UFC on FOX 13: Claudinha Gadelha perde em decisão polêmica e se afasta do cinturão

Brasileira perdeu para Joanna Jedrzejczyk em decisão dividida dos juízes e ficou visivelmente irritada; confira todos os resultados

C. Gadelha (esq.) e J. Jedrzejczyk (dir.) vinham se estranhando desde a pesagem oficial. Foto: Josh Hedges/UFC

C. Gadelha (esq.) e J. Jedrzejczyk (dir.) vinham se estranhando desde a pesagem oficial. Foto: Josh Hedges/UFC

O Brasil perdeu uma grande chance de ter a primeira desafiante ao cinturão da categoria peso palha, que teve sua campeã  inaugural decidida nesta sexta-feira (12). Em um resultado polêmico, Claudinha Gadelha foi derrotada pela polonesa Joanna Joanna Jedrzejczyk por decisão dividida dos juízes na luta que fechou o card preliminar do UFC on FOX 13, em Phoenix (EUA).

Veja Também

A luta

PUBLICIDADE:

Claudinha começou o combate em alta velocidade, conectando bons golpes e fazendo com que a polonesa se movimentasse para trás. Na reta final do assalto, no entanto, a brasileira viveu maus momentos, após sofrer um duríssimo knockdown que a deixou completamente desnorteada. Gadelha aguentou a pressão e foi salva pelo gongo.

Na segunda parcial, a brasileira desfez qualquer preocupação sobre sua condição e mostrou-se ligada, conseguindo uma queda logo nos segundos iniciais. Porém, Claudinha sentiu o cansaço, assim como sua adversária, e o combate perdeu intensidade.

PUBLICIDADE:

No terceiro e decisivo round, Claudinha começou sofrendo um corte profundo no supercílio, devido a uma cabeçada acidental. Ao contrário do que se poderia esperar, corte parece ter animado a brasileira, que partiu pra cima com tudo e conseguiu boas quedas e trabalhou o ground and pound.

No fim do combate, ainda houve tempo para uma polêmica. Em cima do soar do gongo, Claudinha acertou um chute em Joanna, que revidou com um golpe e recebeu um soco como tréplica. No momento do ataque da brasileira, o árbitro do duelo já se encontrava separando as duas atletas. A atitude dividiu opiniões nas redes sociais e a própria lutadora fez gestos sugerindo que não teria ouvido o sinal.

PUBLICIDADE:

Após o término do tempo regulamentar, e passada a polêmica do soco após o gongo, a decisão foi para as mãos dos juízes e Joanna Jedrzejczyk foi declarada vencedora na opinião de dois dos três jurados  – que marcaram 29-28 em seu favor. A decisão não agradou Gadelha, que reclamou ficou visivelmente irritada e reclamou bastante ainda no octógono. Com o resultado, embora não haja confirmação por parte do Ultimate, é esperado que a polonesa seja a primeira desafiante da campeã peso palha Carla Esparza.

Ex-campeão do WEC perde a quarta seguida e se aposenta

Ex-campeão do extinto WEC, Jamie Varner não encerrou sua carreira da forma como imaginava. Vindo de três derrotas consecutivas, incluindo um revés em que sofreu uma grave lesão no tornozelo, Varner acabou finalizado rapidamente pelo jovem Drew Dober, ampliou sua série negativa e pendurou as luvas após o combate.

PUBLICIDADE:

Antes do primeiro minuto de combate, Varner tentou aplicar uma queda de sacrifício, mas acabou concedendo a montada a Dober, que trabalhou bem a posição e consegui a finalização com um mata-leão. Depois da luta, em entrevista ao comentarista oficial do Ultimate Joe Rogan, Jamie Varner anunciou o fim de sua carreira. O lutador, que atuava em casa, garantiu que a decisão já havia sido tomada antes mesmo do resultado negativo.

Cejudo finalmente estreia e vence com tranquilidade

Após perder sua primeira luta no Ultimate por problemas com o corte de peso, Henry Cejudo finalmente estreou no octógono e o debute não poderia ter acontecido em melhor estilo. Campeão olímpico mais jovem na história do wrestling norte-americano, Cejudo dominou amplamente Dustin Kimura para faturar seu primeiro triunfo no octógono.

A principal surpresa no duelo não chegou a ser a vitória de Cejudo, mas a forma como ele chegou ao resultado. Por razões óbvias, esperava-se que Henry fosse controlar o combate apostando no jogo de quedas. Porém, o norte-americano dominou a trocação para levar a melhor durante os quinze minutos. Assim, o atleta olímpico se manteve invicto no MMA em sete lutas.

Confira abaixo todos os resultados do card preliminar do UFC on FOX 13:

CARD PRINCIPAL

Peso pesado (até 120 kg): Júnior Cigano x Stipe Miocic;

Peso leve (até 70,3 kg): Rafael dos Anjos x Nate Diaz;

Peso pesado (até 120 kg): Alistair Overeem x Stefan Struve;

Peso pesado (até 120 kg): Gabriel Napão x Matt Mitrione.

CARD PRELIMINAR

Joanna Jedrzejczyk derrotou Claudinha Gadelha por decisão dividida;

John Moraga finalizou Willie Gates com um mata-leão no R3;

Ben Saunders venceu Joe Riggs por submissão (contusão) no R1;

Drew Dober finalizou Jamie Varner com um mata-leão no R1;

Bryan Barbarena venceu Joe Ellenberger por nocaute técnico no R3;

David Michaud venceu Garrett Whiteley por decisão unânime dos juízes;

Henry Cejudo venceu Dustin Kimura por decisão unânime dos juízes;

Ian Entwistle finalizou Anthony Birchak com uma chave de calcanhar no R1.

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4