ESPECIAL: UFC ganha o mundo com eventos na Europa, Oriente Médio e Austrália

Parte final do especial do SUPER LUTAS destaca a chegada do octógono em diferentes países ao redor do planeta

Na segunda parte do especial, o octógono do UFC segue desbravando o mundo. Foto: Divulgação

Na segunda parte do especial, o octógono do UFC segue desbravando o mundo. Foto: Divulgação

Na segunda parte do especial do SUPER LUTAS sobre as estreias do UFC em diferentes países ao redor do planeta, relembramos alguns dos eventos que ajudaram a mais importante organização de MMA a fazer história e se consolidar em diferentes mercados.

Se inicialmente o UFC começou explorando o próprio território dos Estados Unidos, além de praças tradicionais nas lutas como Brasil e Japão, a expansão internacional posteriormente ganhou outros continentes do planeta. Contudo, alguns dos locais não foram fáceis de ser conquistados, já que a organização de Dana White e dos irmãos Fertitta enfrentou empecilhos. Relembre esses momentos na parte final do nosso especial.

PUBLICIDADE:

UFC 38: Europa

M. Hughes (centro) recebe o cinturão de Dana White e Lorenzo Fertitta. Foto: Divulgação

M. Hughes (centro) recebe o cinturão de Dana White e Lorenzo Fertitta. Foto: Divulgação

PUBLICIDADE:

No dia 13 de julho de 2002, o Ultimate visitou pela primeira vez o “Velho Continente” com um evento na cidade de Londres, capital da Inglaterra. O local escolhido para receber o octógono, a histórica casa de shows Royal Albert Hall, fazia jus à elegância britânica e fugia do estereótipo das antigas arenas que sediavam eventos de luta.

Naturalmente, o card do evento foi recheado de lutadores ingleses, como Leigh Remedios, Mark Weir e James Zikic. Porém, o grande destaque para o público local foi a surpreendente vitória de Ian Freeman sobre a jovem promessa Frank Mir. Com um nocaute técnico no primeiro round, o veterano inglês pôs fim à sequência de finalizações do norte-americano e acabou com sua invencibilidade no MMA.

PUBLICIDADE:

Na luta principal da noite, o campeão dos meio-médios, Matt Hughes, derrotou Carlos Newton na revanche de um dos combates de maior reviravolta na história do UFC. Desta vez sem grandes controvérsias, o campeão defendeu seu título com um nocaute técnico no quarto round.

UFC 93: Irlanda

R. Franklin (esq.) perdeu para D. Henderson (dir.) na luta principal do UFC Irlanda. Foto: Divulgação

R. Franklin (esq.) perdeu para D. Henderson (dir.) na luta principal do UFC Irlanda. Foto: Divulgação

PUBLICIDADE:

Hoje em dia o UFC já considera a Irlanda como um local fixo na rota de seu calendário, especialmente por conta da ascensão de Conor McGregor dentro da jaula. No entanto, a primeira visita da organização ao país foi bem antes do surgimento do “Notório”, e mesmo assim o evento deixou sua marca na história do Ultimate.

A recepção calorosa do público irlandês ao UFC 93, em janeiro de 2009, é citada com frequência por Dana White como um dos grandes momentos que passou diante da organização. Todos os ingressos para o evento, aproximadamente 10 mil, foram vendidos com velocidade histórica com meses de antecedência para a atração.

Com um país ainda engatinhando dentro do MMA, a expectativa de toda a torcida girava em torno de quatro grandes nomes na história do esporte. Na luta principal, Dan Henderson derrotou o ex-campeão Rich Franklin em uma apertada decisão dos juízes; já na luta co-principal, Maurício Shogun conquistou sua primeira vitória no octógono ao se vingar da única derrota que sofreu no PRIDE, contra Mark Coleman.

UFC 110: Austrália

Estreia do Ultimate na Oceania teve Minotauro e Wand como destaques. Foto: Reprodução

Estreia do Ultimate na Oceania teve Minotauro e Wand como destaques. Foto: Reprodução

Pouco mais de um ano da experiência bem sucedida na Irlanda, o UFC deu um importante passo ao ingressar em outro mercado considerado chave para suas pretensões pelo mundo. O UFC 110, em Sydney, na Austrália, marcou a primeira vez do octógono na Oceania, que posteriormente se firmou no calendário da organização nos anos seguintes.

Pelo fato de a Austrália ser relativamente próxima ao Japão e funcionar em fuso-horário semelhante, o card do UFC 110 teve a participação de três lutadores que marcaram história na “Terra do Sol Nascente” nos tempos de PRIDE: Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva e Mirko Cro Cop. Isso ajudou a alavancar as vendas de ingressos, já que todas as entradas para o evento foram esgotadas logo no primeiro dia. As quase 18 mil pessoas que assistiram ao UFC 110 contribuíram para a quebra do recorde de público no ginásio Acer Arena, que antes pertencia a um show da banda Iron Maiden.

Para agradar ao público dos Estados Unidos, o card do UFC na Austrália foi realizado à tarde pelo horário local. Wanderlei Silva espantou a má fase e derrotou Michael Bisping em sua estreia na divisão dos médios, e, na luta principal, Cain Velasquez mostrava a que veio ao nocautear Rodrigo Minotauro com pouco mais de dois minutos de luta.

UFC 112: Abu Dhabi

Chegada do UFC ao Oriente Médio contou com montagem de uma estrutura especial montada só para o evento. Foto: Reprodução

Chegada do UFC ao Oriente Médio contou com montagem de uma estrutura especial montada só para o evento. Foto: Reprodução

Se a chegada à Irlanda e à Austrália foi comemorada pelo UFC, o mesmo não pode se dizer da primeira visita ao Oriente Médio. Realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o UFC 112 deixou um grande trauma na chefia do Ultimate

O evento em si era de grande importância para a organização, já que, pouco antes, 10% das ações da Zuffa, empresa dona do UFC, haviam sido adquiridas pela empresa estatal árabe Flash Entertainment. Por isso, um card de respeito foi montado: Anderson Silva e Vitor Belfort se enfrentariam pelo cinturão dos médios, com BJ Penn x Frankie Edgar pelo título dos leves e Renzo Gracie, figura conhecida no mundo árabe, medindo forças com o ex-campeão Matt Hughes.

O primeiro tropeço foi dado alguns meses antes do evento, com Belfort se lesionando e sendo substituído por Demian Maia. A troca acabou esfriando os ânimos do público, mas ainda assim a expectativa para a atração estava nas alturas.

Porém, “na hora do vamos ver”, o evento não entregou o que se esperava. As lutas não empolgaram e, na atração principal, Anderson Silva exagerou nas brincadeiras e derrotou Demian Maia em uma luta para lá de morna. A recepção negativa do público freou os planos do Ultimate em Abu Dhabi, o que fez com que o octógono só retornasse ao local quatro anos depois.

UFC 134: Brasil – Parte 2

Spider e Okami na luta principal da histórica primeira edição do UFC Rio. Foto: Josh Hedges/UFC

Spider e Okami na luta principal da histórica primeira edição do UFC Rio. Foto: Josh Hedges/UFC

Como você já viu na primeira parte do especial do SUPER LUTAS, o UFC desembarcou pela primeira vez no Brasil em 1998, em evento realizado em São Paulo. Porém, o evento que fez com que a bandeira do Ultimate fosse fincada de vez no país aconteceu quase 13 anos depois.

Mesmo já contando com vários ídolos brasileiros no cenário internacional, o MMA sofreu um grande boom no país com a histórica luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort, vencido pelo “Spider” com um chute cinematográfico. O combate alçou o então campeão dos médios ao posto de celebridade no Brasil e fez com que o retorno do UFC ao país se tornasse mera questão de tempo.

O reencontro do octógono com os fãs brasileiros aconteceu em agosto de 2011, no ginásio da Barra da Tijuca, sudoeste do Rio de Janeiro. E quem compareceu ao evento ou acompanhou pela televisão seguramente não se arrependeu.

O card contava com três dos grandes nomes da história do MMA no país, Anderson Silva, Maurício Shogun e Rodrigo Minotauro, além de outros nomes que ainda estavam em ascensão. A alegria foi ainda maior pelo fato de que, nos oito combates entre brasileiros e estrangeiros, foram sete vitórias para os atletas tupiniquins, incluindo os nocautes de Minotauro, Shogun e Anderson, que levantaram o público presente na arena.

O UFC 134 foi um grande sucesso para as pretensões do Ultimate e recolocou o Brasil na rota da organização. Nos anos seguintes, o octógono retornou com frequência ao país, sendo que os planos para 2015 são em realizar sete eventos no Brasil.

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4