meus. Acho que é tempo de dizer adeus, caras”, discursou um emocionado Andy Souwer.

PUBLICIDADE:

Profissional há 24 anos, Andy Souwer se tornou um dos principais rostos da escola holandesa de kickboxing, uma das mais fortes do mundo. Durante a carreira, o lutador chegou a quatro finais do K-1 World Max, vencendo duas delas, em 2005 e 2007. Souwer obteve vitórias sobre adversários notáveis como Buakaw, Albert Kraus, Nieky Holzken e muito mais.

Podcast #39: Prévia de Aldo, Charles e Amanda + 14 anos de SUPER LUTAS