O caminho para a revanche: Relembre a trajetória de Kamaru Usman e Leon Edwards após o primeiro confronto

Para esquentar o segundo duelo, o SUPER LUTAS lembra como foi a caminhada dos dois atletas desde a primeira luta, em dezembro de 2015

K. Usman e L. Edwards se encaram antes da primeira luta (Foto: Divulgação/UFC)

Pouco mais de seis anos após o primeiro duelo, Kamaru Usman e Leon Edwards terão a oportunidade de dividir o octógono novamente, dessa vez valendo o cinturão dos meio-médios (até 77,1kg). Se no embate anterior, o atual campeão saiu vencedor na decisão dos juízes, agora, o lutador jamaicano tentará empatar esse histórico. Para esquentar o confronto, o SUPER LUTAS lembra o caminho dos dois atletas desde então.

Veja Também

Noche UFC octógono

Kamaru Usman

K. Usman comemora uma de suas vitórias no UFC (Foto: Reprodução/Instagram)

PUBLICIDADE:

A vitória de Usman sobre Edwards coroou a primeira luta do nigeriano após vencer a vigésima primeira edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’. Já conhecido por ser um wrestler talentoso antes do programa, Kamaru evoluiu o seu jogo, na mesma proporção em que empilhava triunfos sobre diversos adversários, de níveis diferentes.

Após oito vitórias consecutivas, Usman conquistou a oportunidade de desafiar o então campeão Tyron Woodley, em março de 2019. Com o seu wrestling de elite, o nigeriano ‘amassou’ o norte-americano durante os 25 minutos de luta e assumiu o trono da divisão até 77,1kg.

PUBLICIDADE:

Mesmo com o seu cinturão em sua posse, Usman seguiu evoluindo e ‘atropelando’ o seus adversários. Como campeão dos meio-médios, Kamaru bateu Jorge Masvidal e Colby Covington, duas vezes cada e o brasileiro Gilbert Durinho. Contra Leon Edwards, o ‘Pesadelo Nigeriano’ defenderá o seu trono pela sexta vez.

Leon Edwards

L. Edwards posa para foto na semana do UFC 278 (Foto: Instagram/@ufc)

PUBLICIDADE:

Desde o primeiro confronto contra Usman, Leon Edwards nunca mais saiu derrotado do octógono mais famoso do mundo. Após o duelo de dezembro de 2015, o ‘Rocky’ emendou nove vitórias e um No Contest (luta sem resultado) em suas últimas 10 aparições em eventos do UFC. Porém, diversos ‘imprevistos’ atrapalharam a chegada do jamaicano à disputa de cinturão.

Após vencer o ex-campeão dos leves (até 70,3kg) Rafael dos Anjos, em julho de 2019, Edwards ficou bem próximo de uma disputa de cinturão, mas, teve que lidar com diversos problemas não esperados e que atrasaram o seu desejo de lutar pelo cinturão dos meio-médios. O jamaicano viu sua aguardada luta contra o prospecto Khamzat Chimaev ser cancelada em três oportunidades, além de um embate contra o ex-líder da sua divisão Tyron Woodley, que também não saiu do papel.

Depois de cerca de 15 meses afastado do octógono, Leon retornou na luta principal do UFC Las Vegas 21 contra Belal Muhammad. Após dominar o combate no primeiro round, Edwards aplicou uma golpe ilegal não intencional no olho do seu rival, que não teve condições de prosseguir no combate. O duelo foi declarado como ‘No-Contest’.

PUBLICIDADE:

Em junho de 2021, Edwards enfrentou o polêmico Nate Diaz no card principal do UFC 263. Leon venceu de forma tranquila na decisão dos juízes, porém, quase foi a knockdown no terceiro round e passou um susto desnecessário que quase colocou tudo a perder.

UFC 278

O reencontro entre Kamaru Usman e Leon Edwards acontecerá no UFC 278, programado para o próximo sábado (20). O duelo será válido pelo cinturão dos meio-médios e será realizado na Vivint Arena, em Salt Lake City, Utah (EUA),

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88