Ilia Topuria se junta a grupo de lutadores que chegaram invictos a um cinturão do UFC; veja a lista

Com conquista do cinturão dos penas no UFC 298, Topuria se junta a Lyoto, Adesanya, Couture, Ronda e outros grandes nomes

Ilia Topuria é o novo campeão dos penas no UFC. Foto: Reprodução/Twitter @UFCNews

Ao nocautear Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298, no último sábado (17) e superar o retrospecto negativo de atletas invictos em disputas de título na organização, Ilia Topuria se juntou a um seleto grupo de lutadores que conheceram o doce sabor de conquistar um cinturão do Ultimate sem nunca terem provado o amargo gosto da derrota.

Novo campeão peso pena (até 65,7 kg) do UFC, Ilia Topuria foi apenas o 14º lutador na história da organização a conquistar um cinturão sem nunca ter sido derrotado na carreira. O georgiano-espanhol se junta a nomes como Lyoto Machida, Israel Adesanya, Randy Couture, Ronda Rousey e Khabib Nurmagomedov. Veja abaixo a lista completa em ordem cronológica:

PUBLICIDADE:

Mark Coleman

M. Coleman é ex-campeão peso pesado do UFC. Foto: Reprodução / Twitter

Lenda do esporte, Mark Coleman se tornou campeão inaugural dos pesos pesados no UFC 12, em 1997, ao conquistar a sexta vitória em seis lutas na carreira, contra Dan Severn. A primeira derrota do ‘Hammer’ veio justamente na primeira defesa de título, contra Maurice Smith, cinco meses após a conquista.

PUBLICIDADE:

Randy Couture

Ainda no final do ano de 1997, uma futura lenda conquistava o cinturão dos pesados em sua terceira luta profissional, contra Vitor Belfort, no UFC 15. Randy Couture defendeu o título ainda em uma oportunidade antes de deixar o título vago por questões profissionais e conhecer a primeira derrota da carreira lutando no Japão, em 1998.

Tim Sylvia

Ainda na divisão dos pesos pesados, mas seis anos depois, já em 2003, Tim Sylvia se tornou campeão com um cartel de 15 vitórias em 15 lutas ao nocautear Ricco Rodriguez. O norte-americano defendeu o título em uma oportunidade antes de perder o cinturão por conta de doping e ser derrotado por Frank Mir em 2004.

PUBLICIDADE:

Rashad Evans

Quatro anos depois, em 2008, Rashad Evans se tornou o primeiro meio-pesado na história a conquistar o cinturão com um cartel invicto. O norte-americano conseguiu o feito ao nocautear o compatriota Forrest Griffin no UFC 92, acumulando a 13ª vitória em um cartel que contava também com um empate, mas nenhuma derrota.

Lyoto Machida

Lyoto Machida conquista cinturão no UFC 98. Foto: Reprodução/Instagram

A primeira derrota da carreira de Rashad Evans veio justamente no duelo de invictos contra Lyoto Machida, que sagrou-se campeão com um cartel de 15-0 com nocaute memorável sobre o norte-americano. O ‘Dragão’ ainda defendeu o título contra Mauricio Shogun antes de conhecer a primeira derrota na revanche contra o curitibano.

PUBLICIDADE:

Cain Velasquez

De volta aos pesos pesados, o invicto da vez foi Cain Velasquez. O ex-campeão conquistou o cinturão com um cartel de 9-0 em vitória sobre Brock Lesnar no UFC 121, em 2010. A primeira derrota veio no ano seguinte, nas mãos de Junior Cigano.

Ronda Rousey

Ronda Rousey se tornou a primeira mulher campeã do UFC antes mesmo de estrear na organização, quando atuava ainda no Strikeforce e possuía um cartel de seis vitórias em seis lutas. A norte-americana se manteve invicta até 2015, quando foi nocauteada por Holly Holm.

Chris Weidman

Weidman em vitória no UFC(Foto: Reprodução Facebook Chris Weidman)

Apesar do rótulo de azarão, Chris Weidman se encontrava invicto quando chocou o mundo com o nocaute sobre Anderson Silva no UFC 162, em 2013. O ‘All-American’ ainda defendeu o título em três oportunidades até ser nocauteado por Luke Rockhold em 2015.

Joanna Jedrzejczyk

Maior nome da história do peso palha, Joanna Jedrzejczyk chegou ao cinturão invicta com um cartel de 9-0. A polonesa defendeu o título em cinco oportunidades até ser nocauteada por Rose Namajunas no UFC 217, em 2017.

Holly Holm

Assim como Lyoto Machida contra Rashad Evans, Holly Holm conquistou o cinturão peso galo e defendeu sua invencibilidade na carreira encerrando outra: a de Ronda Rousey. A lenda do boxe acabou com a dinastia da compatriota e conquistou a décima vitória em dez lutas na carreira, mas perdeu o título e a invencibilidade logo na primeira defesa contra Miesha Tate no UFC 196, em 2016.

Cody Garbrandt

Cody Garbrandt foi mais um que se tornou campeão invicto, ao ‘sobrar’ contra Dominick Cruz no UFC 207, em 2016, mas perdeu o título e a invencibilidade logo na primeira defesa, contra TJ Dillashaw, em novembro de 2017.

Khabib Nurmagomedov

Entre todos os nomes citados na lista, Khabib Nurmagomedov foi o único que manteve a invencibilidade até o final da carreira. O russo deu adeus ao MMA em outubro de 2020 com 29 vitórias em 29 lutas e três defesas de cinturão.

Israel Adesanya

I. Adesanya em vitória pelo UFC . Foto: Reprodução / Facebook @ufc

O último lutador a conquistar o cinturão de maneira invicta antes de Ilia Topuria havia sido Israel Adesanya. O peso médio nigeriano o fez com um cartel de 18-0 após vitória sobre Robert Whittaker no UFC 243, em 2019. A primeira derrota aconteceu dois anos depois, na tentativa de se tornar campeão dos meio-pesados contra Jan Blachowicz.

Ilia Topuria

Com lugar recém-garantido na lista, Ilia Topuria conquistou a 15ª vitória em 15 lutas na carreira ao nocautear Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298 e conquistar o cinturão dos penas.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88